Buscar

Modelo de relatório Bioquimica

Prévia do material em texto

Centro Universitário do Vale do Ipojuca
Portaria Nº 86 do Ministério da Educação (MEC)
Anderson Jose da SILVA
João Arthur da SILVA
Walyson Marcos da SILVA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 2:
Identificação de proteínas
Relatório de aula prática apresentado ao Prof. Tadeu Peixoto Sobrinho como requisito parcial para aprovação na disciplina de Bioquímica do Centro Universitário do Vale do Ipojuca.
 
Caruaru, 2018
1. INTRODUÇÃO
 As proteínas, além de constituírem o componente celular mais abundante, são as moléculas mais diversificadas quanto a forma e função. As funções que desempenham são estruturais e dinâmicas. Formam os componenes do esqueleto celular e de estruturas de sustentação, como, por exemplo, o colágeno e a elastina. riamenteParticipam de quase todos os processos biológicos, já que incluem as enzimas, que catalisam as milhares de reações químicas extraordinariamente diversas que ocorrem nos organismos. (MARZZOCO, 2007.) 
 A proteínas são as macromoléculas mais abundantes nas células vivas. Elas ocorrem em todas as células e em todas as partes destas. As proteínas também ocorrem em grande variedade; milhares de diferentes tipos, desde peptídeos de tamanho relativamente pequeno até enormes polímeros com pesos moleculares na faixa de milhões, podem ser encontrados em uma única célula. (LEHNINGER, 2002)
 A detecção de proteínas em materiais biológicos envolve reações específicas com determinados reativos, os quais originam substâncias coloridas que absorvem luz na região visível, permitindo a sua quantificação.
 O reativo de biureto é uma solução de sulfato de cobre (CuSO4) e tartarato duplo de sódio e potássio (KNaC4H4O6) que ao reagir com os íons cúpricos, forma um produto de coloração violáceo. Esse reativo é utilizado na identificação de compostos protéicos, pois as ligações existentes na molécula de biureto são semelhantes às ligações peptídicas na formação de proteínas.
 A reação do biureto é positiva para proteínas e peptídeos com três ou mais resíduos de aminoácidos. A reação é também positiva para substâncias que contêm duas carbonilas (-CONH2) ligadas diretamente ou através de um único átomo de carbono ou nitrogênio. Dependendo da complexidade da proteína ou do peptídeo em questão, a cor do produto de reação a presença do biureto varia substancialmente: proteínas dão coloração violeta, peptídeos dão coloração rosa. Quanto maior for a quantidade de proteínas no meio maior será a intensidade de cor. (LEHNINGER, 2002)
 
2. MATERIAIS E MÉTODOS
Primeiramente, realizou-se a seleção de 5 tubos de ensaio, enumerando-os de 1 a 5. Em seguida utilizando uma pipeta eletrônica foi inserido nos tubos:
Nº 1: 1ml de água destilada;
Nº 2: 1ml de amido;
Nº 3: 1 ml de glicina;
Nº 4: 1 ml de leite;
Nº 5: 1 ml de albumina;
Logo após inserir as soluções testes nos tubos, foi aplicado em cada solução, 2 ml do reativo de biureto utilizando a pipeta eletrônica.
 
No segundo experimento utilizou-se um tubo de ensaio Nº 6: aproximadamente 1 ml de saliva. Colocando 2ml do reativo de biureto utilizando a pipeta eletrônica.
 
No terceiro experimento utilizou-se um tubo de ensaio t1 com : 1 ml de leite e 5 mL de acido utilizando a pipeta eletrônica, agitou e esperou por aproximadamente 3 minutos, em seguida 2 mL de Biureto utilizando a pipeta eletrônica 	que reagiu após aproximadamente 5 minutos.
3. RESULTADOS
Observa-se que com a adição de Biureto nas soluções testes algumas tiveram resultados diferentes, positivas (violeta) e negativas (azul). A coloração violeta se deu por motivos de proteínas presentes nas substancias das soluções reagentes, por outro lado a azul se deu por que as soluções negativas não fazem ligações peptídicas. Na solução que foi adicionado ácido e Biureto houve separações em camadas, estas que estão divididas em: Proteína, soro e gordura. 
Os resultados das soluções encontraram-se representados na Tabela 1.
Tabela 1. Resultados dos testes de identificação de proteínas.
	Tubos de ensaio
	Soluções Testes
	Resultados
	Nº 01
	1 mL H2O destilada
	-
	Nº 02
	1 mL de amido
	-
	Nº 03
	1 mL de glicina
	-
	Nº 04
	1 mL de leite
	++
	Nº 05
	1 mL de albumina
	+++
	Nº 06
	1 mL de saliva
	+ parte superior e - inferior
	T1
	1 ml de leite + 5 mL de acido + 2 mL de Biureto
	+ parte inferior - meio e - superior
4. CONCLUSÃO
Considerando os resultados das soluções, concluímos que a coloração das proteínas se dá pelo biureto quando apresenta 3 ou mais aminoácidos reage com uma coloração violeta. Além disso, as soluções com mais componentes mostram dois ou mais resultados.
5. REFERÊNCIAS
MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.
LEHNINGER, A.; NELSON, D. L.; COX, M. M. Princípios de Bioquímica. 2ª Ed. Sarvier Editora. São Paulo, 2002.

Outros materiais

Perguntas Recentes