Buscar

Fatima Orçamento Geral

Prévia do material em texto

Índice 
Introdução	2
Orçamento Geral (Estático) e Flexível	3
Orçamento Geral ou Estático	3
O orçamento flexível	3
Variação de orçamentos Estáticos	3
Etapas na Elaboração de um Orçamento Flexível	4
Variação no Orçamento Flexível e Variações no volume de vendas	5
Conclusão	7
Referencias Bibliográficas	8
Introdução 
O presente trabalho da cadeira de contabilidade de custos do curso de economia e gestão, tem como o tema: Orçamento geral e flexível.
Orçamento é um plano de gerência com a hipótese implícita de que serão tomadas providências positivas pelo sector orçado. Por tanto são vários os tipos de orçamento mais neste trabalho serão destacados apenas dois que são orçamento geral e flexível. Orçamento flexível ajustado quando as variações são computadas em reconhecimento de receitas e custos reais, em quanto que, é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias, e este orçamento é elaborado no inicio do período, com forme a quantidade ou o volume do nível de produção planejada em determinado período
O presente trabalho foi possível detalhar o tema a partir do uso de bibliografias recomendadas e pelo método de pesquisa académica.
Orçamento Geral (Estático) e Flexível 
 De acordo com Foster (2004), orçamento é a ferramenta de conta comum que as empresas usam para planear, controlar o que elas necessitam para satisfazer seus clientes e o ter sucesso no mercado, ou seja, orçamento é uma expressão formal de planos de curto prazo que pode ser de (um mês, um trimestre, um ano e assim por diante), baseado nas estruturas empresariais existentes ou já programadas com uma visão na satisfação de seus clientes.
Com tudo orçamento é um plano de acção de uma organização que traduz objectivos em quantidades mensuráveis que exprimem os recursos esperados exigidos e os retornos previstos no decorrer de um determinado período de tempo.
Orçamento Geral ou Estático 
Para Foster (2004) é designado orçamento geral ou estático, pela sua capacidade de apenas ser elaborado para apenas um único nível de produção planejada, ou seja o orçamento é considerado estático quando a administração do sistema não permite nenhuma alteração nas peças orçamentárias, e este orçamento é elaborado no inicio do período, com forme a quantidade ou o volume do nível de produção planejada em determinado período. Orçamento que permanece fixo durante todo o período orçamentário e que é baseado em um conjunto de resultados esperados. As variações são computadas no final do período orçamentário. 
O orçamento flexível 
O orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de actividades, ou seja, um orçamento que pode ser flexionado ou ajustado quando as variações são computadas em reconhecimento de receitas e custos reais.
Variação de orçamentos Estáticos
De acordo com Foster (2004) a variação de orçamento estático é a diferença entre o resultado do valor real e o valor correspondente ao orçamento. Ou seja, é a diferença entre um valor real e um valor orçado em um plano de orçamento.
Exemplo:
De acordo com Foster (2004) a Webb é uma firma que produz uma jaqueta de marca, e o seu sistema contábil possui apenas três custos que são:
Categoria de custo					Custo variável por Jaqueta
Custo de materiais directos					$ 60
Custo de materiais directos					16
Custos indirectos de variáveis de produção			12
Total de custos variáveis					$ 88
O número de unidades fabricadas é o direccionador de custo para a mão-de-obra directa, a mão-de-obra indirecta e os custos indirectos de variáveis de produção, a variação do direccionador do custo é de 0 a 12 mil jaquetas.
Etapas na Elaboração de um Orçamento Flexível 
De acordo com Foster (2004:206), Para elaboração de um orçamento flexível são necessárias três etapas a saber:
Identificar a quantia real de produção;
A Webb produziu e vendeu 10 000 jaquetas.
Calcular o orçamento flexível para as receitas com base no preço de venda orçado e a quantia real de produção; 
Receitas no orçamento flexível = 120 por jaqueta*10 000 jaquetas
Receitas no orçamento flexível = 1 200 000
Calcular o orçamento flexível para custos com base no custo variável orçado por unidade de produção, a quantia real de produção e os custos fixos orçados;
Custos variáveis no orçamento flexível
Materiais directos, ($60 por jaqueta * 10 000 jaquetas)	600 000
Mão-de-obra directa ($16 por jaqueta * 10 000 jaqueta)	160 000
Custos indirectos variáveis ($12 por jaqueta * 10 000) 	120 000
Total de custos variáveis do orçamento flexível		880 000
Custos fixos no orçamento flexível				276 000
Custos totais no orçamento flexível				$ 1 156 000
O orçamento flexível é elaborado com base na produção real, diferente do orçamento estático que é baseado na produção planejada. 
Variação no Orçamento Flexível e Variações no volume de vendas
Variação no volume de vendas é a diferença entre a variação a quantia no orçamento flexível e a quantia correspondente no orçamento estático, ou seja, Variação no volume de vendas é a diferença entre as duas quantias, por exemplo, diferença causada pela diferença na quantia real (10 000 jaquetas vendidas) e a quantidade de (12 000 jaquetas que se esperavam vender no orçamento estático). Foster (2004)
Esta variação do volume de vendas é expressa em: 
Variação no volume de vendas = Quantia no orçamento flexível – Quantia no orçamento estático
Para Foster (2004), em quanto para a variação no volume de vendas para o lucro operacional que é expresso em:
Variação no volume de vendas para o lucro operacional = (preço de venda orçado – custo variável unitário orçado) * Unidades reais vendidas – unidades vendidas no orçamento estático)
Por sua vez a variação no Orçamento Flexível é a diferença entre o resultado real e a quantia correspondente no orçamento flexível com base no nível de produção real no período orçamentário. Foster (2004)
Variação no orçamento flexível é expressa em:
Variação no orçamento flexível = resultados reais – quantia no orçamento flexível
A variação das receitas no orçamento flexível é chamado de variação do preço da venda porque este deriva a partir da diferença entra o preço da venda real e o preço da venda orçado.
Variação do preço da venda = (preço de venda real – preço de venda orçado) * unidades reais vendidas.
Exemplo:
Supomos que o preço das jaquetas seja de $125 e o preço das jaquetas no orçamento flexível seja $120 e sejam vendidas apenas 10 000 jaquetas e 12 000 jaquetas no orçamento flexível.
Variação do preço da venda = (125 por jaquetas - 120 por jaquetas) * 10 000 jaquetas
Variação do preço da venda = 50 000
No que tange a esta variação de preços de 120 orçados para 125 praticados no mercado, coloca os gerentes de marketing em boa posição, pois a webb tem uma variação favorável no preço de venda e isso proporciona um lucro maior.
 Foster (2004) realça que, a variação no orçamento flexível para os custos variáveis é desfavorável para a produção de dez mil jaquetas, porque:
A webb usou uma quantidade maior de recursos, como, horas de mão-de-obra directa em relação as quantidades orçadas;
A webb incorreu a preços mais altos por unidade para os recursos como a taxa horária por horas de mão-de-obra directa em relação o preço unitário orçado para os recursos;
Em fim os recursos em relação ao orçamento ou preços mais altos dos recursos em relação ao orçamento podem ter resultado na decisão da webb produzir um produto superior ao planejado no orçamento, porem fica a ideia de que sempre deve e pensar na análise de variações como uma fonte de sugestões para uma investigação adicional em vez de estabelecer provas conclusivas de um desempenho bom ou mão. Foster (2004: 209)
Conclusão
Concluísse que orçamento é a ferramenta de conta comum que as empresas usam para planear, controlar o que elas necessitam para satisfazer seus clientes e obter sucesso no mercado. Existem vários tipos de orçamento, mas aquidestacados apenas dois que são orçamento estático e orçamento flexível. O orçamento flexível é elaborado com base na produção real, diferente do orçamento estático que é baseado na produção planejada. 
O orçamento flexível, baseado em receitas orçadas e custos baseados no nível real de produção, diferente do orçamento estático que é baseado no nível planejado de produção no inicio do período do orçamento, pois, a importância do orçamento empresarial, dentro das empresas é como uma forma de vantagem competitiva esta formatada apenas para os altos níveis administrativos da empresa onde são tomadas as decisões estratégicas as quais a empresa ira seguir.
Referencias Bibliográficas 
FOSTER et all. 2012, contabilidade de custos. 11aED. Person volume I
MARTINS, Eliseu, Contabilidade de Custos. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2000;
MOREIRA, José Carlos, Orçamento Empresarial: Manual de Elaboração, São Paulo: Atlas, 5. ed. 2002;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes