Buscar

O ORDENAMENTO JURÍDICO POSITIVO

Prévia do material em texto

*
O ORDENAMENTO JURÍDICO POSITIVO
*
Conceito:
	O ordenamento jurídico pode ser dividido em dois grandes hemisférios ou setores: o direito público e o direito privado
 
*
→
→
Em Roma:
*
*
Atualmente:
*
DO PERÍODO MEDIEVAL À CONSTRUÇÃO DO ESTADO NAS SOCIEDADES CAPITALISTAS:
Emilio Sala Frances - A expulsão dos Judeus da Espanha. 
*
Rigaud - Louis XIV, Rei da França e Navarra
*
Delacroix – La Liberte guidant le Peuple
*
Jaques-Louis David - O Juramento da Péla 
*
Howard Chisty – Assinatura Constituição dos Estados Unidos.
*
*
Direito Público:
	Regulamentação da atividade do Estado. Definição de funções, forma de organização, poderes e serviços públicos. Regulamentação das relações do Estado com os particulares e os demais Estados.
*
Princípios:
a) Superioridade do Estado e sua vontade diante dos particulares.
b) Garantia dos direitos dos particulares diante do poder estatal em forma de direitos fundamentais, que limitam a atuação do estado.
c) Igualdade nas relações entre os Estados soberanos
d) Caráter imperativo das normas jurídicas, cuja aplicação não depende da vontade das partes envolvidas na relação, sejam estas autoridades estatais, sejam particulares.
*
Divisão:
*
DIREITO PÚBLICO INTERNO:
	Direito Constitucional: 
Traça os princípios básicos da organização das autoridades do Estado e suas competências. Configura as relações entre o Estado e os particulares por meio de direitos e deveres fundamentais e, finalmente, formula os princípios que devem nortear a atuação do estado na esfera internacional.
	Direito Administrativo: 
Regulamenta a atividade da administração pública. Atua na fixação de meios e formas para a atuação do Estado. Os princípios básicos da administração pública encontram-se na Constituição, existindo, ainda, muitas leis esparsas e decisões administrativas que regulamentam o funcionamento das autoridades administrativas e o modo de prestação de serviços públicos. 
 
*
	Direito eleitoral:
	Área do direito que aborda o procedimento de eleição do Poder Executivo e Legislativo e sua fiscalização.
	Direito dos partidos políticos:
	Regula a criação, funcionamento, competências e forma de fiscalização dos partidos políticos.
	Direito financeiro e tributário: 
	Regulamenta a receita e a despesa pública, ou seja, o modo de criação e recolhimento dos vários tributos e a gestão dos recursos econômicos públicos.
	Direito judiciário: 
	estabelece as regras de organização e funcionamento do Poder Judiciário e regulamenta o estatuto dos magistrados, dos integrantes do Ministério Público e dos advogados.
 
*
	Direito ambiental:
	Dispõe sobre normas que regulamentam a utilização de recursos naturais e tutelam a integridade do meio ambiente natural e cultural.
	Direito do Consumidor:
	Aborda as normas referentes à qualidade e aos preços das mercadorias e a responsabilidade do produtor e do fornecedor.
	Direito Penal:
	Dispõe sobre os delitos que constituem as violações mais graves ao ordenamento jurídico e estabelece as penas criminais, regulamentando os modos de fixação e execução.
*
	Direito processual: 
	Disciplina os vários tipos de processos judiciais, estabelecendo competência, os tipos de ações e recursos, o fluxo dos processos, os meios de prova e os efeitos da decisão judicial. Ou seja, o direito processual organiza a prestação jurisdicional.
	Teoria geral do processo → Regras básicas.
	Processo constitucional → Fontes: CF, Lei 9868-99, Regimento interno do STF.
	Processo civil → Fonte: CPC
	Processo trabalhista → Fonte: CLT
	Processo penal → Fonte: CPP
	Processo penal militar → Fonte: CPPM
*
	Direito internacional privado: 
	Aborda as normas relacionadas com a resolução de conflitos entre aquelas oriundas de diferentes países, principalmente em relação à nacionalidade, situação familiar, direitos patrimoniais, transações comerciais, modo de solução dos conflitos de jurisdição, reconhecimento de sentenças estrangeiras e aplicação de normas tributárias.
*
DIREITO PÚBLICO EXTERNO:
	Direito internacional público:
	Regulamenta os direitos e obrigações dos Estados soberanos em suas relações internacionais, o funcionamento das organizações internacionais e também as relações entre os Estados e os particulares no âmbito internacional. 
*
Direito Privado:
	Regulamentação da situação jurídica e as relações entre os particulares (pessoas físicas e pessoas jurídicas de direito privado).
*
Princípios:
a) Igualdade entre os sujeitos, não havendo privilégios para os partícipes dessa relação. 
b) Liberdade individual. Autonomia da vontade dos particulares.
c) Flexibilidade. Em muitos casos as normas legais são aplicadas nas relações jurídicas privadas de forma supletiva.
d) Caráter imperativo das normas jurídicas, cuja aplicação não depende da vontade das partes envolvidas na relação, sejam estas autoridades estatais, sejam particulares.
*
	Direito civil:
	Direito privado comum, é área do direito que regulamenta a capacidade e o estado dos sujeitos de direito, bem como suas relações jurídicas sobretudo em seus aspectos patrimoniais (direito das obrigações, das coisas e das sucessões) e familiares (direito de família e grande parte dos direitos de sucessões).
	Direito empresarial ou comercial:
	Regula as relações jurídicas no âmbito das atividades empresariais
São assim delimitados os atos realizados com fins lucrativos, o status da pessoa que exerce habitualmente atividade com fins lucrativos (empresário) e as regras de funcionamento da empresa.
	Direito do trabalho:
 
	Regulamenta as relações de trabalho, regulamentando suas condições (segurança, higiene, férias) a remuneração dos assalariados e a representação coletiva.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes