Buscar

1a AVALIANDO INTRODUCAO FARMA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201806319819)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta referente à Reforma Sanitária do Brasil, gestada a partir da década de 1970:
		
	
	Uma das ideias centrais era a parceria público-privada para garantir a universalidade, a integralidade e o controle social.
	 
	As ideias propostas influenciaram o processo constituinte e foram fundamento para a inclusão na saúde como um dos direitos sociais de cidadania.
	
	Foi um um processo engendrado por parte dos sucessivos gestores do Ministério da Saúde que percebem a necessidade de mudança no Sistema de Saúde.
	
	As ideias propostas abrangem conceitos de universalidade e intergralidade, mas não previne seu financiamento.
	
	Foi um processo inspirado no Movimento Sanitário Norte Americano, cujos reflexos se fazem presentes até hoje.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201806319812)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa que faz a correta correspondência entre o período histórico brasileiro e as características dos respectivos Sistemas de Saúde existentes:
		
	 
	Império (1822-1889), período no qual as estruturas de saúde enfatizavam a polícia sanitária, administração era centrada nos municípios e foram criadas as primeiras instituições de controle sanitário, dos portos e de epidemias.
	
	Ditadura militar (1964-1985), período durante o qual foi criado o Instituto Nacional da Assistência Médica da Previdência Social e foram criados novos canais de participação no Sistema de Saúde.
	
	De 1945 a 1964, período durante o qual foi criado o Ministério da Saúde, houve estagnação da assistência hospitalar e empresas de saúde foram proibidas de funcionar.
	
	República Velha (1889-1930), período durante o qual a Saúde Pública foi institucionalizada pelo MInistério da Educação e Saúde Pública e foram realizadas as campanhas contra a febre amarela e tuberculose.
	
	De1988 até os dias de hoje, o período durante o qual o SUS foi criado, ocorreu a VIII Conferência Nacional de Saúde e houve a centralização do Sistema de Saúde, com fragmentação institucional.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806319816)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Lei Eloy Chaves foi o marco inicial da Previdência Social no Brasil. Através dessa Lei foram instiruídos as (os):
		
	
	Instituto de Previdência Social
	 
	Caixas de Aposentadoria e Pensões
	 
	Institutos de Aposentadoria e Pensões
	
	Consórcios Previdênciários
	
	Conselhos de Desenvovilmento Social
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201806319827)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre o desenvolvimento das Políticas de Saúde no Brasil, podem-se contemplar, na História Republicana, pelo menos, 5 conjunturas: República Velha (1889-1930); Era Vargas (1930-1964); Autoritarismo (1964-1984); Nova República (1985-1988); Pós-Constituinte. Sobre esses períodos, Assinale a alternativa CORRETA:
 
 
		
	
	Na República Velha, predominavam as doenças transmissíveis, como a febre amarela urbana, varíola, tuberculose, sífilis, dengue, além das endemias rurais.
	
	No Autoritarismo houve a unificação dos Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAP), criando o Instituto Nacional de Assistência Médica e de Previdência Social (INAMPS).
	 
	Na Era Vargas, a Saúde Pública passa a ter a sua institucionalização, na esfera federal, pelo Ministério da Educação e Saúde, enquanto a medicina previdenciária e a saúde ocupacional vinculavam-se ao Ministério do Trabalho.
	 
	As Políticas de Saúde executadas durante a Nova República privilegiavam o setor privado mediante a compra de serviços de assistência médica, o apoio aos investimentos e os empréstimos como subsídios. 
	
	No período pós-constituinte, foi implantado o Instituto Nacional de Assistência Médica e da Previdência Social (INAMPS).
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201806319823)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Antes da criação do SUS, o MInistério da Saúde, apoiado pelos Estados e Municípios, desenvolvia basicamente quais tipos de ações?
		
	
	Campanhas educacionais de prevenção de doenças, com incentivo à prática de exercícios e à busca por uma alimentação saudável.
	
	Fiscalização das ações de saúde pelos estads e municípios, com a aplicação de multa quando encontradas irregularidades, na execução dos orçamentos contratados.
	 
	Ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças, merecendo destaqte às campanhas de vacinação e controle de endemias.
	
	O Ministério da Saúde foi criado juntamente com o SUS. Antes desse período, as ações de saúde pública eram executadas pelo Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdências Social (INAMPS).
	
	Assistência Médico Hospitalar de alta complexidade e fabricação de vacinas e medicamentos, com destaque para as drogas de combate ao vírus da AIDS.

Outros materiais

Outros materiais