Buscar

Aula 08 Legislação Trabalhista e Previdenciária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
1 - O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ao conceder um determinado benefício assistencial da renda vitalícia a um cidadão portador de deficiência e que não possui meios de subsistência, estará aplicando qual dos princípios da seguridade:
 R = Seletividade na prestação dos benefícios e serviços;
2 - (Procurador ¿ Natal-RN ¿ 2008 ¿ CESPE) Edmar, ex-estudante de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nunca exerceu atividade profissional. No entanto, elegeu-se deputado federal, sendo que a atividade parlamentar foi sua primeira experiência político profissional. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, enquanto estiver no exercício do mandato, Edmar será segurado obrigatório
 R = da previdência social na qualidade de empregado.
3 - Mantém a qualidade de segurado, independentemente de contribuições, até:
 R = 12 (doze) meses após a cessação das contribuições, o segurado que deixar de exercer atividade remunerada abrangida pela Previdência Social ou estiver suspenso ou licenciado sem remuneração.
4 - É VERDADEIRO dizer quanto a inclusão da Assistência Social na Constituição Federal Brasileira de 1988 que a mesma significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de:
 R = Seguridade social, que está sendo tratada como bem público e social do estatuto de uma sociedade para alcançar todos os seus membros.
5 - Quais os princípios do Direito Previdenciário?
 R = 1 PRINCÍPIO DA SOLIDARIEDADE . 2-	PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE DE COBERTURA E ATENDIMENTOS. 3- UNIFORMIDADE E EQUIVALÊNCIA DE PRESTAÇÕES ENTRE POPULAÇÃO URBANA E RURAL; 4-	SELETIVIDADE E DISTRIBUTIVIDADE DE BENEFÍCIOS E SERVIÇOS; 5-	IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFÍCIOS.
6 - Na Constituição da República Federativa do Brasil, Capítulo II Dos Direitos Sociais, Artigo 7o: São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: I. redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança. II. adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. III. seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do trabalhador, sem excluir a indenização, a cargo do empregador, que está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. IV. proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 16 (dezesseis) e de qualquer trabalho a menores de 14 (quatorze) anos. Está correto o que se afirma APENAS em:
 R = I e II.
7 - A Assistência Social é tratada pelos artigos 203 e 204 da Constituição Federal, que determina seus objetivos, formas de ação e de financiamento, sendo prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição para a seguridade social, tendo como objetivos:
 R = A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência física e a promoção da sua integração a sociedade
8 - A Constituição Federal em seu artigo 194 trata sobre a seguridade social como ações do poder público e da sociedade em geral visando asegurar quais direitos:
 R = Saúde, Previdência e Assistência Social

Outros materiais