Buscar

ad1 2018.1 SURAMA HUBACK 16212080491 NOVA FRIBURGO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AVALIAÇÃO À DISTÂNCIA- AD1 PERÍODO- 2018/1 
DISCIPLINA- GESTÃO I COORDEBADORA: SIMONE FADEL 
ALUNA: Surama Huback Teixeira Mart.: 16212080491
ATIVIDADE 1:
	Aula 1 – Texto base aula 1 (disponível na plataforma). Atividade que atende ao objetivo 1. (página 15) R: Gestão do conhecimento é composta de sistemas, mecanismos e rotinas implementadas, com habilidade de gerenciar, expor, estruturar, identificar e segurar o conhecimento com competência para que a organização mostre vantagem perante a outras e assim salvaguardar os lucros, sobrevivência e o crescimento dos negócios.
As características são: 
	Socialização: desenvolve através da relação diária e encontros sociais e descontraídos.
	Externalização: é a permutação de saberes, troca de informações.
	Combinação: é a consequência do uso de informações claras, produzindo assim manuscritos contendo todos os informes., resumo de conhecimentos.
	Internalização: procedimentos apresentados com novas informações implícitas e padrões intelectivos.
Hoje em dia, a distribuição de informação não está somente a cargo das pessoas e está incluso na área da tecnologia onde promove a inclusão de vários níveis institucionais.
Fatores estratégicos:
	Alta administração: atitudes e deliberações que ajudam na estrutura da evolução e na administração do conhecimento.
	Cultura organizacional: conjunto de valores repartido com todos, atuando de forma afirmativa ou não no processo da gestão de conhecimento.
	Novas estruturas organizacionais: novo olhar institucional a fim de reunir vários grupos e liberdade de criação e gerar novas informações.
	Práticas e políticas de gestão de pessoas: questões de colocação, atributos e administração, incorporados aos conhecimentos que influenciam o impulso de trocar conhecimentos.
	Tecnologias e sistemas de informação: o desenvolvimento, a agilidade e a divulgação das informações auxiliam na administração interna e na produção de informações.
	Mensuração de resultados: compreender a decorrência das implicações nos planejamentos de gestão do conhecimento.
	Aprendizado com meio ambiente: consequências de condições na realização da administração e fundamentos que possam interferir na criação do conhecimento.
	Orientação para processos: atitudes voltadas para o sistema interno que consigam induzir o conhecimento.
É com influência dos indivíduos na sistematização que define o sistema e assim de forma oportuna de liderança pode conter um diferencial no desempenho.
	Aula 1- Texto base aula 1 (disponível na plataforma). Atividade que atende ao objetivo 2. (página 21 R: Um informe sobre a circunstâncias de trabalho nas indústrias de Nova Friburgo, sua área de produção é a mais visada no sentido que tem metas e fazendo sua produtividade ficar como ponto essencial, quem executa sua meta em menos tempo e com maior quantidade tem uma gratificação, fazendo assim um aumento em seu salário por atingir todas as finalidades. Os serviços por muitas vezes são repetitivos, havendo pouco trabalho em equipe e como sabemos existe uma rigidez em todos os setores. Percebi que há os modelos fordista e taylorista na fábrica assim mencionada.
	Aula 1-Texto base aula 1 (disponível na plataforma). Atividade Final. (página 22) R: https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2018/02/14/vestuario-confeccao-roupas-pessoas-com-nanismo.htm#rmcl
Para burlar o desequilíbrio que a economia está passando, vários empreendedores estão criando formas de atingir um público por vezes esquecidos. Assim como a estilista Carina Casuscelli de 39 anos dona da marca “A Moda Está em Baixa”, que desenvolve roupas sob medida para pessoas com nanismo ( anões ). O foco é atingir uma grande parte de pessoas através de catálogos e lojas on line, fazendo assim pessoas terem acesso mais rapidamente. A mesma conseguiu promover um desfile oficial em São Paulo, ela informa que o preconceito e pelo fato de ninguém ter feito algo parecido. 
O projeto ainda não dá lucro pois a estilista aplica 40 a 50% de seus rendimentos no que se destina a produção de desfiles, contratação de pessoal e confecção de peças. O que podemos verificar é que soluções são criadas para driblar as dificuldades com produtos e novos clientes ao mercado em um momento que o país tramita de ações duvidosas, novos empresários procuram maneiras de lucrar e adquirir sucesso.
	Aula 2 - Faça um breve relato de sua navegação pela Biblioteca Virtual Anísio Teixeira. Destaque as facilidades e as dificuldades no acesso. Principais tópicos visitados. R: A Biblioteca virtual é acessível, de fácil compreensão. Ao primeiro momento ocorreu erro pois estava atualizando, após um tempo foi simples o acesso e pude verificar que existem tópicos para poder ajudar com informações a que procuramos. Minha observação é que quem não tem muito conhecimento pode ter algumas dificuldades e poderiam facilitar o guia de visitação.
	Aula 2- Com base nos dados disponíveis na Biblioteca Virtual Anísio Teixeira, redija uma breve Biografia desse Educador. R: 
Anísio Spínola Teixeira, nasceu em Caetité – Bahia no dia 12 de julho de 1900 e faleceu no Rio de Janeiro dia 11 de março de 1971; filhos de fazendeiros e estudou em colégio jesuítas.
Principal idealizador de mudanças na educação do século XX e fez parte da renovação de ensino chamado Escola Nova. 
Em 1947 criou a Escola Parque em Salvador, que se tornou um modelo de educação integral, no final da década de 50 participou de debates para a implantação da Lei de Diretrizes e Bases.
Acompanhado de Darcy Ribeiro fundou a Universidade de Brasília onde se tornou reitor, com o governo militar mudou-se para os Estados Unidos lecionando na Universidade de Colúmbia e Califórnia, ao retornar tornou-se consultor da Fundação Getúlio Vargas.
Escreveu os livros A Universidade e a Liberdade Humana (1954) e Educação no Mundo Moderno (1969). Expressa suas ideias em incessante cidade com uma educação livre de apadrinhamentos que se torna cada vez mais constante.
ATIVIDADE 2: O filme Tempos Modernos (atividade especial da aula 1) faz uma crítica bem-humorada da perspectiva do trabalho fragmentado. Defina a perspectiva de trabalho no taylorismo e no fordismo, relacionando com as cenas apresentadas no “recorte” do filme disponível na plataforma.
R: No filme as cenas disponibilizadas na plataforma nos mostra que a produção de mercadoria é de massa, a apresentação de uma inovação de técnica empresarial e na maneira de trabalho. Observamos que a prática da gestão aplicada uma forma intransigente entre a concepção e a execução, embasado na forma segmentada e sintetizado, com etapas curta, onde é solicitado pouco treinamento e conhecimento dos funcionários.
A produção taylorismo é existente na linha de produção onde a esteira rolante faz com que os operários não precisem de movimentar, fazendo uma fluência contínua e progressiva com isto evita o desperdício do tempo e da lentidão - isto é os operários tinham a função de produção na base de uma divisão de tarefas e o aprimoramento e planejamentos eram feitos pelos engenheiros que cabiam o trabalho intelectual.
No fordismo o trabalhador perde suas habilidades e são incorporadas à máquina, passa a ser uma determinação da grande indústria, uma cena que retrata bem isso quando a máquina parece ter vida.
ATIVIDADE 3: Defina gestão por competência. Qual a importância dessa gestão no âmbito da educação escolar?
R: Gestão por competência é um processo da Gestão de Recursos Humanos que tem por objetivo identificar e orientar os especialistas que possibilitem um melhor resultado. Fundamenta – se em desenvolver, organizar e capacitar pessoas para realizar as tarefas que sejam necessárias.
Para comandar as competências das pessoas, é indispensável observar o comportamento, analisar dentro
das referências significativas e potencializar através de treinamento e aprendizagem; é optar sobre a melhoria mais importante para os negócios das empresas e que elas alcance seus objetivos.
^
A importância da gestão no âmbito escolar se deve ao fato de que um espaço de ensino e de conhecimentos atrelados aos funcionários comprometidos uniformemente, impressionam e surpreendem a qualidade do ensino em qualquer escola, sua meta é fundamental para o caminho do ensino com qualidade.
A perspectiva é distinguir o valor da participação de todos seja na organização ou no planejamento ou no exercício escolar, uma vez que o pensamento de gestão está agregado a consolidação da democracia no processo pedagógico, com participação de estudantes, funcionários, pais, professores, equipe gestora e a comunidade.
Essa gestão garante o direito de todos pela educação, fortifica a instituição e vence o autoritarismo e a social existente no processo educacional.
ATIVIDADE 4: Nessa primeira fase de leituras se privilegiou a compreensão do processo de gestão nas diferentes instituições e sua articulação ao processo de trabalho. 
Entreviste três profissionais que atuam na instituição escolar, por exemplo, Diretor, professor e pedagogo. A entrevista pode ser aberta, isto é, sem um roteiro fechado. Você, também, pode fazer um roteiro prévio de entrevista e durante a mesma mudar os pontos que achar necessário. É importante que na redação do seu texto você aponte que instrumento de coleta de dados você utilizou: entrevista aberta ou semiestruturada (com roteiro prévio). As entrevistas devem possibilitar as seguintes reflexões: 
- Como estes profissionais percebem a sua atuação na instituição e as relações que estabelecem no processo de trabalho?
- Como as politicas públicas mais amplas se relacionam com a gestão local? Apenas no financiamento? Orientações pedagógicas?
Reflita sobre os pontos indicados e outros que foram apontados nas entrevistas e que você considera apropriados para a questão da GESTÃO. Redija um texto, com no mínimo 30 linhas, sobre a perspectiva dos entrevistados, o processo de produção que se desenvolve na escola e o papel da gestão no mesmo. 
Nessa redação você deverá contemplar citações, a seu critério, retiradas nos textos lidos, porém de forma harmoniosa, articulada e crítica, tendo o cuidado de não produzir uma colcha de retalhos, ou seja, uma sequência de fragmentos desconexos. 
R: A conversa com os funcionários apontou a intensidade que a escola tem como importância e uma das prioridades o andamento e a amabilidade com os profissionais envolvidos, independentemente de ser uma escola particular do maternal ao 9º ano do fundamental.
Conforme a diretora informa não é simples e nem imediato, pois envolve áreas como finanças, organização, preservação e planejamento pedagógico (com participação dos profissionais de cada área).
A professora diz que possui nas suas atividades profissionais o apoio da direção, tem autonomia de educar com a supervisão da equipe pedagógica. Com os objetivos a serem cumpridos o bom funcionamento da instituição e dos discentes ficam garantidos.
Conversando com a orientadora pedagógica a mesma afirmou que a instituição tem o aparceiramento de pais e funcionários, seu papel é efetuar reuniões como conselho de classe, analisar os planejamentos se os mesmos estão de acordo com o que foi proposto, estar com os pais para sanar quaisquer dúvidas e poder informar tudo o que acontece com os seus filhos.
Ela explica nem sempre foi assim e que também por trabalhar em outra instituição vê o contraste em as escolas privadas e públicas. 
Projetos conservadores estavam anexados as práticas administrativas, a gestão era abundantemente controladora e não querendo a parceria, o autoritarismo reinava, como fazer qualquer projeto se não tinha apoio.
Ela relata ainda que na área pública onde trabalha, um dos problemas é a falta de princípios morais pois os gestores eleitos têm como interesse tudo relacionado ao privado, obscuro ao invés do coletivo; na administração pública está tão confuso que eles não sabem mais distinguir o que público e o que é privado fazendo assim com que a educação sofre golpes duríssimos
Conheço a escola pois fica no bairro onde moro, ela é comprometida para que a educação seja de qualidade, priorizando a organização e o funcionamento de forma equiparada para que o alcance do objetivo que é a aprendizagem seja feita da melhor formar. Assim com uma equipe bem treinada e andando juntos com o mesmo propósito que é de uma educação de qualidade.
O fortalecimento da instituição escolar só acontecerá a medida que a gestão seja participativa e enfatizando os valores e os eixos democráticos que são família, Estado, comunidade e valorizando o profissional, a flexibilidade a responsabilidade, etc… Esses valores devem transpassar as decisões na gestão escolar democrática, pois estão fixados na formação escolar.
BIBLIOGRAFIA:
	https://www.trabalhosgratuitos.com/Humanas/Administra%C3%A7%C3%A3o/ANALOGIA-DO-FILME-TEMPOS-MODERNOS-COM-A-894358.html
	https://pt.wikipedia.org/wiki/Taylorismo
	https://pt.wikipedia.org/wiki/Fordismo
	http://www.e-biografias.net/anisio_teixeira/
	Fontoura, Helena Amaral da. Gestão 1. v. 1/ Helena Amaral da Fontoura. - Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014.
	http://www.sbgc.org.br/blog/o-que-e-gestao-do-conhecimento
	http://mercadoemfoco.unisul.br/quatro-dicas-para-desenvolver-a-capacidade-de-lideranca/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais