Buscar

Sensação e Percepção: Processos de Reflexo e Consciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Recapitulando Sensação: Processo em que o homem reflete indícios particulares do mundo interno e externo. Esses processos são executados pelos órgãos dos sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato. Órgãos esses pertencentes a modalidades distintas como: interocepção, propriocepção e exterocepção. As sensações exteroceptivas possuem 2 subgrupos: de contato e de distância. Além disso, vimos o nível de complexidade dos processos de sensação: Protopáticas, mais elementar (olfato, paladar e tato simples). Epicríticas, mais complexa (visão, audição e tato complexo).
Conclui-se que as sensações são processos mais elementares de reflexo do mundo interno e externo do homem. Nesta não criamos, apenas processamos.
A partir disto entramos em outro processo, agora vamos perceber que o homem não vive num mundo de pontos luminosos, coloridos, sons, cheiros, mas um mundo de coisas, objetos e formas. Um mundo de situações complexas, onde ele é o criador de imagens.
PERCEPÇÃO: É responsável por tornar consciente os objetos, relacionamentos e situações por meio dos sentidos.
Os comportamentos das pessoas são baseados nas interpretações que elas fazem da realidade e não da realidade em si.
“A percepção refere-se a capacidade de captar estímulos do meio para o processamento de informações, refletindo aspectos parciais de objetos e fenômenos.”
A atividade perceptiva do homem: características gerais
Ao percebermos um objeto ou situação o novo vai se juntar com o já existente e formar uma correlação, que nem sempre será tal qual a realidade percebida.
Tem-se então:
Indícios atuantes, o que aparece, as características da forma (cor, forma, peso, sabor...); Ex.: Um copo. Para denominar “copo” precisará juntar algumas características, como forma cilíndrica e material de vidro – logo percebo um copo. Vai depender das minhas experiências com percepção de copos. 
Indícios básicos. Forma – o copo.
Indícios inexistentes. Fundo.
A atividade perceptiva envolve além dos órgãos dos sentidos, as atividades psíquicas complexas. O que percebemos carrega sentidos e significados, sempre permeados de emoção, que vai trazer a conotação e reflexão do que percebemos de forma real, distorcida ou negada.
A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de históricos de vivencias passadas.
Através da percepção uma pessoa organiza, integra e interpreta os elementos sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Consiste na aquisição, seleção, interpretação e organização das informações obtidas pelos sentidos.
PERCEPÇÃO TÁTIL 
Formas simples: Situam-se as sensações mais elementares como dor, frio e calor.
O homem capta através do tato traços isolados do objeto, para depois reuni-los e nomear/reconhecer o objeto.
Formas complexas: Situam-se as sensações mais complexas como o contato e pressões. Temos aqui ligado as sensações proprioceptivas.
Por apalpação do objeto. É considerado complexo porque a mão sobre o objeto e em movimento consegue ampliar o campo perceptivo tátil. Ex.: reconhecimento de uma chave.
PERCEPÇÃO VISUAL
Característica: diferente da percepção tátil em que o homem percebe os dados isolados enquanto vai tateando um objeto para posterior reconhecimento , por meio da percepção visual ele percebe de uma só vez uma imagem e codifica.
Estrutura do sistema visual: OLHO, com seus componentes:
 Retina – parte sensível à luz (contrai ou amplia, dependendo da luz que chega);
 Íris – dispositivo motor, tem a função de regulador contra os raios luminosos que chegam a retina;
 Cristalino – lente móvel que se adapta a curvatura. Dependendo da distância da imagem ele vai se curvar, para que a imagem cai sobre a retina.
 A córnea – tem o papel de foco na imagem e proteção contra influências estranhas.
 Músculos – função de realizar o movimento do globo ocular.
Percepção das estruturas: Psicologia da forma
Trabalha com a concepção de figura e fundo quando percebemos algo. Seja um objeto ou uma situação. Leva em consideração a subjetividade de cada pessoa. Com isto descreve sobre os contornos subjetivos.
Lei da nitidez: a nossa percepção distingue antes de mais nada o que está mais nítido na imagem. Quando se quer camuflar algo, se apresenta a parte com mais relevância com menos nitidez. Ex.: a roupa dos soldados na guerra.
Lei do fechamento: designa a forma sem a figura geométrica está toda fechada. Permite perceber mais de uma forma. 
Logo, chega-se a concluir que as peculiaridades das ilusões geométricas devem-se ao fato de que a nossa percepção geométricas não é construída de elementos isolados, mas tem todos os traços de uma percepção integral estruturalmente organizada.
Percepção dos objetos e situações: Neste caso a percepção se dá a partir da verificação, organização, análise e comparação e formação de uma hipótese.
A percepção visual de objetos e situação, quando muito elaborada é uma atividade receptora complexa e ativa, pois o órgão da visão está sempre em movimento, por essa razão ele capta imagem sucessivas em tempos muito curtos. 
Como isto ocorre? Ao capitarmos uma imagem ficamos com ela na retina por um tempo fixo que ao se estender passamos a enxergar um campo vazio. Com o movimento dos olhos sempre estamos capitando novas imagens. (Obs: uma longa excitação no ponto da retina provoca seu desligamento funcional.)
Fatores que determinam a percepção de objetos complexos: 
TAREFA E ATIVIDADE PRÁTICA DOS OBJETOS: Se dermos uma tarefa para uma pessoa (cortar papel) e para outra pessoa a mesma tarefa, porém de forma diferente (montar a tesoura e cortar papel), teremos um caráter perceptivo diferente. 
ASSIMILAÇÃO DO TEMA: Tem haver com a experiência. Alguém que nunca visualizou um prédio encontrará dificuldades na precisão da forma. 
VALOR: Se o objeto percebido tiver um significado e interesse será captado mais detalhes, logo mais precisão da forma.
Experiência anterior do homem.
DIFERENÇAS INDIVIDUAIS: Se pedirmos para duas pessoas de culturas diferentes descreverem um objeto percebido, isso ocorre de forma diferente. Cada pessoa percebe o mundo de maneira singular.
Patologias da percepção visual: Em casos de distúrbios as informações sensoriais não chegam corretamente ao córtex.
Alguns distúrbios:
Agnosia simultânea identifica os objetos de forma isolada, fragmentada, e não consegue integrar. Assim, encontra dificuldade para reconhecer e nomear partes de um objeto. Ex.: se mostrarmos 3 figuras geométrica.
Agnosia ótica unilateral – identifica uma parte, um lado do objeto, geralmente o esquerdo.
Os casos de psicoses e esquizofrenias – A influência da experiência anterior sobre a análise do que está sendo percebido, pode causar perturbação. Para as pessoas sem essa patologia a análise ocorre sobre influências das experiências anteriores e estas são fatores que integram e restauram o campo perceptivo. Os elementos com menos sentido são descartados. Já no esquizofrênico essa influência de seleção e regulação (mecanismos) desaparece, estando ele diretamente ligado aos detalhes da experiência, algumas vezes frustrantes.
Desenvolvimento da percepção material: Ao longo do desenvolvimento a capacidade de percepção vai se aprimorando. Ao passo que nos desenvolvemos saímos de um campo elementar, onde precisamos do concreto para perceber os objetos e situação e, vamos adquirindo a capacidade de percepção de objetos e situações complexas. Então quando atingimos a fase adulta adquirimos a capacidade de perceber o mundo por meio de categorização complexa e concreta, pois já possuímos um desenvolvimento hipotético. Passamos a possuir a capacidade a designar o objeto pela palavra e assim a criança vai aumentando seu repertório perceptivo de acordo com a linguagem.
PERCEPÇÃO DO ESPAÇO
Os distúrbios do esquema do corpo são formas especiais de problemas da percepção espacial. 
Está ligado a propriocepção e apresenta como sintoma sensações no corpo como sentir que um lado do corpo está maior que o outro
PERCEPÇÃO DO TEMPO
Situam-se aquifenômenos cíclicos como as pulsações do coração, o ritmo da respiração e para intervalos mais longos, o ritmo de mudança do sono e da vigília e o surgimento da fome.
PERCEPÇÃO AUDITIVA
Se as percepções táteis e visuais refletem o mundo dos objetos dispostos no espaço, na percepção auditiva o que tem é apresentação de irritação ocorridas no tempo. (sons e ruídos). 
Patologias da percepção auditiva:
Temos aqui os distúrbios de processamento auditivo, que podem ser ocasionados por inflamações auditivas, ocasionando zunidos, dificuldades para codificar as informações (encontramos aqui causas para o dificuldade para aprender) e até surdez. DEPAC – Distúrbio do processamento auditivo central.
Se este acontecimento se mostra presente na infância pode acarretar dificuldades de percepção do discurso que lhe é dirigido e como consequência a comunicação verbal fica comprometida, logo todo o desenvolvimento intelectual, compromete o social e afetivo também.
Pode ocorrer irritação das áreas primárias e secundárias do córtex. Isso pode ocasionar a sensação de ruídos ou sons e a sensação de estar ouvindo música, falas. Fenômenos chamado de alucinações auditivas. 
A causa das alucinações podem ser intoxicação de substâncias químicas e uso de álcool excessivo. Essas substâncias podem ocasionar alucinações auditivas, visuais, olfativas e gustativas.

Outros materiais