Buscar

Conceitos em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201707193728)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Das alternativas abaixo, escolha uma que complete a frase com o conceito correto para responder sobre a diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento advindo do senso comum. No conhecimento científico observamos a realidade de uma forma ____________ a fim de encontramos explicações para fatos cotidianos.
		
	
	Empírica
	
	Espontânea
	 
	Objetiva
	
	Intuitiva
	
	Subjetiva
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707181545)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a história da Psicologia Moderna é correto afirmar, EXCETO que:
		
	
	A grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita.
	
	No século XIX surge a chama da psicologia experimental.
	
	A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através da astrologia, quiromancia, grafologia e outros.
	 
	A astrologia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão.
	
	A psicologia nasceu como ciência da filosofia, que deu origem a muitas outras ciências, como a sociologia e a matemática.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707403517)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica. Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve várias dimensões. (www.oei.es/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf)‎ A partir dos parágrafos acima qual das dimensões abaixo não está relacionada ao FRACASSO ESCOLAR:
		
	
	ideológicas
	 
	hereditárias
	
	sócio-econômicas
	
	históricas
	
	políticas
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201707193803)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A escola contemporânea democrática está sempre em defesa do humanizar, assegurando a aprendizagem. Nessa perspectiva de atender aos desafios, a escola se organiza internamente reconhecendo, admitindo e respeitando as(os):
		
	 
	diversidades, diferenças sociais, potencialidades.
	
	diversidades, fisiologias, articulações políticas partidárias.
	
	convênios, discriminação, individualismo.
	
	qualidades, desigualdade social, fisiologias.
	
	fisiologias, preconceito, analfabetismos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707983853)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A aprendizagem, nessa visão, é entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência. O estabelecimento de associações entre um estímulo e uma resposta deve levar em conta o estado fisiológico e psicológico do organismo. Crianças com fome tornam-se apáticas: não prestam atenção aos estímulos e não percebem as associações que estes provocam. Como consequência, não conseguem aprender. Crianças privadas de afeto tornam-se excessivamente dependentes da aprovação da professora, são incapazes de tomar iniciativa por medo de que a sua maneira de comportar-se provoque sanções e reprimendas. O parágrafo acima se refere a que concepção?
		
	 
	Ambientalista
	
	Inatista
	
	Racionalista
	
	Histórica
	
	Construtivista
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707744625)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Identifique a teoria de desenvolvimento que pode ser inferida nesse fragmento de texto, produzido pela diretora de uma escola, falando com seu corpo docente durante um Conselho de Classe.
"Como sabemos, nossos alunos moradores da comunidade, apresentam muitas dificuldades para o aprendizado e assim, temos que ser realistas, não podemos exigir deles mais do que podem render nas atividades acadêmicas. Precisamos adaptar nosso currículo à competência intelectual desses alunos".
 
		
	
	Associacionista
	
	Behaviorista
	
	Comportamentalista
	 
	Inatista
	
	Ambientalista
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707958732)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em reunião para estudos pedagógicos do Colégio de Aplicação, surgiu a discussão sobre o que era o construtivismo na educação. Foi trazido o seguinte trecho de um site para discussão: "Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." Extraído do site: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011, em 10/09/2013 às 07:00h
Diante dessas premissas, a orientadora educacional pediu que os professores se dividissem em grupos e elencassem quais características faziam de suas aulas momentos construtivistas.
 Marque o grupo que não se enquadra nesta perspectiva de conhecimento.
		
	
	Grupo B já pensa que um bom ensino percebe o aluno é um sujeito concreto, ativo e questionador do seu próprio conhecimento e que alunos e professores participam de uma construção compartilhada.
	 
	Grupo A acredita que o ensino é a transmissão de informações que leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina para que tenha retenção dos conhecimentos construídos. 
	
	Grupo C já defende que O professor pode diagnosticar o raciocino do aluno e acompanhar o processo.
	
	Para o Grupo D o professor é aquele que detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação do aluno como conhecimento e há uma valorização do trabalho individual, da atenção, da concentração, do esforço e da disciplina como garantias para a apreensão do conhecimento pelo aluno.
	
	Grupo E sintetiza explicando que é uma educação centrada na atividade dos indivíduos em interação.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707928365)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo a teoria de Vygotski : I Aprendizagem é resultante da Zona de Desenvolvimento Proximal. II A criança possui um Nível de Desenvolvimento Real que se caracteriza pelas funções que já amadureceram. III A Zona de Desenvolvimento Proximal é caracterizada pelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em estado embrionário, esperando por um adulto ou por uma criança mais experiente para ajudá-lo a se desenvolver. IV A Zona de Desenvolvimento Proximal refere-se às pontecialidades da criança que não podem ser desenvolvidas.
		
	
	Afirmativa II está correta
	
	Afirmativa IV está correta
	 
	Afirmativa I, II e III estão corretas
	
	Afirmativa III está correta
	
	Afirmativa I está correta
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201708030325)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para estimular o hábito da leitura em seus alunos, a professora Carla prometeu que, ao final do bimestre, quem conseguir ler o maior número de livros ganhará um livro de literatura de presente. Ao fazer isso, podemos dizer que a professora aplicou qual dos conceitos Behavioristas?
		
	
	Reforço negativoReforço positivo
	
	Estímulo aversivo
	
	Punição
	
	Generalização
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707776152)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Watson, Pavlov e Skinner são três grandes expoentes da teoria comportamental, assinale a alternativa que apresenta as suas principais contribuições:
		
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento operante).
	 
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento operante), Skinner (condicionamento clássico ou respondente)
	
	Watson (condicionamento operante), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente, Skinner (o homem é produto do meio)
	
	Watson (condicionamento clássico ou respondente), Pavlov (o homem é produto do meio), Skinner (condicionamento subjetivo).
	 
	Watson (o homem é produto do meio), Pavlov (condicionamento clássico ou respondente), Skinner (condicionamento operante).

Outros materiais