Buscar

AP1 Ética na Saude 2018.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201803681356)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A uniformidade de valores que acarretasse em uma única subjetividade de valores morais e sociais que uniformizasse também as expectativas e os desejos individuais, seria a base da noção de:
	
	 
	Equidade cultural
	 
	Individualismo ético
	
	Moral acidental
	
	Moralidade separatista
	
	Fundamentalismo poético
	
	
	2a Questão (Ref.:201803877301)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Kant, a consciência cognoscente ou moral é suscitada:
	
	 
	Em um homem ativo, criador e legislador
	
	Em um homem criador, religioso e ativo
	
	Em um homem legislador e religioso
	
	Em um homem ativo, religioso e legislador
	
	Em um homem religioso, bondoso e ativo
	
	
	3a Questão (Ref.:201804002239)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(SRH/Prefeitura de Curitiba/ Concurso: 2003/Cargo: Médico Clínico Geral) Os princípios básicos da Bioética NÃO incluem:
	
	 
	Religião.
	
	Beneficência.
	
	Justiça.
	
	Autonomia.
	
	Não maleficência.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201803877244)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A bioética, da maneira como ela se apresenta hoje, trata-se de uma prática racional muito específica que põe em movimento, ao mesmo tempo, um saber, uma experiência e uma competência normativa, em um contexto particular do agir que é definido pelo prefixo "bio". Poderíamos caracteriza-la melhor dizendo que é uma instância de juízo, mas precisando que se trata de um juízo prático, que atua em circunstâncias concretas e ao qual se atribui uma finalidade prática através de várias formas de institucionalização. Marque a opção correta sobrea pesquisa em bioética.
	
	
	A bioética é o conjunto de conceitos, argumentos e normas que não valorizam e justificam eticamente os atos humanos que não podem ter efeitos irreversíveis sobre os fenômenos vitais.
	
	O primeiro documento brasileiro a tratar das questões éticas sobre pesquisas em seres humanos foi elaborado em 2011.
	 
	Na Resolução nº 1 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que regulamentava o credenciamento de centros de pesquisa e recomendava a criação de comitês de ética nas instituições de saúde (CEP's). Estes comitês multidisciplinares têm com função analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento, bem como fomentar a discussão sobre Bioética.
	
	Quando pensamos em proteção e/ou prevenção de riscos em pesquisas com seres humanos, em geral, consideramos prioritariamente os sujeitos da pesquisa e os pesquisadores não são expostos a riscos e não precisam de proteção.
	
	A bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: descritiva, consistente em descrever e não analisar os conflitos com a vida; normativa com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados aprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201803685141)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a Resolução 466/12, que trata sobre a ética em pesquisa envolvendo seres humanos, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa correta. I) As pesquisas envolvendo seres humanos são consideradas admissíveis quando o risco se justificar pelo benefício esperado. II) Nas pesquisas na área da saúde, mesmo que constatada a superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s), não é necessário que o pesquisador ofereça a todos os benefícios do melhor regime. III) Os participantes da pesquisa que venham a sofrer danos de natureza física, exclusivamente, resultantes de sua participação na pesquisa, previstos ou não no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, não têm direito à indenização.
	
	 
	Apenas I está correto.
	
	Apenas III está correto.
	
	Todos estão corretos.
	
	Nenhum está correto.
	
	Apenas II está correto.
	
	
	6a Questão (Ref.:201803681405)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito do procedimento de avaliação de riscos e benefícios nas pesquisas com seres humanos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os riscos se tornam aceitáveis quando a pesquisa oferecer elevada possibilidade de entendimento, prevenção ou alívio do problema que afeta o sujeito. II ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício esperado for de grande importância. III ¿ Os riscos se tornam inaceitáveis quando o benefício for igual ou maior que o de outra alternativa já conhecida. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	 
	I
	
	I, II e III
	
	I e II
	
	I e III
	
	II e III
	
	
	7a Questão (Ref.:201803681410)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A respeito dos direitos fundamentais pertinentes ao doador e receptor de órgãos, leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I ¿ Os direitos fundamentais estão relacionados à dignidade e aos direitos essenciais da pessoa II ¿ Os direitos fundamentais são considerados como cláusulas atingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, podem ser alterados por legislações em prejuízo do ser humano. III ¿ Os direitos fundamentais estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo. Está correto apenas o que se afirma em:
	
	
	I e II
	
	III
	
	II
	 
	I e III
	
	II e III
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201803090339)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O princípio que considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal, denomina-se:
	
	
	Princípio da funcionalidade
	
	Princípio de reação
	
	Princípio da causalidade
	
	Princípio de efeito
	 
	Princípio da solidariedade
	
	
	9a Questão (Ref.:201803090342)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
	
	
	O tipo de tecnologia fabricada
	
	A manutenção da máquina.
	
	A máquina a ser desenvolvida
	 
	O uso que se fará dela
	
	O momento de execução da máquina
	
	
	10a Questão (Ref.:201804003044)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O Conselho Federal de Medicina - CFM defendeu, na circular 46/2013, que a interrupção da gravidez seja legal nos casos abaixo: 1. Quando "houver risco à vida ou à saúde da gestante"; 2. Se "a gravidez resultar de violação da dignidade sexual, ou do emprego não consentido de técnica de reprodução assistida"; 3. Se for "comprovada a anencefalia ou quando o feto padecer de graves e incuráveis anomalias que inviabilizem a vida independente, em ambos os casos atestado por dois médicos"; e 4. Se "por vontade da gestante até a 12ª semana da gestação". Considerando a circular nº 46 e os estudos bioéticos sobre o aborto, assinale a única alternativa correta. a) b)
	
	
	As leis brasileiras, incluindo o atual Código Penal, considera a interrupção da gravidez, no caso de risco à saúde da mulher, como ato ilícito.
	 
	"Por vontade da gestante", no caso do item 4, se justificam, segundo o CFM, por causa da alta mortalidade de mulheres em abortos clandestinos, apelando para o aspecto social do problema.
	
	No caso do item 3, a corrente Personalista aceita que ocorra o aborto, já que as crianças que nascem com o problema morrem, na maioria dos casos, logo após o nascimento.
	
	A circular dá privilégio à autonomia da criança, em detrimento à autonomia da mãe.
	 
	Pelo princípio da beneficência, a vontade dagestante de interromper a gravidez é considerada um bem maior do que a vida do feto.

Outros materiais