Buscar

TED NELSON e Tim Berners Lee

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TED NELSON
Nelson tinha uma visão diferente do que vemos na internet hoje em dia, a ideia de nelson era de que se pudesse ter uma rede de computadores onde fosse possível a criação de textos multidimensionais onde trechos de obras diferentes remetessem uns aos outros e fosse possível chegar à origem de qualquer situação, além disso, também seria possível, de alguma maneira, recompensar o autor original por sua contribuição intelectual.
O PROJETO XANADU
Xanadu foi o primeiro projeto para desenvolver aquilo que veio a ser chamado hipertexto. 
Fundado em 1960 por ted nelson, o projeto contrasta a sua visão com aquela típica que se tem do papel: “o software popular de hoje simula o papel. A world wide web trivializa o nosso modelo original de hipertexto com links de mão-única facilmente sujeito a falhas e sem gestão da versão ou de conteúdo”. 
A revista wired titulou xanadu como sendo “o vaporware de mais longa duração na história da indústria de computadores”. 
A primeira tentativa de sua implementação começou em 1960, mas não foi antes de 1998 que o software, incompleto, foi publicado. 
Durante seu primeiro ano como estudante em harvard, nelson começou a implementar os elementos básicos dum processador de texto capaz de lidar com versões múltiplas de um documento, e de mostrar as diferenças entre essas versões. Embora não tenha completado essa implementação, um protótipo serviu para interessar outras pessoas. 
Nelson quis facilitar a consulta não-sequencial, na qual o leitor podia escolher o seu próprio caminho através de um documento. 
Formulou essa idéia num documento em 1965, denominando-a zippered lists. Essas listas permitiriam compor documentos que fossem partes de outros documentos, um conceito chamado transclusão. 
Ted nelson publicou em 1974 computer lib/dream machines e em 1981
Em 1972, cal daniels (um dos seguidores de ted no projeto) completou o software xanadu em um computador alugado, uma vez que nelson já se encontrava sem dinheiro. 
Em 1974, com o advento das redes de computadores, nelson refinou as suas ideias sobre xanadu, que seria uma fonte de informação centralizada, chamando-a docuverse, um «universo de documentos». 
Em 1983, ted nelson encontrou john walker, fundador da autodesk (empresa de design de software), e o grupo xanadu obteve apoio financeiro. 
Enquanto na autodesk, o grupo chegou a completar uma versão do software, mesmo que este não tenha terminado funcionando tão bem quanto eles esperavam.
Esta versão de xanadu fora demostrada com sucesso na hackers conference e gerou um interesse considerável. 
Hackers Conference é uma conferência organizada por pessoas que trabalham ou que estão diretamente envolvidas com pesquisas e desenvolvimento na área de segurança da informação. 
Em 1992, a autodesk livrou-se do grupo xanadu, que se tornou a companhia operacional xanadu.
HIPERTEXTO/HIPERLINK 
Nelson definiu o hipertexto como “escritas associadas não sequenciais, conexões possíveis de se seguir, oportunidades de leitura em diferentes direções”.
TIM BERNERS LEE
Vida & Carreira
- Nasceu em Londres no dia 8 de junho de 1955 
- Físico e cientista da computação
- “Pai da internet" - Criador da World Wide Web (WWW)
- 1° site que ele construiu unicamente com página de texto foi no CERN e foi colocada online em 6 de agosto de 1991
Tim Berners-Lee é um cientista da computação inglês, nascido em 8 de junho de 1955, em Londres. É uma figura central no processo de desenvolvimento da Internet, conhecido como o “pai da Internet” por fazer a primeira comunicação bem sucedida entre cliente e servidor via HTTP em 1898 (o cientista inglês foi o primeiro a usar a rede de computadores via o HTTP que baseia a comunicação via Internet até hoje). Berner-Lee também é reconhecido pela invenção da World Wide Web, o “www” que usamos quando navegamos pela rede. Berners-Lee foi decisivo no processo de criação da Internet como uma ferramenta eficiente de troca de informações, especialmente entre cientistas.
O sistema foi implementado em 1990, com a ajuda de Robert Cailliau, um estudante da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN). Algum tempo depois, no dia 7 de agosto de 1991, estava online o primeiro website, onde se explicava como criar um navegador e instalar um servidor web
Considerado como o pai da Internet como hoje a conhecemos, Tim Berners-Lee criou as bases para um fenómeno massivo com potencial ilimitado. A Web 1.0 deu origem à Web 2.0 onde os sites ganharam uma componente multimédia forte.
Hoje, na era do 3.0, o processo de comunicação foi decomposto. Fenómenos como redes sociais ou blogs fazem com que qualquer um possa criar os seus próprios conteúdos e divulgá-los facilmente. Basta ter acessso a um computador.

Outros materiais