Buscar

tributario 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201002897916)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em determinado município do Brasil, o prefeito foi indagado por um grupo de cidadãos e proprietários de terras a respeito da legalidade ou não de utilização de parte de suas terras para atender à demanda específica da administração municipal, quando de determinada seca que atingiu vários municípios limítrofes. Mesmo ¿autorizando¿ o uso das terras e seus poços, os cidadãos queriam receber uma espécie de aluguel pelo tempo de uso do imóvel. Em resposta, o prefeito informou que não há necessidade de ¿autorização¿ prévia, ou mesmo qualquer tipo de anuência, pois o instituto da REQUISIÇÃO nada prevê sobre tais solicitações. Em complemento, informou ainda que 97 o máximo que poderia haver seria uma indenização posterior, se comprovado efetivo dano aos proprietários. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/seca/2015-02-24/duas-cidade-da-grande-sp-sepreparam-para-tomar-pocos-de-agua-particulares.html ( caso meramente ilustrativo) Considerando o texto acima, bem como a legislação e doutrina específica sobre o tema, marque a opção que melhor analisa a resposta do prefeito.
		
	
	Incorreta. Não há necessidade de autorização prévia, e nem indenização, mas sim possibilidade de aluguel prévio.
	
	Parcialmente correta. Princípio da supremacia do interesse privado da propriedade diz que deve haver autorização, mas existe sim possibilidade de indenização posterior ao ato e mediante comprovação de dano
	 
	Correta. Não há necessidade de autorização. Pode haver indenização posterior mediante comprovação do dano.
	
	Incorreta. Trata-se de ocupação temporária.
	
	Parcialmente correta. Não há autorização necessária, mas não se trata de requisição e sim aluguel social.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201002711650)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Bruno é proprietário de pousada que está em regular funcionamento há seis anos e explora o ecoturismo. Na área em que a pousada está localizada, o estado da federação pretende instituir estação ecológica com o objetivo de promover a proteção da flora e da fauna locais. A partir do caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	É possível a instituição da estação ecológica com a cessação da atividade econômica da pousada, desde que o Poder Público Estadual indenize Bruno pelos prejuízos que a instituição da unidade de conservação causar à sua atividade.
	
	É possível a instituição da estação ecológica pelo estado da federação, não impedindo o funcionamento da pousada, visto que Bruno tem direito adquirido ao exercício da atividade econômica.
	
	Não é possível o estado instituir a estação ecológica, pois fere o princípio da segurança jurídica, tendo em vista que a pousada funcionava regularmente há mais de cinco anos.
	
	É possível a instituição da estação ecológica com a cessação da atividade econômica da pousada, não cabendo ao Poder Público qualquer forma de indenização, tendo em vista a supremacia do interesse coletivo sobre os interesses individualmente considerados.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201002772941)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Poder Público Municipal lançou mão, urgente e transitoriamente, de um prédio de quatro andares, pertencentes a João da Costa, empresário do ramo de equipamentos de informática, para atender demanda de perigo iminente. Nesse caso, ele o fez, corretamente, por meio de:
		
	 
	Requisição
	
	Servidão administrativa
	
	Tombamento
	
	Desapropriação indireta
	
	Limitação administrativa
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201002320525)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Estado "Y"pretende ampliar a prestação de serviços públicos de transporte ferroviário metropolitano, mediante a construção de novas linhas. Não dispondo de recursos suficientes para realizar os investimentos necessários, a alternativa mais adequada juridicamente consiste na celebração do contrato de:
		
	 
	parceria público-privada, na modalidade concessão patrocinada, prevendo contra- prestação pecuniária na hipótese de a tarifa cobrada do usuário mostrar-se insuficiente para a remuneração do parceiro privado pela exploração do serviço;
	
	empreitada integral, condicionando-se o pagamento do contrato à disponibilização da infra-estrutura para exploração direta pela Administração, mediante a cobrança de tarifa do usuário;
	
	concessão de serviços públicos, podendo destinar recursos para cobertura de déficits decorrentes da prestação do serviço pela concessionária, caso a receita tarifária não remunere integralmente os investimentos realizados;
	
	parceria público-privada, em qualquer modalidade, remunerando-se o parceiro privado, integralmente, pela tarifa cobrada do usuário e outras receitas acessórias decorrentes da exploração de serviços associados.
	
	parceria público-privada, na modalidade concessão administrativa, prevendo a remuneração do parceiro privado diretamente pelo usuário;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201002703007)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação à intervenção do Estado na Propriedade Privada, pode-se afirmar que:
		
	
	A servidão administrativa é forma de intervenção supressiva do Estado na propriedade privada e afeta o seu caráter de exclusividade.
	
	A requisição administrativa configura a intervenção do Estado na propriedade privada em propriedades vizinhas, em qualquer situação, à obras vinculadas ao processo de desapropriação.
	
	A ocupação temporária é espécie de intervenção do Estado na Propriedade Privada diretamente ligada a situações de iminente perigo público.
	 
	As limitações administrativas interferem no caráter absoluto da propriedade privada, visto que o proprietário não poderá dispor de seu bem como pretender.

Outros materiais