Buscar

Exercício da Aula 04 de Psicologia nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Howard Gardner revolucionou a educação, a partir da década de 80, do século XX, com o desenvolvimento da teoria das Inteligências Múltiplas. Essa mudança de paradigma entra em cena como uma nova visão da mente humana, reformando a escola tradicional. Segundo Gardner, abrigamos em nossa mente diversas inteligências, que caracterizam as habilidades e facilidades das pessoas. Podem ser consideradas inteligências descritas por Gardner, EXCETO:
		
	 
	Existencialista e Espacial
	 
	Emocional e  cognitiva
	
	Interpessoal e Cinestésica
	
	Lingüística e Musical
	
	Lógico-matemática e Naturalista
	
Explicação:
1. Inteligências Lingüísticas:característica dos poetas; 2. Inteligências Lógico-Matemática: à Capacidade lógica e matemática ; 3. Inteligências Espacial: à capacidade de formar um mundo espacial e de ser capaz de manobrar e operar utilizando esse modelo (Marinheiros, Engenheiros, cirurgiões, etc.); 4. Inteligência Musical: possuir o dom da música como Mozart ; 5.Inteligência Corporal-Cinestésica: capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo (Dançarinos, Atletas, artistas, etc.); 6. Inteligência Interpessoal: capacidade de compreender outras pessoas (Vendedores, Políticos, Professores, etc.) e 7. Inteligência Intrapessoal: capacidade correlativa, voltada para dentro. Capacidade de formar um modelo acurado e verídico de si mesmo e de utilizar esse modelo para operar efetivamente na vida.
A inteligência cognitiva também pode ser chamada de inteligência intelectual e em resumo, pode ser caracterizada na capacidade de cada um de manipular informações e responder a elas. 
A inteligência emocional foi mais profundamente estudada pelo psicólogo americano Daniel Goleman. 
Portanto, essas duas não fazem parte do escopo das inteliências múltiplas descritas por Gardner.
	
	 
	Ref.: 201704326765
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Em um processo seletivo, durante o processo de dinâmica de grupo, o agente de seleção sentiu-se desconfortável em relação a um dos candidatos, que parecia muito triste. Diante do caso exposto, é correto afirmar que a percepção que uma pessoa tem das emoções de outras pessoas é um retrato da:
		
	
	Organização produtiva
	 
	Experiência pessoal
	
	Rejeição mnemônica
	
	Estruturação semântica
	
	Valorização de reparação
	
Explicação:
A percepção é a capacidade de interpretar e atribuir significado do que foi captado pelos sentidos. É um processo individual que pode ser influenciado por fatores fisiológicos e psicológicos, tanto quanto por questões externas como aspectos culturais e sociais; logo a experiência pessoal é determinante.
	
	 
	Ref.: 201704736009
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo Goleman (1998). Ações consideradas impensadas, ou imprudentes, como uma discussão em que se fala o que quer, ou uma agressão física a um colega por motivo torpe, ou um simples salto pra trás quando se visualiza um carro que quase colidiu com outro; são exemplos de: situações de Sequestro de amídalas neurais. Sequestro neural, neste caso, é usado para designar: Assinale a única alternativa correta ao que se pede:
		
	 
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio da estabilidade racional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de grande dificuldade. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
	O momento em que a razão é superada por uma forte emoção em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre com consciência da pessoa, por domínio e estabilidade emocional.
	
	O momento em que a emoção é superada por uma forte razão em uma situação de extrema alegria. Esta situação ocorre à revelia da pessoa, por falta de estabilidade racional.
	
Explicação:
Neste momento o autor fala sobre a falta de controle e a conduta por meio da emoção.
	
	 
	Ref.: 201704960411
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Existem três diferentes enfoques na definição e estudo do estresse no trabalho, mas que apresentam intersecções: o enfoque da Engenharia, o Fisiológico e o Psicológico. O enfoque Psicológico conceitua o estresse no trabalho em termos de uma
		
	 
	interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho.
	 
	sobreposição de necessidades da pessoa sobre o trabalho.
	
	sobreposição de necessidades do trabalho sobre a pessoa.
	
	gama de efeitos fisiológicos comuns de efeito sindrômico.
	
	característica aversiva ou nociva do ambiente de trabalho.
	
Explicação:
O enfoque Psicológico conceitua o estresse no trabalho em termos de uma interação dinâmica entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho.
	
	 
	Ref.: 201704667526
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando nos referimos ao modo de ser de um indivíduo em termos de como a sua conduta se manifesta ou não, as emoções, traduzindo-as por alterações na fala, marcha, gestos etc. Existem aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções. A definição anterior refere-se ao seguinte aspecto:
		
	
	Formação.
	
	Gênero
	 
	Condicionamento.
	
	Personalidade.
	 
	Cultura.
	
	 
	Ref.: 201704953568
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Para desenvolver a inteligência emocional, é preciso trabalhar cinco áreas, dentre as quais se destaca o Autoconhecimento. Assinale a alternativa que melhor define o Autocontrole:
		
	
	Capacidade de compreender a constituição emocional das outras pessoas, e também a habilidade de tratar as pessoas de maneira compatível com as emoções que elas apresentam;
	
	Competência para administrar adequadamente relacionamentos e criar redes de contato, assim como cultivar afinidades com outras pessoas.
	 
	Capacidade de reconhecer e compreender seus estados de espírito, emoções e impulsos, bem como o efeito desses estados sobre as outras pessoas;
	
	Paixão pela atividade; propensão para perseguir com energia e persistência seus objetivos pessoais ou profissionais;
	 
	Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
Explicação:
Controle das próprias emoções. Capacidade de controlar e redirecionar impulsos e estados de espírito perturbadores para a pessoa; propensão a não fazer julgamentos precipitados, mas pensar antes de agir;
	
	 
	Ref.: 201704816009
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Ao lançar o conceito de inteligências múltiplas, Gardner (1983) possibilitou que um gestor identificasse diversas variações dentro de sua equipe. Quando um profissional demostra extrema facilidade para conviver e trabalhar em equipe podemos indicar que ele esteja apresentando a inteligência denominada de:
		
	
	Musical
	 
	Interpessoal
	
	Espacial
	
	Matemática
	
	Corporal
	
Explicação:
Conforme apresentado na web aula 4 o exemplo da jornalista Marília Gabriela, a identificando de acordo com o conceito das inteligências múltiplas de Gardner (onde o autor chama a atenção na aquisição de inteligências variadas a partir de habilidades diversas), como uma profissional que atua bem em equipe, ou seja uma profissional dotada da inteligência interpessoal.
	
	 
	Ref.: 201704716284
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	De maneira genérica, o termo estresse significa desgaste. O estresse que pode nos atingir, como humanos,tem causas variadas. Observa-se, contudo, que nem todas as pessoas reagem de maneira idêntica às situações. Assim, no ambiente profissional, diante das mesmas circunstâncias e das mesmas exigências, alguns colaboradores demonstrarão maior resistência ao estresse, e outros menos. Pesquisadores atribuem a maior resistência ao estresse (portanto, menor vulnerabilidade a ele) à predominância, no indivíduo, de um tipo de inteligência. Estamos falando aqui da inteligência:
		
	
	Prática
	 
	Emocional
	
	Múltipla
	 
	Cognitiva
	
	Motora
	
Explicação:
O indivíduo que tem inteligência emocional consegue lidar melhor com as adversidades e estímulos estressores, adoecendo menos e conseguindo lidar melhor com o estresse, em função do desenvolvimento de autoconhecimento e da gestão de suas emoções.

Outros materiais