Buscar

PROFASE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROFASE II
Leptóteno: Há o condensamento dos cromossomos;
Zigoteno: Os cromossomos homólogos começam a parear e o processo recebe o nome de sinapse;
Paquiteno: Após o pareamento dos cromossomos homólogos, é formada uma tétrade com quatro cromátides. Durante a prófase I, também ocorre o fenômeno chamado permutação ou crossing-over (é a quebra das cromátides homólogas e depois os pedaços são trocados por formas correspondentes);
Diploteno: Os cromossomos iniciam a separação; porém, ficam grudados no local das cromátides onde havia ocorrido as permutações. Nesses locais, aparece uma figura no formato de X que recebe o nome de quiasma;
Diacinese: Os cromossomos passam a condensar mais e os quiasmas se deslocam para a extremidade. Esse processo recebe o nome de terminalização. A permutação somente termina durante a anáfase I.
Ao final da meiose, são produzidas quatro células com metade do número de cromossomos que possuía a célula original e diferentes geneticamente. Já com a mitose, ocorre a produção de duas células que são iguais geneticamente e possuem o mesmo número de cromossomos da célula original.
O fuso mitótico ou fuso acromático é uma estrutura celular efémera, constituída por microtúbulos.
É uma estrutura do citosqueleto das células eucariotas, envolvida na mitose e na meiose. Durante a meiose leva o nome de fuso meiótico. A sua função é a de separar os cromossomos durante a divisão celular de modo a que sejam incluídos nas células-filha. É constituído por feixes de microtúbulos que se alinham longitudinalmente e que no conjunto apresentam uma forma do tipo elipsoide.
O fuso orienta os cromossomos para que fiquem centralizados no equador da célula durante a metáfase da mitose. Só existe nas células animais, juntamente com os centríolos, nas células vegetais aparece sem os centríolos.
A expressão Fuso Acromático (ou Fuso Mitótico) designa uma estrutura constituída por fibrilas de natureza proteica que se estende de um pólo ao outro de uma célula em divisão.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/7746212#readmore.

Outros materiais