Buscar

AV Parcial ECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que pessoas com até doze anos de idade incompletos são consideradas crianças e aquelas entre doze e dezoito anos incompletos, adolescentes. Estabelece, ainda, o Art. 2º, parágrafo único, que ¿Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade¿. Partindo da análise do caráter etário descrito no enunciado, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	
	O texto foi derrogado, não tendo qualquer aplicabilidade no aspecto penal, que considera a maioridade penal aos dezoito anos, não podendo, portanto, ser aplicada qualquer medida socioeducativa a pessoas entre dezoito e vinte e um anos incompletos, pois o critério utilizado para a incidência é a idade na data do julgamento e não a idade na data do fato.
	
	
	A proteção integral às crianças e adolescentes, primado do ECA, estendeu a proteção da norma especial aos que ainda não tenham completado a maioridade civil, nisso havendo a proteção especialmente destinada aos menores de vinte e um anos, nos âmbitos do Direito Civil e do Direito Penal.
	
	
	Ao menor emancipado não se aplicam os princípios e as normas previstas no ECA; por isso, o estabelecido no texto transcrito, desde a entrada em vigor da norma especial em 1990, não era aplicada aos menores emancipados, exceto para fins de Direito Penal.
	
	
	O texto destacado no parágrafo único até desarmoniza-se da regra do Código Civil de 2002 que estabelece que a maioridade civil dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, alguns artigos do ECA acabaram sendo alterados onde citavam 21 anos, mas a possibilidade de aplicação excepcional do ECA entre 18 e 21 permanece em algumas situações.
	
	
	O texto destacado no parágrafo único desarmoniza-se da regra do Código penal que estabelece que a maioridade penal dá-se aos dezoito anos; por esse motivo, a regra indicada no enunciado não tem mais aplicabilidade para permitir internação entre 18 e 21 anos.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Quais são os critérios de interpretação do ECA(Lei nº 8069/90)?,- Identifique a resposta correta dentre os itens I a VII e, após, marque a opção correta dentre as letras de A até a letra E. I- Fins sociais a que ele se dirige; II- Exigências do bem comum; III- Existência de Conselho Tutelar; IV- Doutrina da Proteção Integral; V - Direitos e deveres individuais e coletivos; VI- Medidas protetivas e socioeducativas; VII- Condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento;
	
	
	
	
	II,III,IV,V
	
	
	I,II,V,VII
	
	
	III,IV,V,VI
	
	
	II,IV,V,VII
	
	
	I,III,IV,VI
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Dentre as diversas alterações que o ECA sofreu, em 2016, entrou em vigor a lei da primeira infância (Lei 13.257), que estabelece que: O Sistema Único de Saúde promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanhas de educação sanitária para pais, educadores e alunos. Considerando este atual cenário, analise as assertivas abaixo: I - É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias II - A atenção odontológica à criança terá função educativa protetiva e será prestada, inicialmente, antes de o bebê nascer, por meio de aconselhamento pré-natal, e, posteriormente, no sexto e no décimo segundo anos de vida, com orientações sobre saúde bucal. III - A criança com necessidade de cuidados odontológicos especiais será atendida pelo Sistema Único de Saúde É correto o que se afirma:
	
	
	
	
	apenas nas assertivas I e III
	
	
	em todas as assertivas
	
	
	em nenhuma das assertivas
	
	
	apenas nas assertivas II e III
	
	
	apenas nas assertivas I e II
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		De acordo com o ECA,
	
	
	
	
	D-a parturiente deverá, obrigatoriamente, ser atendida pelo mesmo médico que a acompanhou durante a fase pré-natal. Não há previsão para acompanhamento psicológico, nesses casos.
	
	
	A-a criança, a partir de dez anos de idade, deve consentir, em audiência, a sua colocação em família substituta.
	
	
	C-criança é o indivíduo com até onze anos de idade incompletos e adolescente é aquele com idade entre onze e dezoito anos.
	
	
	B-toda criança ou adolescente tem direito de ser criado e educado por sua família e, em casos excepcionais, por família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária.
	
	
	E-os estabelecimentos de atendimento à saúde devem viabilizar, nos casos de internação de criança ou adolescente, a permanência, em tempo parcial, dos pais ou responsáveis na unidade de internação.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Analise a assertiva a seguir e assinale a alternativa CORRETA. Na ação de guarda:
	
	
	
	
	a guarda acarreta a perda do poder familiar.
	
	
	A guarda torna o menor sob guarda dependente do guardião para todos os efeitos de direito
	
	
	a guarda transfere, necessariamente, ao guardião, os atributos do poder familiar, passando a existir vínculo de filiação
	
	
	a guarda é modalidade de colocação em família substituta que atribui a condição de filho ao menor
	
	
	a guarda é irrevogável
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Sobre o Acolhimento Institucional no Direito da Criança e do Adolescente, assinale a única alternativa que NÃO se enquadra como característica deste tipo de Acolhimento:
	
	
	
	
	Requer reavaliação a cada seis meses.
	
	
	Realizar-se-á no local mais próximo a residência dos pais ou responsável.
	
	
	Constitui uma das formas de privação de liberdade prevista pelo ECA.
	
	
	Sua determinação é de competência exclusiva da autoridade judiciária, salvo em casos emergenciais.
	
	
	Sua duração não deve exceder o prazo de dois anos, salvo em caso de prorrogação autorizada pela autoridade judiciária.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O Estatuto da criança e do adolescente prevê vários direitos fundamentais voltados à infância e a juventude, dentre eles o Direito à Educação. Analise as assertivas a seguir: I - O poder público estimulará pesquisas, experiências e novas propostas relativas a calendário, seriação, currículo, metodologia, didática e avaliação, com vistas à inserção de crianças e adolescentes excluídos do ensino fundamental obrigatório. II - No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura. III - Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. Sobre o disposto pelo ECA em relação ao direito à Educação e considerando as assertivas analisadas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	São corretas as afirmativas I e III.
	
	
	Somente a afirmativa II está correta.
	
	
	São corretas as afirmativas I e II.
	
	
	São corretas as afirmativas II e III.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		A diretora de uma escola pública, está preocupada com a situação do aluno João do ensino fundamental, pois o mesmo vem apresentando frequentemente hematomas e marcas de queimadura, levando-a a suspeitar que o menor esteja sendo vítima de maus tratos. A escola vem tentando insistentemente contato com a família, mas a mãe se recusa a comparecer à escola ou a dar qualquer explicação. Diante da situação descrita e com base no disposto pelo ECA sobre este assunto, assinale a alternativa que corresponde a atitude correta e que deve ser tomadapela diretora da escola.
	
	
	
	
	Registrar diretamente na delegacia mais próxima a informação de que o aluno é vítima de maus tratos.
	
	
	Comunicar ao Conselho tutelar sobre a suspeita de maus tratos para que a situação seja devidamente apurada.
	
	
	Enviar diretamente ao Ministério Público relatório descritivo das lesões solicitando que se dê início ao processo de destituição do poder familiar.
	
	
	Encaminhar diretamente ao Juiz da Infância e da Juventude relatório descritivo das lesões solicitando que se dê início ao processo de destituição do poder familiar.
	
	
	Não há nenhuma providência a ser tomada pela escola por falta de previsão legal.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Assinale a alternativa CORRETA. A chamada Política de Atendimento segundo o ECA é constituída por um conjunto de:
	
	
	
	
	Atribuições exclusivas do conselho tutelas em defesa dos direitos infanto-juvenis.
	
	
	Sanções previstas pelo ECA para coibir a violação de normas de proteção a crianças e adolescentes.
	
	
	Projetos elaborados com ênfase na proteção da infância e juventude e que dependem da aprovação dos órgãos competentes.
	
	
	sanções, incluindo a multa e a privação de liberdade
	
	
	Leis, instituições,políticas e programas criados pelo poder público para promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Entende-se por _________________________ o conjunto de leis, instituições, políticas e programas criados pelo poder público que visa promover e atender aos direitos de crianças e adolescentes. Assinale a assertiva que completa adequadamente a lacuna:
	
	
	
	
	prevenção
	
	
	política de atendimento
	
	
	entidade de atendimento
	
	
	legislação menorista
	
	
	medidas de proteção

Outros materiais