A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVA - AULAS TEMA 5,6,7,8

Pré-visualização | Página 1 de 1

AULA TEMA - 5
Questão 1
O poder-dever da Administração Pública de restringir o exercício de direitos em razão do interesse público denomina-se poder:
Resposta correta: De polícia.
Questão 2
No abuso de poder pela modalidade excesso de poder, o Administrador Público:
Resposta correta: Age fora dos limites de suas atribuições, extrapolando o que lhe é permitido, violando o elemento competência do ato administrativo. 
Questão 3
O Ministério Público, por meio dos Procuradores e Promotores de Justiça, é responsável por exercer várias funções relacionadas à defesa dos direitos fundamentais, com destaque para as atribuições de promover o inquérito civil e a ação civil pública. Não incumbirá ao Ministério Público instaurar inquérito civil ou ajuizar ação civil pública nos casos de violações:
Resposta correta: A direitos individuais.
Questão 4
Sem qualquer motivação ou fundamento legal, o empresário Marcos Lúcio teve o pedido de alvará de funcionamento de uma filial de sua loja de ferramentas indeferido pela Prefeitura.
Neste contexto, Marcos Lúcio poderá impetrar:
Resposta correta: Mandado de segurança, para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, em face da prática de ilegalidade ou abuso de poder por autoridade pública.
Questão 5
Embora tenha origem na Inglaterra, o sistema judiciário ou de jurisdição única encontra seu principal expoente nos Estados Unidos da América, onde prevalece a rule of law, ou seja, a supremacia da lei, com todos se submetendo à jurisdição da Justiça Ordinária, do Poder Judiciário, inclusive o Administrador Público. Ao adotar esse sistema, a ordem jurídica brasileira:
Resposta correta: Estabelece que as decisões administrativas podem ser revistas pelo Judiciário.
Questão 6
No sistema de fiscalização e controle da atividade estatal sobre os atos da Administração Pública, é importante mencionar a existência de órgãos independentes que exercem papéis fundamentais. A um órgão dessa natureza foi atribuído importante papel na Constituição Federal brasileira de 1988. Trata-se:
Resposta correta: Do Ministério Público.
AULA TEMA - 6
Questão 1
Sobre a declaração de direitos fundamentais, pode-se afirmar que constitui:
Resposta correta: Uma tradição constitucional brasileira.
Questão 2
Por constituir um direito sem individualização reconhecido a uma série indeterminada de pessoas, o direito ao meio ambiente sadio pode ser classificado como:
Resposta correta: Um direito difuso.
Questão 3
De acordo com o Art. 228 da Constituição Federal, a idade penal inicia-se aos 18 anos, em que o adolescente responde por seus atos na forma da legislação especial. Sobre essa norma constitucional, é correto afirmar que:
Resposta correta: Pode ser classificada entre os direitos e as garantias individuais.
Questão 4
No caso de uma suposta proposta de emenda constitucional tramitar pelo Congresso Nacional propondo a redução da maioridade penal, a Comissão de Constituição e Justiça:
Resposta correta: Poderá exarar parecer no sentido de que essa proposta de emenda tende a enfraquecer uma cláusula pétrea.
Questão 5
Uma possibilidade importante a se considerar diz respeito à colisão de direitos fundamentais enunciados. Em relação a essa possibilidade, a Constituição Brasileira:
Resposta Correta: Não veicula nenhuma solução pronta e acabada, devendo-se aplicar o princípio da proporcionalidade para a definição do direito fundamental que deve prevalecer.
Questão 6
A proibição da prisão por dívidas, exceto se for originária de pensão alimentícia, está consagrada:
Resposta Correta: No pacto de San Jose da Costa Rica.
AULA TEMA – 7
Questão 1
Incumbe ao Poder Judiciário atuar na defesa dos direitos humanos fundamentais:
Resposta correta: Se houver lide ou litígio e mediante provocação das partes.
Questão 2
Dedicar-se a atividades político-partidárias constitui:
Resposta correta: Uma vedação aos Juízes.
Questão 3
Uma escuta telefônica clandestina pode constituir uma violação ao princípio processual constitucional:
Resposta correta: Da vedação à prova ilícita.
Questão 4
Quando ouve as duas partes antes de tomar uma decisão, o juiz de um processo está dando cumprimento diretamente ao princípio:
Resposta correta: Do contraditório.
Questão 5
A Constituição Federal veicula normas que visam à garantia da Independência e Imparcialidade de seus agentes, que são os magistrados, juízes de primeira instância e membros de tribunais. Essas garantias da Magistratura estão asseguradas nos incisos I a III do Art. 95, sendo elas a vitaliciedade, a inamovibilidade e a irredutibilidade de subsídio. Sobre essas garantias, analise os itens I a III e depois assinale a alternativa correta:
I- Inamovibilidade: garantia da magistratura consubstanciada no direito do juiz de permanecer na unidade judiciária de lotação, ainda que por motivo de interesse público em decisão por maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça (CF, Art. 95, II c/c 93, VIII).
II - Irredutibilidade do subsídio: garantia de que a remuneração do juiz, uma parcela única denominada subsídio, não poderá sofrer redução, observados os limites constitucionais. 
III - Vitaliciedade: garantia adquirida pelo juiz após dois anos de efetivo exercício, segundo a qual somente poderá perder o cargo por sentença judicial transitado em julgado.
Resposta correta: Estão corretos os itens II e III.
Questão 6
Essa figura é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Trata-se do:
Resposta correta: Advogado.
AULA TEMA – 8
Questão 1
O grande marco da consciência quanto à necessidade de proteção dos direitos do homem no plano internacional foi:
Resposta correta: A Segunda Guerra Mundial.
Questão 2
A intensificação da integração e interdependência social, política, econômica e cultural entre povos e nações, favorecida em muito pela evolução da tecnologia, dos transportes e das comunicações, denomina-se:
Resposta correta: Globalização.
Questão 3
Nas últimas décadas, a caracterização do indivíduo como sujeito de direito internacional sofreu considerável evolução, o que teve por ponto central a condição do ser humano no plano internacional (ACCYOLI, 2012, p. 256). Isso ocorre no campo da promoção e proteção dos direitos humanos, em relação aos quais se reconhece a capacidade processual do indivíduo de postulá-los em juízo perante tribunais internacionais. Pode-se afirmar que esse tratamento do ser humano como sujeito de direito internacional:
Resposta correta: Começou pela responsabilidade penal internacional e, progressivamente, foi sendo estendido a outros campos do direito internacional pós-moderno.
Questão 4
Esta entidade poderá dar parecer consultivo sobre qualquer questão jurídica, o que inclui se pronunciar sobre normas da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Também possui competência para dirimir conflitos sobre direitos humanos, apresentados pelos Estados partes do Estatuto. Trata-se da(o):
Resposta correta: Corte Internacional de Justiça.
Questão 5
Um preso de guerra submetido a torturas e tratamentos degradantes:
Resposta correta: Não poderá recorrer à Corte Internacional de Justiça, pois apenas os Estados possuem legitimidade para ingressar essa Corte.
Questão 6
Sobre a responsabilidade penal internacional é correto afirmar que:
Resposta correta: Apenas o indivíduo pode ser responsabilizado por crimes tipificados.