Buscar

Relatório sobre Destilação Simples

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Felipe Tres Capra e Vinicius Kunz 
Disciplina: Química Geral Experimental I
Resposta da Questão 1: A destilação é um dos métodos físicos de separação de misturas homogêneas mais usados em laboratórios. Ela pode ser dividida em dois processos: destilação simples e destilação fracionada. No caso de misturas sólido-líquido, usa-se a destilação simples; e no caso de misturas líquido-líquido, aplica-se a destilação fracionada.
Resposta da Questão 2: O ponto de ebulição de uma substância no estado líquido é a temperatura à qual se dá a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Esta temperatura depende da pressão exercida sobre a superfície livre do líquido e aumenta com o aumento da pressão. 
Resposta da Questão 3: Pressão de vapor de um líquido é a pressão máxima exercida pelos seus vapores, quando se atinge o equilíbrio dinâmico entre a fase líquida e a gasosa. Em qualquer temperatura, as moléculas de qualquer líquido estão sempre em movimento. Algumas com velocidades (diferentes) maiores que as outras e por isso conseguem escapar do líquido, passando para a atmosfera. É o que acontece, por exemplo, com a roupa secando no varal ou uma poça d´água que vai desaparecendo. 
Título: Destilação Simples 
Objetivo: Analisar a Destilação Simples da solução de NaCl para purificar a água novamente.
Materiais e Métodos:
- balão de destilação;
- 3 pedras de ebulição;
- proveta;
- solução de NaCl;
- termômetro;
- adaptador para Condensador;
- aquecedor;
- suporte universal;
- erlenmeyer; 
- condensador; 
- garra metálica.
Para iniciar o experimento foi montado o aparelho de destilação simples. Então, foi plugado as mangueiras nas suas devidas entradas. Após foi colocado a solução de NaCl no balão de destilação, junto com as pedras de ebulição e ligado o aquecedor. No momento em que a temperatura do termômetro atingiu os 100 °c verificou-se o início da destilação. 
Após o experimento ser realizado testou-se se a destilação foi bem sucedida, com uma solução de AgNO3. Com dois tubos de ensaio: um contendo solução de NaCl e outro água destilada. 
Resultados: 
No tubo de ensaio contendo a solução de NaCl observou-se a formação de um precipitado. Já, na água destilada pode-se verificar uma homogeneidade na solução.
Conclusão:
Ao concluir o experimento verificou-se que no tubo de ensaio que continha a solução de NaCl e nitrato de prata houve a formação de um precipitado, pois formou-se o AgCl (cloreto de prata), sal em estado sólido, podendo assim ser observado na mistura. Já no segundo tubo de ensaio, onde havia a mistura de água destilada e nitrato de prata observou-se uma homogeneidade, devido a reação não apresentar nenhum precipitado, podendo assim, comprovar a pureza da água destilada.

Outros materiais