Buscar

Economia e Sociedade na Grécia Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Economia e Sociedade na Grécia Antiga
(M. I. Finley)
A civilização grega era baseada no trabalho escravo?
Atenção!
↘Modo de produção antigo ou escravista:
 - leitura marxista da história
 - anacronismo em relação à concepção de escravidão
↘Utilizar o termo “luta de classes” é equivocado, pois não havia intenção de ‘revolução’ ou quebra da escravidão como instituição
O trabalho servil era essencial, numa medida significativa, para preencher as exigências da agricultura, do comércio, da manufatura, dos trabalhos públicos e da indústria bélica.
Escravidão: posição em que um homem se encontra, aos olhos da lei e da opinião pública, com relação a todas as partes, a propriedade, os bens pessoas, de um outro homem.
Registro sobre escravos: literatura (Homero e Hesíodo)
O escravo propriamente dito era a figura decisiva nas comunidades econômico e politicamente avançadas, já a hilotagem e a escravidão decorrente de dívidas eram encontradas nas comunidades mais arcaicas.
A escravidão foi a mais flexível das formas, adaptável a todos os tipos e níveis de atividade, enquanto a hilotagem e as demais adaptavam-se melhor à agricultura, ao pastoreiro e aos serviços domésticos que à manufatura e ao comércio.
Os escravos trabalhavam em tudo, exceto a política: não tinham cargos públicos ou assento nos órgãos deliberativos ou judiciais.
O que importa não é a natureza do trabalho, pois homens livres fazem o mesmo trabalho que escravos; Aristóteles diz: “A condição de homem livre é que ele não vive sobre a coação do outro.”
A atividade econômica básica era a agricultura.
Os grandes proprietários (apesar de minoria), constituíam a elite política
A escravidão predominava na agricultura na medida em que era usada numa ordem que transcendia o trabalho do proprietário e seus filhos. Havia sim trabalho assalariado, mas teve pouca importância.
Qualquer homem livre com possibilidades tinha um escravo que o acompanhava quando ia à cidade ou quando viajava, e também uma escrava para os serviços da casa.
Havia duas fontes centrais de suprimento:
↘prisioneiros, vítimas da guerra e às vezes da pirataria
↘procriação
Em geral, a maioria dos escravos eram estrangeiros.
As discussões sobre a escravidão não eram de caráter abolicionista, as reivindicações eram em maioria “cancelar as dívidas e redistribuir as terras.”
A questão mais promissora para a investigação sistemática não é se a escravidão foi o elemento básico ou se ela causou isso ou aquilo, mas como funcionava.

Outros materiais