Buscar

Resenha 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dados Gerais
	Disciplina
	Gestão de Processos
	Alunos
	
	Turma
	3092
	
	e-mails
	
	Análise do Texto
	Título do Texto
	Mapeamento de processo: Uma abordagem para análise de processo de negócio
	Autor (es)
	Kwami Samora Alfama Correia, Fabiano Leal e Dagoberto Alves de Almeida, PhD.
	Palavras-Chaves do Texto (4 palavras)
	Globalização
	BPA
	Estratégia
	Análise
	1 - Descrição do Assunto 
	Assunto - Abordaremos na resenha as relações das organizações no mundo globalizado
onde determinar estratégias e ter foco, faz com que elas mapeiem seus caminhos e possam
estar sempre alcançando objetivos, como por exemplo uma rede bancária, que para angariar
mais clientes, tem em sua cadeia de atendimento uma peça chave na conclusão da satisfa-
ção que ele terá, fazendo de sua fidelidade a conquista da empresa.
Contexto - Trataremos o processo de gerenciamento em que uma organização tem em sua trajetória, determinando todos os tramites necessários para ótimos negócios.
Relevância / Importância - O assunto em questão serve para todos os gestores de negócios
terem uma base de como trilhar um caminho vitorioso em uma organização.
Objetivos - Buscar aperfeiçoar e satisfatoriamente atender o cliente, através de uma busca de informações, que acarretaram na satisfação plena desse cliente.
 
	2 - Idéias do Autor e os pontos-chave
	Argumentos - O autor analisa o processo como uma forma de direcionar de um jeito mais homogêneo todo o processo, verificando todo esse processo, analisando sua atividades suas atividades ( começo, meio, fim, além do decorrer de todo o processo ).
Em segundo plano, destaca que o processo deve ter uma base na gerência com apoio de uma direção da empresa considerável, uma estruturação de todo o processo direcionado estrategicamente os negócios, capacitando e dando suporte necessário para uma equipe de desenvolvimento de atividades e planejamento de um ótimo atendimento, voltado a busca o mais próximo possível da satisfação do cliente.
Conforme posicionamento do autor, em alguns momentos as empresas atuais impulsionadas pela globalização, buscam redução de custos, visando o lucro sempre e deixando a qualidade de um produto sem durabilidade de outros anos.
Isso se dá na visão do autor, devido ao alto índice de competitividade pela necessidade e exigência cada vez maior do consumidor por qualidade, preço e durabilidade dos produtos.
Entendemos que agregar valores, como cita o autor, significa mesmo satisfazer o cliente, e não somente, trabalhar para produzir mais e mais, por exemplo. Uma estratégia que está voltada diretamente ao cliente. Cita-se também a BPA, que em resumo identifica todos os problemas de uma empresa e fazem com que ela busque sempre melhorias, sendo todo esse processo muito satisfatório, o que realmente nos deixou condizente a essa definição, pois sem organização e detecção dos problemas, um processo não pode ter um futuro brilhante.
Concluindo-se esses pontos, vimos que o autor é muito crítico na forma que toda a estrutura do processo nesse mundo globalizado é direcionado, pois não tem padrões definidos internacionalmente e cada empresa busca incessantemente o lucro, diminuindo custo e não se preocupando na maioria das empresas com a qualidade.
	
3 - Apreciação Crítica da Obra e aplicação pratica 
	Podemos nesse texto nos perguntar: o autor é relevante? Digamos que sim. O mecanismo empregado no processo de uma empresa passa por todo gerenciamento, competência dos profissionais, incentivando-os para uma boa produtividade e qualidade no processo de negócios que iram fazer dessa empresa mais competitiva e lucrativa, porque toda empresa busca ganhar dinheiro ( lucrar ), não esquecendo das estratégias e estruturas das organizações, que podem gerar esse objetivo, baixando os custos mas podendo ter em contrapartida a baixa na qualidade, para isso temos que ter empregados, ou melhor, colaboradores/parceiros que se fidelizem a empresa e busquem torna-la mais competitiva e atrativa aos clientes, que são e sempre devem ser o foco da estratégia de uma organização, pois no mundo globalizado, atender bem quem adquiri seus produtos e/ou serviços, devem estar sempre satisfeitos.
Em nossa opinião, o autor somente deixou de enfatizar uma peça chave nessa engrenagem do processo que são os colaboradores/parceiros, pois não foram citados os benefícios que, como fez, por exemplo, Ford em sua indústria em 1914, aumentando os salários e diminuindo a carga horária para as 8hs que conhecemos. 
Portanto, um dos principais ícones do processo, os colaboradores/parceiros, não tiveram a ênfase que em nossa opinião do jeito que deveriam ter, pois estrutura e capital são primordiais em uma empresa, mas sem pessoas capacitadas e que tenham fidelidade, o ponto chave desse ciclo ou ponto final, não poderá ser atingido, a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa, que a faz crescer e aumentar sua credibilidade na sua área de atuação.
.

Outros materiais