21 pág.

PIM I JAILSON UNIP 2018

Disciplina:Projeto Interdisciplinar I - Segurança do Trabalho2 materiais7 seguidores
Pré-visualização4 páginas
UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I
Curso Superior de Tecnologia em Segurança no trabalho

PIM I - PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR 
 
 
 
JAILSON FREIRE DA SILVA 
 
 

Polo Unip Ipiranga-SP
SO PAULO- SP
2018
UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar I
Curso Superior de Tecnologia em Segurança no trabalho

Um Projeto sobre a Administração, Comunicação e Técnicas de informática desenvolvido e aplicado no
Grupo JK Proteções Sistemas de Segurança

NOME: JAILSON FREIRE DA SILVA
RA: 1843553
CURSO: Tecnologia em Segurança no trabalho
Semestre:1
				

Polo Unip Ipiranga-SP
SÃO PAULO- SP
2018

RESUMO

Este trabalho verificou dentre os estilos de liderança e gerenciamento, qual o modelo utilizado na relação entre superiores e colaboradores no Grupo JK Proteções. O desenvolvimento do trabalho foi embasado em teorias de alguns autores com ênfase em alguns estilos de liderança, motivação e comunicação. Analisou o comprometimento de todos dentro da empresa na busca de um sincronismo perfeito, envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivo. Percebe-se que o Grupo JK, apresenta uma preocupação com o papel do supervisor que além de precisar ter conhecimentos técnicos e administrativos, deverá também ter a capacidade de motivar, liderar, unir e coordenar um grupo de profissionais, nos quais se relacionam diariamente. Observou-se que os colaboradores se preocupam com a responsabilidade de desenvolver um trabalho em equipe, dentro dos padrões e qualidades exigidas pelo padrão da JK, para atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima rapidez, através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente-empresa com vistas à otimização deste relacionamento.
Palavras chave: Liderança, Motivação, Comunicação, Trabalho em equipe.

ABSTRACT
This study verified among the leadership styles and management, which model is used in the relationship between superiors and colleagues in the JK Protecções Group. The work’s development was based on theories of some authors with some emphasis on leadership styles, motivation and communication. Analyzed the involvement of everyone within the organization in search of a perfect timing, involving all areas with the same goal. It is noticed that the JK Group is concerned with the role of the supervisor who also need to have technical and administrative expertise, should also have the ability to motivate, lead, unite and coordinate a group of professionals which they relate daily. It was noted that employees are concerned with the responsibility of developing teamwork, within the standards and qualities required by the JK standard, to meet and satisfy customer needs as quickly as possible through the most efficient and effective use of client-company interaction channels with a view to optimizing this relationship.

Keywords: Leadership, Motivation, Communication, Teamwork

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO	6
2. DESENVOLVIMENTO	7
2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO	7
2.1.1 A Empresa	7
2.1.2 Fornecedores, Produtos e Serviços	8
2.1.3 Clientes.........................................................................................................................................10
2.1.4 Concorrentes da Organização	11
2.1.5 Projeto Organizacional...........................................................................................................11
2.1.6 Análise da Prática Atual de Gestão da Organização...................................12
2.1.6.1 Diferença de autoridade e poder..............................................................14
 2.2 - COMUNICAÇĀO EMPRESARIAL	14
2.2.1 Historia da comunicaçāo..............................................................................14
2.2.2 Meios de comunicaçāo..........................................................................................................15
2.2.3 Comunicação externa na empresa	16
2.2.4 Comunicaçāo interna na empresa	16
2.3 - TÉCNICAS DE INFORMÁTICA	17
2.3.1 Portal Grupo jk	17
2.3.2 Intranet 	18
2.3.3 Outras Ferramentas Ultilizadas pela JK	18
2.3.3.1 Nota Fiscal Eletrônica (DANFE )	19
2.3.3.2 E-mail	19
3. CONCLUSÃO	20
4. REFERÊNCIAS	21

1. INTRODUÇÃO
Diante do atual cenário brasileiro e das constantes mudanças que ocorrem no mundo corporativo, as organizações precisam estar alinhadas em torno de definições estratégicas claras, levando em consideração o fluxo de informação e conhecimento que afetam o desempenho organizacional como um todo. Por isso, é necessário estabelecer um compromisso com a força de trabalho baseado no respeito mútuo e uma comunicação aberta, através do aprendizado e criação de novas formas organizacionais direcionadas para as equipes e os processos.
O sucesso de uma organização vai além das ferramentas de trabalho, da captação de recursos financeiros e tecnológicos, o alcance da qualidade na prestação de serviços e no ambiente organizacional, o que resulta, entre outros fatores, de um comportamento positivo e comprometimento dos colaboradores, pois são as pessoas que fazem com que as coisas aconteçam, propõem melhorias e mudanças necessárias para o aperfeiçoamento. A empresa em estudo será o Grupo JK Proteções uma prestadora de serviços, que faz manutenções predial, venda e instalação de sistemas de segurança e também presta serviços de assistência técnica em motores e placas de comando de automação, inaugurada há 15 anos.
O processo de Liderança faz parte do sistema organizacional e, atuando como parte de um sistema, precisa comunicar-se e relacionar-se com o restante da organização para que haja um bom funcionamento e melhoria do desempenho organizacional.
Assim, este trabalho busca analisar as estratégias de liderança e relacionamento utilizadas pelo Grupo JK. Nessa análise será verificado o comprometimento de todos dentro da empresa na busca de um sincronismo perfeito, envolvendo todas as áreas com o mesmo objetivo: atender e satisfazer as necessidades do cliente com a máxima qualidade, através da utilização mais eficiente e eficaz dos canais de interação cliente-empresa com vistas à otimização deste relacionamento, garantindo assim, maior nível de satisfação dos clientes e o bom desempenho da equipe.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
2.1.1 A Empresa
GRUPO JK COMERCIO DE SISTEMAS DE SEGURANÇA LTDA, é uma prestadora de serviços, de pequeno porte, voltada para a prestação de serviços de manutenções, instalações de sistema de segurança. A empresa é constituída por cotas de responsabilidade limitada, com capital próprio, inscrita no CNPJ :05.738.036/0001-09, foi fundada em 2003, para ser representante de vendas e instalação no seguimento de telas de proteção para crianças em toda região de São Paulo.
Com matriz em São Paulo - SP, a empresa conta com a ajuda de mais 6 colaboradores e uma frota de 3 veículos e 2 motos, visando sempre o atendimento com qualidade, tecnologia e rapidez a seus clientes.
O Grupo JK é responsável pela manutenção de 20 condomínios em diferentes regiões, atua também na instalação de Cftv, cerca elétrica, alarme, interfones, antena coletiva, biometria e portões de veículos e pedestre. A empresa ainda presta serviço de plantões de manutenção predial noturnos, finais de semana e feriados. Para isso, conta com excelentes profissionais treinados para dar total assistência técnica visando satisfazer as necessidades de seus clientes.
Atuando com responsabilidade social, tem um programa de reciclagem das carcaças de motores, cabeamento de cobre, perfis de alumínios, embalagens de óleos e papelão, onde promove o descarte adequado destes materiais, buscando evitar a contaminação do meio ambiente, através de parcerias com empresas especializadas na compra e reciclagem de todo o material.
Buscando cada vez mais a fidelização e satisfação de seus clientes a JK implantou um processo