Buscar

gestão estrategica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Artigo: “Gestão estratégica: públicos, stakeholders e líderes de opinião”. 
Identificar no artigo:
Origens do termo stakeholder;
Qual a importância da teoria do fluxo comunicacional? Explique as duas etapas;
Análise da agência em relação ao case, no artigo. (Máximo 20 linhas).
Segundo o dicionário online Word Reference “stake ” designa “a personal interest or involvement ” e “holder ” significa “a person who has the ownership, possession, or use of something; the owner ”. Portanto, a junção dos termos engloba todas as pessoas que possuem interesse e envolvimento comuns numa organização. Os Stakeholders são os públicos estratégicos e de interesse dentro de uma instituição, eles possuem papel fundamental na tomada de decisões estratégicas. São eles que analisam o cenário, mapeiam seus públicos de interesse e partir disso, conseguem traçar suas ações.
A relação públicos-stakeholders-organizações é uma relação sequencial, ou seja, uma depende da outra, as decisões tomadas pela organização afetam ela, seu público e os próprios stakeholders que, dependendo do resultado, tomam novas decisões que afetam a mesma organização. Por essa razão, é de extrema importância conhecer o ambiente no qual a organização está inserida e seu público alvo, diminuindo o risco de erros. 
São os stakeholders que estão por trás desse estudo e na tomada das decisões gerencias, sua participação não pode ser ignorada em nenhuma hipótese. As relações públicas contribuem nesse aspecto pois sabem como conduzir e se relacionar com esses públicos. Segundo Ferrari; França e Grunig (2009, p. 74) "as relações públicas contribuem para a gestão estratégica ao construir relacionamentos com públicos que influenciam ou, ao contrário, que por eles são influenciadas". Portanto, é competência das Relações Públicas administrar tais relacionamentos.
REFÊRENCIAS:
http://www.portalintercom.org.br/anais/centrooeste2016/resumos/R51-0591-1.pdf
FERRARI, Maria A.; F RANÇA, Fábio; GRUNIG, James E. R elações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Paulo: Difusão, 2009.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes