Buscar

Aula 07 Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1 - A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos bancários estabelece que o empregado que trabalhar além da jornada legal, será remunerado com o adicional de 60%, nas primeiras 20 horas extras feitas no mês e a partir daí, remuneradas na base de 70%. Pergunta-se: o empregado que trabalha em uma empresa de metalurgia que não possui convenção coletiva de trabalho, se trabalhar além da jornada, qual o percentual a receber?
 R = No mínimo 50%
2 - A associação em sindicatos constitui um dos elementos decorrentes da liberdade sindical. O ordenamento jurídico brasileiro, no entanto, impõe a associação sindical a partir da formação de categorias, é VERDADEIRO dizer que:
 R = Profissionais: aquelas formadas a partir da similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas.
3 - De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
R = Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
4 - O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da
 R = norma mais favorável ao empregado.
5 - A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho.São fontes formais, autônomas e específicas do Direito do Trabalho:
 R = Convenção Coletiva e Acordo Coletivo.
6 - O instrumento oriundo da autocomposição de conflito coletivo entre sindicatos de empregados e empregadores, estabelecendo normas válidas no âmbito de suas representações, denomina-se
 R = convenção coletiva
7 - As Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação pátria, principalmente a Consolidação das Leis do Trabalho:
 R = têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado
8 - O empregado que, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro, terá o seu contrato de trabalho
 R = interrompido pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta.

Outros materiais