Buscar

Educação de Jovens e Adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso de Pedagogia a Distância
Disciplina de Abordagens Didática para Educação de Jovens e Adultos - EJA
Aluno(a): Ana Iza de Faria 	RGM:053.13456
Professoras: Elizabete Velter & Terezinha Bazé 
Polo: Lisboa
ATIVIDADE DAS AULAS – 03 e 04:
Na atuação docente, penso ser importante e necessário refletir sobre esta citação de Paulo Freire:
Como ensinar, como formar sem estar aberto ao contorno geográfico, social, dos educandos? [...] Preciso, agora saber ou abrir-me à realidade desses alunos com quem partilho a minha atividade pedagógica. Preciso tornar-me, se não absolutamente íntimo de sua forma de estar sendo, no mínimo, menos estranho e distante dela. (FREIRE, 2003, p. 137). 	
		De acordo com a citação e a imagem mencionada acima, responda: 
1. Competências e habilidades também podem ser destacadas como saberes pedagógicos direcionados aos elementos indispensáveis para a relação entre teoria e prática educativa, onde se efetiva o processo ensino – aprendizagem por meio de uma prática pedagógica contextualizada. Nesse sentido, descreva em forma de texto, quais são as competências e habilidades (características) de um educador para atuar na EJA. (Valor 2,5)
Sem dúvidas, que existem educadores que tem muitas competências.
Mas para desenvolver um bom trabalho e atuar no EJA é necessário tem habilidades, de forma a manter motivado estes alunos. 
O homem é um ser sócio-histórico-cultural, inserido numa sociedade de classes sociais desiguais, com necessidades a serem atendidas.
 A educação é um caminho pelo qual o sujeito pode saciar essas necessidades que surgem num determinado tempo, e que sempre mudam, pois o ser humano está em constante transformação.
 A educação represente uma oportunidade que ajuda a abrir novos caminhos e a vislumbrar um futuro melhor. 
Por isso a escola visa atender às necessidades de aprendizagem dos alunos, propiciando sua formação através do melhoramento contínuo dos procedimentos pedagógicos. 
O aluno, ao construir permanentemente o seu conhecimento, necessita fundamentalmente do ato docente, dirigido e orientado, que está presente no planejamento e na realização das aulas, das atividades extraclasse e na avaliação, pois, esta possibilita, facilita e acelera a aprendizagem.
Criar este vinculo afetivo passa segurança para o educando, de forma a se sentir igual ao seu docente.
O professor é ajudar os professores a se auto-avaliarem, a perceber suas falhas e seus pontos fortes e, através de uma reflexão conjunta, aprender a se auto-conhecer, a buscar novos caminhos para a sua realização. Os momentos avaliativos serão convertidos em momentos de aprendizagem de estímulo para a busca de novos conhecimentos, em momentos de satisfação mútua dentro do grupo de estudo. Enfim, este processo parte do pressuposto de que a melhor forma de acompanhamento e avaliação é aquela que se apóia em práticas pedagógicas processuais e dinâmicas, envolvida em um clima de seriedade, responsabilidade e compromisso.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE PEDAGOGIA EAD

Outros materiais