Buscar

QUESTIONARIO DIREITO INTERNACIONAL UND I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
"Se cada uma das seis bilhões de pessoas da Terra tivessem computador, celular e carro, consumisse a mesma quantidade de água, de cereais e de energia que os americanos, seria preciso quatro planetas para dar conta do recado." ("Isto É", n. 1719, 11 set. 2002. p. 75.). Com base no texto e nos conhecimentos sobre a apropriação de bens de consumo e recursos no mundo atual, é correto afirmar:
	
	a.
	O padrão de consumo norte-americano é sustentável pelo fato de os Estados Unidos possuírem recursos próprios em quantidade suficiente para atender sua demanda.
	
	b.
	As bases do padrão de consumo norte-americano são a sustentabilidade, o conservacionismo e o preservacionismo ambiental.
	
	c.
	Para atingir uma economia sustentável, o padrão de consumo norte-americano deve ser disseminado entre os diferentes povos.
	
	d.
	O padrão de consumo norte-americano evidencia uma relação socioambiental predatória e insustentável.
	
	e.
	O acesso a bens de consumo nos países subdesenvolvidos pode alcançar o atual padrão norte-americano sem prejuízo ao meio ambiente.
PERGUNTA 2
A fábula da "Galinha dos Ovos de Ouro" fala de um homem que possuindo uma galinha que todos os dias botava um ovo de ouro maciço decidiu matá-la para extrair de suas entranhas todos os ovos de uma só vez. (Adap. Branco, Samuel Murgel. “O meio ambiente em debate”. São Paulo, Moderna, 1997. p. 92.). No sentido contrário ao da fábula, observa-se hoje, em boa parte da comunidade internacional, uma preocupação crescente com a preservação dos recursos naturais, que se reflete no seguinte conceito sobre o desenvolvimento dos países:
	
	a.
	o desenvolvimento deve ser sustentável.
	
	b.
	o desenvolvimento exige muitos sacrifícios.
	
	c.
	a agropecuária é fundamental para o desenvolvimento.
	
	d.
	a busca do desenvolvimento não tem preço.
	
	e.
	é melhor preservar os recursos do que obter desenvolvimento.
PERGUNTA 3
A humanidade progrediu tanto em termos tecnológicos que passou a ver a natureza como algo separado dela mesma. A crescente intervenção humana nos ciclos naturais está alterando o sistema terrestre. As atividades humanas retiram ou acrescentam depósitos de sedimentos no ambiente, interferindo nos fluxos de energia. Já nos séculos XVIII e XIX, os impactos ambientais provocados pela crescente industrialização eram muito grandes. Entretanto, ainda eram localizados e atingiam basicamente os trabalhadores e as camadas mais pobres da população. Com o passar do tempo, devido à crescente expansão do processo de industrialização e urbanização, os impactos foram aumentando, até que, no pós-Segunda Guerra Mundial (1939-1945), passaram a ter consequências globais. Muitos dos recursos utilizados na produção são extraídos diretamente da natureza. (Adap. MOREIRA, J. C. e SENE, E. "Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil". São Paulo: Scipione, 2002. p. 458). Com relação à temática do texto acima, é correto afirmar que
	
	a.
	preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, pois os recursos naturais jamais se esgotarão.
	
	b.
	não existem problemas com relação aos recursos naturais, pois os estudos garantem que há disponibilidade e reservas suficientes para os próximos 500 anos.
	
	c.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental é exagerada, e somente os grupos ecológicos é que se interessam em discutir esse tema.
	
	d.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental nos dias atuais é oportuna, pois muitos recursos naturais necessários à vida humana poderão esgotar-se em pouco tempo.
	
	e.
	a preocupação com a temática da degradação ambiental é oportuna, fruto apenas de discussões de inúmeros grupos ecológicos radicais.
PERGUNTA 4
Considere o texto a seguir: O conceito de desenvolvimento sustentável tem ocupado uma posição central nas discussões sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade mundial contemporânea, particularmente depois da publicação do relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, "Nosso Futuro Comum", em 1987 (conhecido como Relatório "Brundtland"). As bases consensuais do desenvolvimento sustentável referem-se ao ideal de harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e considera que "O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades." Assinale a alternativa que representa os princípios do desenvolvimento sustentável apresentados pelo Relatório Brundtland e que podem ser adotados como estratégia pelos países do mundo, inclusive pelo Brasil.
	
	a.
	Adotar tecnologias criadas em países desenvolvidos, onde a preservação ambiental e a distribuição da riqueza estão adequadas aos padrões sustentáveis.
	
	b.
	Investir no modelo de crescimento econômico quantitativo, tendo a renda como condição fundamental de desenvolvimento.
	
	c.
	Dar prioridade às políticas sociais de redução da pobreza, de aumento de oferta de empregos, de conservação da biodiversidade e de geração de novas oportunidades e atitudes.
	
	d.
	Promover maior liberalização da economia, pois o mercado é o melhor mecanismo de otimização do uso dos recursos, particularmente os relacionados com o ambiente.
	
	e.
	Reduzir a emissão de gases de efeito estufa.
PERGUNTA 5
Das assembleias da ONU partem decisões em diferentes níveis e setores. Em uma assembleia realizada em 1972, foi criado o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). Desde então, foram realizadas várias conferências mundiais para discutir a temática ambiental. Dentre elas, pode-se destacar a realizada na cidade
	
	a.
	do Cairo, em 1980, para discutir as questões ligadas à desertificação e ao desmatamento.
	
	b.
	de Nairobi, em 1995, para discutir a produção e consumo de produtos transgênicos em países pobres.
	
	c.
	de Kioto, em 1997, onde se discutiram as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa.
	
	d.
	de Joanesburgo, em 2000, onde se desenvolveu o conceito de desenvolvimento sustentável.
	
	e.
	de Porto Alegre, em 2002, para discutir os problemas sociais provocados pelos desequilíbrios ambientais.
PERGUNTA 6
Declaração do Rio ou Carta da Terra, Princípio 3: "O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas, equitativamente, as necessidades de gerações futuras". (Fonte: ONU - Eco 92).
Considere as políticas públicas relacionadas a seguir.
I. Incremento na utilização de combustíveis fósseis.
II. Aproveitamento racional do solo, com valorização das técnicas e das culturas locais.
III. Incentivo às exportações.
IV. Implantação de políticas de conservação ambiental.
V. Investimento no uso de energia renovável.
VI. Aumento da exploração dos recursos do subsolo, com geração de empregos e capital.
Identifique as que atendem ao princípio 3 da Declaração do Rio.
	
	a.
	I, II, IV e VI, apenas.
	
	b.
	II, IV e V, apenas
	
	c.
	II, III e V, apenas.
	
	d.
	I, III e IV, apenas.
	
	e.
	III, IV, V e VI, apenas.
PERGUNTA 7
O desenvolvimento "limpo" e de baixos custos para o meio ambiente é o que se convencionou chamar, já há alguns anos, de desenvolvimento sustentável. Porém, para os países periféricos, as perspectivas não são muito favoráveis em virtude:
	
	a.
	da dependência da exportação de matérias primas, o que quase sempre leva a um aumento da exploração ambiental.
	
	b.
	da pressão ambientalista exercida pelos países ricos, que transferiram e cobram um novo padrão de desenvolvimento por parte dos países periféricos.
	
	c.
	da auto-organização das populações dos países periféricos, que lutam contra a degradação do meio ambiente.
	
	d.
	dos movimentos ambientalistas ou ecológicos, que vêm crescendo bastante, exclusivamente nos países desenvolvidos.
	
	e.
	da sustentabilidade ser apenas uma política momentânea, criada pelos países centrais, que nofundo só serve para aumentar a dependência dos países periféricos.
PERGUNTA 8
O desenvolvimento sustentável, proclamado generosamente pelo relatório Brundtland, em 1987, como "aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades", gerou impasses na Cúpula da Terra, na Rio-92 e em Johanesburgo-2002. Uma das razões para isso é a insustentabilidade da própria proposta de "desenvolvimento sustentável", que tem como premissa uma noção de desenvolvimento predominante desde o pós-guerra e que se contrapõe à noção de sustentabilidade. (Adaptado de Acselrad, Henri; Leroy, Jean-Pierre In Novas premissas da Sustentabilidade Democrática. Rio de Janeiro. FASE, 1999). Esta noção de desenvolvimento não se fundamenta:
	
	a.
	na expansão mundial dos fluxos de circulação de bens, serviços e capitais.
	
	b.
	na integração homogeneizadora das sociedades periféricas ao capitalismo central.
	
	c.
	no progresso econômico dissociado da geração de empregos e do direito ao trabalho.
	
	d.
	na autonomia dos setores produtivos em relação ao funcionamento do setor financeiro.
	
	e.
	na produção em escala de bens duráveis para um mercado consumidor em ampliação.
PERGUNTA 9
O desmatamento indiscriminado pode trazer diversas consequências para a sociedade, exceto:
	
	a.
	Aumento do processo de erosão dos solos.
	
	b.
	Modificações climáticas com elevação da temperatura
	
	c.
	Diminuição da umidade.
	
	d.
	Assoreamento dos rios.
	
	e.
	Amenização do efeito estufa
PERGUNTA 10
Preservar a biodiversidade constitui uma das condições básicas para manter os ambientes sadios no nosso planeta. Essa afirmação refere-se a uma preocupação:
	
	a.
	mundial, porque as espécies levaram milhões de anos para se desenvolver e muitas delas podem desaparecer do mundo em poucas décadas, se a poluição e o desmatamento indiscriminado tiverem continuidade.
	
	b.
	porque o desaparecimento de espécies de animais pode ser responsável por problemas alimentares e pelo aumento de pragas, pela ruptura da cadeia alimentar, em algumas regiões do mundo.
	
	c.
	apenas para os Estados Unidos e países da Europa que já destruíram quase totalmente suas florestas, por terem desenvolvido seu setor industrial há muito tempo.
	
	d.
	apenas para países e regiões que se organizaram politicamente em espaços áridos ou semiáridos, como a Namíbia e o Nordeste do Brasil, que dependem do pouco que resta de seus ecossistemas.
	
	e.
	apenas para países que utilizam uma tecnologia altamente desenvolvida, que precisam de organismos vivos como fonte original dos princípios ativos.

Outros materiais