Buscar

APOL 3 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Composto Mercadológico
Segundo Kolter e Keller (2006), ao desenvolver o canal de Marketing, a empresa deve entender os níveis de produção de serviços desejados pelos clientes-alvo, sendo que os canais produzem cinco níveis de produção de serviços.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação aos canais de cinco níveis de produção de serviços:
( ) Tempo de espera: o tempo médio que os clientes esperam para receber as mercadorias.
( ) Conveniência espacial: o grau em que o canal dificulta a compra do produto para os clientes. 
( ) Tamanho do lote: o número de unidades que o canal permite que um cliente normal compre em determinada ocasião.
( ) Apoio de serviço: os serviços adicionais tais como: crediário, entrega, instalação, reparos entre outros que são oferecidos pelo canal.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, V.
	
	B
	V, F, V, V.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois ela apresenta a ordem correta de veracidade das afirmativas, onde as 1, 3 e 4 são verdadeiras, pois apresentam como os canais produzem cinco níveis de produção de serviços. Logo, a única afirmativa incorreta é a 2, pois no caso da conveniência espacial, esta relata sobre o grau em que o canal facilita a compra e não o contrário.
	
	C
	V, V, V, F.
	
	D
	F, F, V, V.
	
	E
	F, F, F, V.
Questão 2/5 - Composto Mercadológico
Avalie as asserções abaixo:
I - Segundo Kotler e Keller (2006) os fabricantes, ao renunciarem a uma parte do controle sobre as vendas, delegando a um intermediário, obtêm diversas vantagens.
PORQUE
II - O problema para quem está iniciando é o de convencer os intermediários a vender a linha de produtos da empresa iniciante.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	A assertiva II contraria a ideia expressa na assertiva I.
	
	C
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e complementa a primeira.
	
	E
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa não justifica e nem complementa a primeira.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois ambas trazem dois conceitos sobre a abordagem de canal de venda indireto.
Questão 3/5 - Composto Mercadológico
A empresa Margarita & Silva, por entender que nos dias atuais existem muitas empresas de varejo que não possuem loja, decidiu lançar um novo produto no mercado nesse varejo sem loja, pois ela sabe da comodidade para os clientes que não precisam sair do conforto do lar e enfrentar filas nos fins de semana para estacionar. Dessa forma, ela deve entender exatamente como funciona o ciclo de vida do produto para além de se analisar, analisar seus concorrentes.
Tendo em vista desse lançamento, no ciclo de vida do produto o produto da Margarita & Silva estará na fase de:
 
Nota: 20.0
	
	A
	Declínio.
	
	B
	Introdução.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois quando um produto é lançado no mercado, ele sempre se encontrará em introdução.
	
	C
	Maturidade.
	
	D
	Crescimento.
	
	E
	Longevidade.
Questão 4/5 - Comportamento do Consumidor
Imagine que você é gerente de marketing de uma marca de cosméticos. A empresa para a qual você trabalha quer expandir a linha de produtos de tratamento capilar, dessa forma você contrata uma empresa de pesquisa para determinar como deve ser desenvolvida a propaganda que será veiculada na televisão e para descobrir o que deve ser mudado nas embalagens para que os consumidores se atenham à marca dos produtos e às vantagens da nova linha. Após alguns meses você recebe os resultados da pesquisa. Através da realização dos grupos de foco, descobriu-se que os clientes preferem frascos menores para o condicionador e que a cor da logomarca deveria ser mais forte para identificar o produto nas prateleiras. A empresa contratada realizou entrevistas estruturadas com 1678 clientes da marca, confirmando o que os participantes do grupo de foco haviam indicado. Com algumas entrevistas em profundida, descobriu-se que a marca tinha uma atração muito forte pois remetia à tecnologia e à pesquisa de ponta, fazendo com que os consumidores confiassem nos produtos da empresa.
Tendo o apoio do caso que você acabou de ler e de seus conhecimentos sobre as técnicas e os métodos de pesquisa com consumidor, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A empresa cometeu um erro ao utilizar somente pesquisas qualitativas para coletar dados com cliente.
	
	B
	Pode-se dizer que a empresa utilizou como uma das técnicas de pesquisa o método etnográfico, afinal realizou pesquisas em profundidade com o cliente.
	
	C
	A empresa utilizou pesquisa qualitativa com as técnicas de entrevista estrutura e entrevista em profundidade, o focus group é considerado uma técnica quantitativa pois depende da participação de vários clientes no grupo, tendo o objetivo de generalização.
	
	D
	A empresa contratada utilizou pesquisa qualitativa (grupos de foco e entrevistas em profundida) e pesquisa quantitativa (entrevista estruturada) para oferecer informações adequadas para a empresa contratante.
Você acertou!
A questão leva o estudante a aplicar o conhecimento sobre as técnicas de pesquisa ao caso apresentado. A alternativa (a) está incorreta pois diz que somente pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo que a entrevista estruturada (levantamento) é um tipo de pesquisa quantitativa. A alternativa (b) está incorreta pois para classificar um estudo como etnográfico são necessárias outras características, como o convívio com os consumidores. A alternativa (c) está incorreta pois classifica o focus group como pesquisa quantitativa e a entrevista estruturada como pesquisa qualitativa. A alternativa (e) está incorreta pois os diferentes métodos de pesquisa complementam informações, não existe a melhor técnica, então dizer que uma das entrevistas foi desnecessária é um erro.
	
	E
	A empresa não deveria ter realizado entrevistas em profundidade e entrevistas estruturadas. Isso é um erro comum, que leva à sobreposição de resultados, sendo prejudicial à tomada de decisão em marketing.
Questão 5/5 - Comportamento do Consumidor
Uma pesquisa realizada em parceria entre Data Popular e Abril Mídia, aponta que 74,7% das brasileiras da classe C procuram consultar amigos e parentes antes de comprar um computador. O estudo mostra que, entre mulheres de até 24 anos, a penetração do acesso à internet é similar em todas as classes
“A pesquisa revela que as mulheres estão, cada vez mais, mudando do posto de 'donas de casa' para ‘donas da casa’. São elas que escolhem absolutamente tudo que entra na residência, desde produtos para a casa até eletrônicos como notebooks”, aponta Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.
Segundo o estudo, as mulheres costumam pesquisar mais que os homens antes de comprar qualquer objeto. Cerca de 46% delas afirmam que pretendem comprar um notebook nos próximos 12 meses. O celular é um dos itens mais cobiçados pelas mulheres. De acordo com a pesquisa, 60% delas possuem celulares com 2 ou mais chips e quase 51% delas pretendem trocar de celular no próximo ano.
De acordo com Meirelles, as mulheres estão mais poderosas e mais informadas que os homens. E a busca pelas novidades em consumo vem por meio da leitura. 45% delas leem revistas, contra 31% dos homens. “Elas têm mais poder porque contribuem mais para a renda da família, conhecem mais as necessidades da casa e são mais bem informadas do que os homens”, conclui Meirelles.
(Fonte: Exame.com (14/09/2011) http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/mulher-pesquisa-mais-que-homem-ao-comprar-eletronicos) 
Julgue as afirmações a seguir a partir do que você leu na reportagem e tendo como apoio a teoriasobre tipos de decisão de compra:
I - É possível afirmar que para as mulheres o celular é um produto que demanda uma decisão rotineira de compra, afinal 51% delas pretendem trocar de celular no próximo ano.
II - É possível afirmar, com base no que diz a reportagem, que as mulheres se utilizam de busca interna de informações, como parentes e amigos próximos, para comprar notebooks.
III - Fica claro na reportagem que os profissionais de marketing de empresas de tecnologia devem investir em propaganda para o público feminino, pois o público masculino não precisa de fontes externas de informação.
IV - As revistas são fontes inadequadas de obtenção de informações, pois podem ser manipuladas pelos profissionais de marketing, dessa maneira, as mulheres tomam decisões mais influenciadas pelo marketing do que os homens, pois elas leem mais revistas.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	B
	Todas as afirmações estão erradas.
Você acertou!
A afirmação I está incorreta pois a frequência de compra não é o único indicador necessário para classificar uma decisão de compra como rotineira, outros fatores como o custo e o envolvimento do consumidor devem ser considerados. A afirmação II está incorreta pois a consulta de informações com amigos e parentes caracteriza-se como busca externa, não interna como diz o enunciado. A afirmação III está incorreta pois em nenhum momento do texto existe menção ao fato de homens não usarem informações externas. A afirmação IV está errada pois os anúncios de marketing de uma revista são fontes válidas de informações aos clientes e ainda por analisar as mulheres de maneira discriminatória ao afirmar que elas são mais influenciáveis que os homens.
	
	C
	Apenas a afirmação I está correta.
	
	D
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	E
	As afirmações I e II estão corretas.

Outros materiais