Buscar

av1 de parasito

Prévia do material em texto

Prova de Parasito
Descreva o Ciclo Biológico do Parasito Trypanosoma cruzi.
O hospedeiro vertebrado se infecta, por contato inicial com excretas de triatomíneos, que carrearam tripomastigotas metaciclicas, que se depositam na superfície corpórea do animal que serve de fonte de repasto, proporcionando um contato com este tegumento ( cutâneo e / ou mucoso) e posterior penetração ativa, após chegada ao meio tecidual interno as formas tipomastigotas metacíclicas são fagocitadas ou induzem fagocitose se transformando em amastigotas – forma proliferativa. Após vários ciclos se transformam novamente em tripomastigotas. Quando a célula rompe elas são liberadas e chamadas de tripomastigotas circulantes, que para continuar seu ciclo de multiplicação, invade outras células nucleadas, principalmente musculares, macrófagos e do conjuntivo. 
O hospedeiro invertebrado se infecta a partir da sucção de sangue contaminado por tripomastigotas, que se transformam em amastigotas no intestino médio desse inseto, após vários ciclos de multiplicação, esta migra p o intestino posterior se transformando em tripomastigotas metacíclicas que se aderam a parede deste local.
Tbm a transmissão mãe - feto
Caracterize as formas de Leishmaniose existentes.
Há duas formas de manifestação a leishmaniose cutânea ou a visceral. Na cutânea cutânea (tegumentar) se caracteriza por lesões na pele, que podem afetar o nariz, boca e garganta. Já a visceral é uma doença sistêmica que acomete vários órgãos, sendo: fígado, baço e medula óssea os mais atingidos, geralmente fatal. Ambas são transmitidas pelo mosquito palha e tem o cães como animal hospedeiro.
Caracterize as 3 principais formas evolutivas do T.CRUZI.
Amastigotas -> fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é um pouco menor que ele. Está presente na fase crônica da doença.
Epimastigotas -> é a forma encontrada no tubo digestivo do vetor, não é infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme e apresenta o cinetoplasto junto ao núcleo. Possui flagelo e membrana ondulante
Tripomastigotas -> fase extracelular, que circula no sangue. Apresenta flagelo e membrana ondulante em toda a extensão lateral do parasito. O cinetoplasto se localiza na extremidade posterior do parasito. Esse estágio evolutivo está presente na fase aguda da doença, constituindo a forma infectante para os vertebrados.  
Blábláblá... É CORRETO afirmar que os altos índices de Leishmaniose podem ser explicados por:
Aumento da população de hospedeiros contaminados.
Descreva o ciclo biológico da Malária.
- No homem O inseto injeta o esporozoita , no fígado forma os merozoítas que invadem outros tecidos, saindo para o sangue invadindo o plasma formando os trofozoítas. O mesmo forma gametas ( masculino e feminino) nos eritrócitos . 
-No mosquito O mosquito suga o sangue na forma de gametas (- macrogameta microgameta) formando zigotos que se movem para as paredes intestinas do inseto
 oocineto . Multiplicação e formam os esporozoitas .
Descreva o ciclo biológico do Taxoplasma gondii:
-No homem 
Oocisto se rompe - intestino
Libera esporozoítos - invadem mucosa.
Denominado taquizoíto divide várias vezes- assexuada 
Rompe célula hospedeira
Processo se repete várias vezes
Liberando grande número de taquizoítos 
Invasão novas células - sangue e tecidos parenquimatosos. 
Taquizoíto, o ciclo assexuado pode levar à formação de bradizoítos intracelulares
-No gato:
Ingestão roedor contaminado
Formado no tubo digestivo oocisto
Eliminado fezes no solo
Esporulação produção de esporozoítos 
Oocisto infectante 
Interior do oocisto - 2 esporocistos com 4 esporozoítos
Resposta: A 1 a doença é causada por vírus e na 2 por um protozoário.
Descreva os eventos que participam da gravidade da Malária:
Fatores do parasita: a espécie influencia e a resistência ao medicamento.
Fatores do hospedeiro: imunidade e determinates de grupo sanguíneo
Fatores geográfico e sociais: acesso ao tratamento, fatores econômicos e sociais e estabilidade política.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes