Buscar

Portfólio 6a de BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

��
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO 
PORTFÓLIO DA 6a SEMANA DA DISCIPLINA DE BASES FISIOLÓGICAS DO MOVIMENTO HUMANO 
JESSICA MICHEL ANGELO DUARTE, 8017855. 
EDUCAÇÃO FÍSICA (BACHARELADO)
SÃO PAULO – SP
2018
OBJETIVOS
Compreender a explicação sobre a principal fonte de energia e quais as formas encontradas.
Conhecer quais sistemas produzem energia para a ressíntese de ATP e como é a demanda energética no repouso e no exercício.
Definir oxigênio de recuperação, comportamento do componente rápido e lento durante a recuperação, e os componentes restaurados na recuperação.
Definir o que é ergômetro e explicar quais os principais tipos de ergômetros.
Compreender como se mensuram trabalho e potência.
Descrever o que é calorimetria direta tanto quanto indireta e o que é Equivalente Metabólico.
Conhecer e discutir sobre ventilação pulmonar, volume, capacidades e medidas pulmonares.
Compreender e explicar diferentes volumes e capacidades durante o repouso e o exercício.
Definir as variações dos padrões respiratórios normais.
Descrever o transporte de oxigênio e dióxido de carbono no sangue durante o repouso e o exercício.
Discutir as alterações de pressão durante o exercício.
Explicar as alterações cardiovasculares durante o exercício.
Infelizmente, nós não temos a capacidade de converter os nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas) diretamente em energia. Esses nutrientes que ingerimos durante a alimentação são utilizados para produzir o composto denominado Adenosina Trifosfato (ATP). Portanto, é importante você saber o que é o ATP e para que ele serve. Além disso, é necessário você conhecer quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP. Portanto, responda as seguintes perguntas:
O que é o ATP e para que serve?
O trifosfato de adenosina (ATP) consiste numa molécula considerada indispensável à manutenção da vida da célula e pode ser encontrado em todos os sistemas vivos. A sua estrutura é formada por três grupos fosfato agrupados a uma unidade de adenosina que é constituída por adenina e ribose. O ATP quando é desdobrado através da adição de uma molécula de água, ao qual se dá o nome de hidrólise, vai dar origem a uma grande quantidade de energia. A sua principal função é o armazenamento de energia que serve de base a todas as atividades vitais consideradas básicas.
Quais os sistemas que produzem energia para a ressíntese do ATP?
ATP/CP - Sistema anaeróbio alático
Via Glicolítica ou sistema anaeróbio lático
Ciclo de Krebs 
Dê um exemplo de atividade predominantemente anaeróbia alática, um de anaeróbia lática e um de aeróbia
Anaeróbio alático: Levantamento de peso, corrida de 100m, saltos, cortadas do vôlei, movimentos de soco e chute em uma luta, ou seja, movimentos rápidos que não duram mais do que 10 segundos.
Anaeróbio lático: Movimentos intenso maiores de que 10 segundos, Sprint com a bike ou provas rápidas de natação (100m por exemplo).
Sistema aeróbio: corridas, pedaladas e esportes de longa duração como o futebol e o basquete.
No repouso, qual a contribuição, em termos percentuais, da energia obtida à partir das gorduras e dos carboidratos?
No repouso, aproximadamente 65% da energia é obtida a partir das gorduras e cerca de 35% dos carboidratos.
É comum, em provas de longa duração, os indivíduos, ao estar próximo o término da prova, realizarem um sprint, ou seja, aumentarem bastante a intensidade do exercício. Quando isso acontece, aumenta a participação do sistema anaeróbio alático e glicolítico e, consequentemente, diminui a participação do sistema aeróbio. Nestas provas (com duração acima de 2 horas), os indivíduos alcançam a fadiga devido a quais fatores?
Diminuição das reservas de glicogênio hepático e muscular, como também diminuição da glicose sanguínea.
A baixa concentração de glicogênio muscular está associada à queda do desempenho.
Perda de água e eletrólitos (desidratação).
Aumento da temperatura corporal.
Cansaço ou abatimento físico.
Com o passar do tempo, após o término do exercício, o consumo de oxigênio diminui exponencialmente. No início, entre 2 e 3 minutos, essa diminuição é muito acentuada. Depois, a diminuição é mais gradativa. Essa diminuição acentuada é denominada “componente rápido” e a diminuição mais gradativa, “componente lento”. Quais os fatores são responsáveis pelos componentes lento e rápido de recuperação?
No componente rápido de recuperação, o consumo de oxigênio supre as necessidades de energia após o término do exercício para: refazer o oxigênio que estava na mioglobina muscular e na hemoglobina sanguínea.
Fornecer oxigênio para a musculatura respiratória e cardíaca que está consumindo oxigênio em um ritmo acima do consumo durante o repouso;
Fornecer oxigênio para restaurar as reservas de PC que foram depletadas durante o exercício.
No componente lento de recuperação, o consumo de oxigênio acima daquele utilizado no repouso é fundamental para: fornecer oxigênio para a musculatura respiratória e cardíaca que está em um ritmo de trabalho mais intenso quando comparado com o repouso.
Redistribuição iônica.
Ajustar as demandas de oxigênio devido a uma atividade metabólica mais alta.
Contribuir para o fornecimento de energia devido ao aumento das atividades da bomba de sódio e potássio, ressíntese de glicogênio e oxidação do ácido lático.
 Após a realização de uma hora de um exercício contínuo de resistência, apenas uma pequena quantidade de glicogênio é ressintetizada nas duas primeiras horas. Para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio, são necessárias quantas horas de recuperação, com uma dieta rica em carboidratos?
Para ressintetizar totalmente as reservas de glicogênio, são necessárias, aproximadamente, 48 horas de recuperação e uma dieta rica em carboidratos. Se a dieta for pobre em carboidratos, a ressíntese de glicogênio é muito menor.
O que são pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, e qual o comportamento delas durante o exercício?
Pressão arterial sistólica: É a maior pressão alcançada no interior da artéria aorta logo após a sístole ventricular. Em repouso, em indivíduos normotensos, a maior pressão alcançada fica em torno de 120 mmHg durante a sístole ventricular.
Pressão arterial diastólica: É a menor pressão alcançada no interior da artéria aorta durante a diástole. Em repouso, a menor pressão alcançada fica em torno de 80 mmHg.
Já durante o exercício, quanto maior a intensidade, menor o tempo da sístole e da diástole. Porém, como a diminuição da diástole é maior, em uma alta intensidade de exercício, o tempo da diástole chega a ser menor do que o tempo da sístole.
O que é fração de ejeção? Por que a fração de ejeção aumenta com o aumento da intensidade do exercício?
Fração de ejeção é o percentual relativo à quantidade de sangue total do ventrículo esquerdo ejetada a cada sístole.
Em repouso, a fração de ejeção fica em torno de 58%.
Porém, durante o exercício de alta intensidade, esse valor pode aumentar até aproximadamente 75%.
Cada vez que a intensidade do exercício aumenta, é necessário maior fornecimento de sangue contendo oxigênio e nutrientes necessários às células musculares que estão sendo utilizadas durante o exercício.
Para aumentar esse fluxo sanguíneo, há aumento do volume diastólico terminal e diminuição do volume sistólico terminal. Em outras palavras, podemos afirmar que, antes de o coração contrair-se, há maior quantidade de sangue no seu interior e, após a contração, resta quantidade menor de sangue.
Com isso, a quantidade de sangue ejetada na circulação torna-se cada vez maior.
Qual o comportamento da frequência cardíaca durante o exercício em indivíduos destreinados? E em indivíduos treinados?
Em indivíduos treinados, a frequência cardíaca no repouso é menor do que em indivíduos destreinados. Isso acontece porque, em indivíduos treinados, o VS é maior e, além disso, bombear, aproximadamente,
5,0 litros de sangue para o corpo com VS maior permite que a frequência cardíaca seja menor.
Segundo o ACSM, quais fatores são imprescindíveis para melhorar a aptidão cardiorrespiratória?
Frequência semanal: é recomendável que o indivíduo realize de 3 a 5 sessões por semana.
Intensidade: esta é a variável mais importante para a realização da atividade física com o propósito de melhorar o condicionamento cardiorrespiratório. De acordo com o ACSM, a intensidade deve estar entre 65% e 90% da FCM.
Tempo: a recomendação é a de que a atividade dure entre 20 e 60 minutos.
Tipo: o sistema energético predominante é o aeróbio (atividades como caminhada, corrida, ciclismo e natação).
Divertimento: a atividade deve ser realizada com entusiasmo e alegria, ou seja, deve ser agradável.
 Qual o comportamento do débito cardíaco durante o exercício de indivíduos destreinados? E de treinados?
Para indivíduos destreinados, esse valor pode ser de, aproximadamente, 20 litros por minuto. Para indivíduos treinados, esse valor pode ser próximo de 40 litros por minuto.
Geralmente, quanto maior o DC, maior é a capacidade de se exercitar em intensidades maiores. Durante o exercício, o aumento do DC acontece devido ao aumento da frequência cardíaca e do volume de ejeção.
Cite pelo menos três atividades em que o consumo máximo de oxigênio é alto.
Ciclismo, corrida e natação.
Após ler sobre o assunto, aponte o que é necessário modificar em um treinamento para melhorar o consumo máximo de oxigênio. Descreva por meio de qual atividade, volume (tempo), frequência semanal e intensidade poderemos atingir o objetivo.
Para a obtenção de melhorias no VO2máx., é necessário que o indivíduo participe de treinamento abrangendo grandes grupos musculares em exercícios dinâmicos. Por exemplo: natação, ciclismo, corrida ou qualquer outra atividade que dure entre 20 e 60 minutos, com frequência de 3 a 5 vezes por semana e intensidade entre 50 e 85% do VO2máx.
Indivíduos destreinados e com valores baixos de VO2máx que treinam por 2 a 3 meses podem melhorar o VO2máx. em aproximadamente, 30%.
Porém, para indivíduos treinados e com valores altos de VO2máx., a melhoria pode ser apenas de 2% a 3%.
Quais fatores determinam um aumento do consumo máximo de oxigênio com o treinamento?
Os fatores que influenciam o VO2máx. são: genética, nível inicial de condicionamento e especificidade do treinamento.
Genética: se você prescrever o treinamento para duas pessoas aparentemente idênticas, poderá observar, com o tempo, que cada uma delas responde diferentemente ao treinamento determinado. Por isso, a prescrição da atividade física tem que ser individualizada. Além disso, o treinamento deve ser acompanhado de perto, porque cada indivíduo responde diferentemente à execução da carga de trabalho.
Nível inicial de condicionamento: se você está pretendendo iniciar a prescrição do treinamento, inicie com um indivíduo de baixo nível de condicionamento físico. É estranho ler essa afirmativa anterior? O fato é que quanto mais o indivíduo é destreinado, maior será a chance de esse indivíduo melhorar o condicionamento.
O oposto também é verdadeiro, ou seja, indivíduos com alto nível de condicionamento conseguem apenas uma pequena melhora do desempenho com o treinamento.
Dessa forma, a chance de o indivíduo sedentário melhorar o desempenho é grande, enquanto a chance de o indivíduo altamente treinado melhorar o desempenho é muito menor.
Especificidade do treinamento: a melhoria do VO2máx. é altamente específica. Isso quer dizer que, se você pretende melhorar o VO2máx. em indivíduos que treinam corrida, avalie e prescreva o treinamento na corrida. Se outro pretende pedalar melhor, avalie e prescreva o treinamento no ciclismo.
Quanto maior a massa muscular empregada na atividade física, maior pode ser o valor do VO2máx. alcançado. 
Porém, se um indivíduo que corre for avaliado na bicicleta ergométrica, poderá apresentar valores de VO2máx. menores do que os alcançados na esteira. Tal fato também pode acontecer em outras modalidades esportivas.
Explique como o duplo-produto pode ser utilizado para direcionar a intensidade do exercício em pacientes com obstrução coronariana.
Com o aumento da intensidade do exercício, há aumento na FC e na pressão arterial sistólica. Com isso, há também aumento na sobrecarga de trabalho do coração.
Durante o exercício a 100% do VO2máx., o duplo-produto é, aproximadamente, 5 vezes maior do que o duplo-produto no repouso. Com isso, o trabalho cardíaco aumenta em cerca de 500% em relação ao repouso.
O duplo-produto pode ser utilizado para direcionar a intensidade do exercício em pacientes com obstrução coronariana. 
Por exemplo: um paciente apresenta angina (dor torácica) em determinada intensidade de exercício em que o duplo-produto é igual a 30.000.
 (CONDIÇÃO: 75% do VO2máx / FC: 170 / PRESSÃO SISTÓLICA (mmHg): 180).
Com isso, esse paciente deveria se exercitar em intensidade de exercício igual ou inferior a 75% do VO2máx. Essa ação é importante para reduzir o risco de o paciente apresentar dor torácica durante o exercício.
Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD/CEUCLAR

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais