Buscar

2º avaliando o aprendizado de histologia e embriologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201710623239)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O desenvolvimento humano se inicia no momento em que o óvulo é fertilizado pelo espermatozoide. A produção dos gametas ocorre nos tecidos especializados que formam os aparelhos reprodutores masculino e feminino. Nas alternativas abaixo, aponte aquela que não apresenta um componente do aparelho reprodutor masculino.
		
	
	Testículos.
	
	Pênis.
	
	Glândulas acessórias.
	
	Ductos genitais.
	 
	 Glândulas de Bartholin ou Vestibulares.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201710622623)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entre tantas diferenças observáveis no sexo masculino e feminino, há que se considerar a gametogênese como um dos melhores exemplos. Esse desenvolvimento celular ocorre na formação de testículos e ovários e a partir da puberdade sobre a influência de hormônios sexuais. Tendo como ponto de partida a espermatogênese e ovogênese, escolha a alternativa que exemplifica de forma correta essa referida diferença:
		
	 
	A espermatogênese possui quatro períodos para que então a célula masculina fértil esteja completamente desenvolvida. No período multiplicativo ocorre o aumento do número de células espermatogônias, mas somente no homem essa etapa pode perdurar até sua senilidade.
	
	O período de crescimento é marcado pelo aumento do tamanho da célula, onde tanto espermatócito primário quanto ovócito secundário, reservam material energético. Diferente do período de maturação que acontece somente no homem.
	
	O período de diferenciação ocorre tanto na espermatogênese quanto na ovogênese, e é nestes que ocorrem a formação de uma estrutura celular que permite a locomoção da célula.
	
	dO espermatócito primário ao sofrer a divisão celular conhecida por meiose, irá originar duas células contendo a mesma quantidade de cromossomo que a célula mãe. Assim, a espécie manterá constante o número de cromossomos da espécie.
	
	A principal diferença entre espermatogênese e ovogênese é que na primeira ocorrem três períodos: multiplicativo, crescimento, maturação; já na ovogênese ocorre além destes, o período de diferenciação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201710622681)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A reprodução é o mecanismo essencial para perpetuação e diversidade das espécies assim como para a continuidade da vida. Os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações. A gametogênese pode ser caracterizada por três etapas distintas denominadas multiplicação (mitose), crescimento e maturação (meiose), que se diferenciam em vários aspectos na espermatogênese e na oogênese. A oogênese diferencia-se da espermatogênese na ocorrência do processo ao longo da vida do indivíduo, no número de gametas formados, nas etapas de multiplicação, crescimento e maturação, assim como nas diferenciações e maturações citoplasmáticas e nucleares dos gametas masculinos e femininos. O processo da oogênese em relação à maturação oocitária ainda merece mais estudos, pois os aspectos bioquímicos e genéticos deste processo precisam ser mais bem esclarecidos. Por meio da gametogênese masculina e feminina a natureza proporcionou a fertilidade e a capacidade de gerar filhos a casais de diferentes espécies que se reproduzem sexuadamente incluindo a espécie humana. Quando existem falhas neste mecanismo por diferentes motivos como oligospermia, teratozoospermia, astenoospermia, azoospermia, ou distúrbios da ovulação, endometriose, fatores tubários, esterilidade sem causa aparente, casais podem recorrer às tecnologias de Reprodução Assistida como inseminação intra-uterina, fertilização in vitro, injeção intra-citoplasmática de espermatozóides, e de maturação oocitária in vitro para chegarem à plenitude da reprodução(ARAÚJO, C. H. M.; ARAÚJO, M. C. P. M.; MARTINS, W. P.; FERRIANI, R. A.; REIS, R. M. Gametogênese: Estágio Fundamental do Desenvolvimento para reprodução humana. Ribeirão Preto Online Volume 40, Nº. 4, 2007). Os autores descrevem que os gametas são os veículos de transferência dos genes para as próximas gerações, sobre essa informação, é correto afirmar:
		
	
	Que é verdadeira, já que os mesmos sofrem mitose produzindo células haploides o que proporciona a correta mistura do material genético nos descendentes
	 
	Que é verdadeira, haja vista que os gametas são células sexuais os seja agregam características genéticas de ambos os genitores
	
	Que é falsa, pois os gametas são células comuns a todos os humanos e, portanto, não expressam as características genéticas necessárias para cada indivíduo
	 
	Que é verdadeira, já que eles carregam informação genética na forma de RNA exclusivamente, promovendo a transmissão de caracteres genéticos
	
	Que é falsa, já que é o zigoto a célula responsável por transmitir a informação genética aos descendentes de cada casal
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201710622636)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A qualificação de terapia hormonal deve ser reservada para a utilização de drogas entre as quais podem ser incluídas esteroides sintéticos como aqueles usados em contracepção ou no tratamento de patologias como a endometriose. Também podem ser considerados terapia hormonal drogas como o tamoxifeno e o raloxifeno. O uso dos hormônios naturais estradiol 17ß e da testosterona, 17ß-ol e seus ésteres em doses fisiológicas e individualizadas. Assim, existe durante a perimenopausa uma redução de quase 50% na produção de androgênios pela mulher, quando comparada aos níveis encontrados aos 20 anos de idade. Esta redução nos níveis de testosterona pode ocasionar sintomas como perda de libido e energia, depressão, redução de massa muscular, exacerbação da tensão pré-menstrual e sintomas vasomotores, mesmo na presença de níveis adequados de estrogênios. (texto extraído: Maia Filho, H. Reposição Androgênica na Mulher Menopausada. Sociedade Brasileira de Ginecologia Endócrina (SOBRAGE). Nº19 - ANO VI - JUNHO 2004.
Sobre essa condições hormonais, escolha o item abaixo que melhor explica os efeitos da menopausa:
		
	 
	A menopausa é um período de supressão de menstruação que ocorre tanto em mulheres maduras quanto em mulheres estéreis ou esterilizadas
	
	Os ovários são dois órgãos ligados cada um, a uma tuba uterina. Associados, ovários e tubas uterinas são órgãos que produzem hormônios sexuais e que bem acompanhados evitam a menopausa.
	
	A falta de hormônios sexuais como testosterona, que na mulher é produzida pelo endométrio, limita a sua vida sexual pois a deixa impotente.
	
	A reposição hormonal atualmente é designada como terapia de tratamento hormonal, isso se deve ao fato de que não deve ser administrado somente hormônios femininos em uma mulher, mas também uma dose expressiva de hormônios masculinos.
	 
	A falta de estimulação do folículo ovariano ocasiona a pouca produção de estrógeno, hormônio que possui várias funções como o controle do ciclo menstrual, libido sexual e desenvolvimento do endométrio. .
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201710622918)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os processos de formação dos gametas masculinos e femininos são denominados espermatogênese e ovogênese, respectivamente. Sobre estes processos é INCORRETO afirmar que:
		
	
	a espermiogênese é o processo de transformação das espermátides em espermatozóides.
	
	as espermatogônias e os espermatócitos primários possuem o mesmo número de cromossomos.
	 
	na fase de crescimento, as ovogônias aumentam em número por sucessivas divisões meióticas.
	 
	durante a gametogênese ocorre um processo reducional de número de cromossomos.
	
	o número de gametas viáveis resultantes da espermatogênese é maior que o da ovogênese.

Outros materiais