Buscar

Preconceito, Estereótipo e Discriminação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução:
Os conceitos de estereótipo, preconceito e discriminação estão interiormente relacionados, e sua articulação culmina com o que chamamos de atitude, majoritariamente negativa, com relação a uma pessoa ou um grupo de pessoas.
O estereótipo é um conjunto de características presumidamente partilhadas por todos os membros de uma categoria social. Os estereótipos são ideias ou crenças que compartilhamos sobre as características físicas ou psicológicas de um determinado grupo social ou nação, isto é, “refere-se a crenças compartilhadas acerca de atributos – geralmente traços de personalidade – ou comportamentos costumeiros de certas pessoas ou grupos de pessoas”. É um esquema simplista, mas mantido de maneira muito intensa e que não se baseia necessariamente em muita experiência direta. Pode envolver praticamente qualquer aspecto distintivo de uma pessoa – idade, raça, sexo, profissão, local de residência ou grupo ao qual é associada. Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, formulando, assim, nosso estereótipo inicial.
 Na maioria das vezes constituem-se por formulações generalistas e, portanto, errôneas e preconceituosas, como por exemplo, desde criança somos influenciados pela sociedade a acreditar que certas raças são superiores e outras inferiores, bonitas e feias, inteligentes e outras desprovidas de conhecimento. Desta forma, imaginamos de maneira generalizada que todos os palestinos e israelenses são violentos e cruéis, afinal crescemos ouvindo e vendo pelos meios de comunicação os conflitos sanguinários travados entre esses dois povos, assim também como muitos outros povos de outros países formularam, através das experiências vividas ou das influencias sociais sofridas, imagens equivocadas de que todas as brasileiras e brasileiros são mulatos ou negros ordeiros, pacíficos e que gostam de futebol, cerveja, samba e carnaval.
 É a partir destas ideias que agimos muitas vezes de forma preconceituosa e discriminatória com relação a grupos que consideramos diferentes e, portanto, inferiores ao que pertencemos. Entretanto, sabemos que constituímos e somos constituídos por uma mesma espécie, a Homo sapiens sapiens, como nosso próprio professor Marcelo citou em aula, enfim, a espécie humana, e que por mais que fisicamente e/ou externamente sejamos diferentes, fisiologicamente somos iguais. 
Todo ser humano defeca, dorme, sente sono, fome, frio, chora, canta, dança, etc; por que existem pessoas que querem ser superiores e melhores do que outras? Só porque alguns têm mais melanina na pele do que outros ou porque existem pessoas fisicamente maiores ou menores que outras? Não existe fundamentação científica para o preconceito, mesmo assim continuamos agindo de acordo com ele, afinal suas causas estão para além de fatores genéticos, como personalidade autoritária, advêm, principalmente, de fatores sociais como a aprendizagem, a conformidade e a distinção social e econômica de classes.
Há inúmeros tipos de preconceitos, veremos alguns:
- Preconceito a cor, denominado racismo no Brasil, surgiu com a escravidão.
- Preconceito contra as louras – sendo consideradas burras.
- Preconceito a outra religião – hoje em dia o maior desses preconceitos encontram-se no Oriente Médio.
- Preconceito contra as mulheres – é denominado machismo que existe em relação às mulheres trabalharem fora, não só mais no lar.
- Preconceito contra a classe social – discriminação as pessoais de baixa classe social.
- Preconceito contra outras pessoas de outra orientação sexual – homossexuais e bissexuais, muitos são agredidos de forma verbal e até física.
- Preconceito contra outra região ou nacionalidade – em relação a inflexibilidade da raça, exemplo os norte americanos; por características regionais diferentes exemplos Carioca x Paulista; Curitiba X Rio Grande do Sul , etc.
Conclusão:
Os estereótipos, o preconceito e a discriminação estão interligados entre si e podem ser mesmo confundidos devido a tal ligação. Descobrimos que estereótipos são ideias fixas e duradouras. Preconceitos são pré-conceitos que usam estereótipos de carácter negativo. Estes são adquiridos durante o processo de socialização. Discriminação é o componente comportamental dos estereótipos e dos preconceitos e prejudicam ou desfavorecem indivíduos por pertencerem a determinados grupos.
PSICOLOGIA SOCIAL
Professor Marcelo
Objetivo: Resenha.
Tema: Preconceito, estereótipo e discriminação.
Aluna Larissa Lapresa
RA: D3924J-0
UNIP- Universidade Paulista
Campinas- SP
2018

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes