Buscar

ED empregabilidade Atividade discursava 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

.
      ED  Empregabilidade Atividade discursiva 1 - 2018/1
Aluno:AÍLTON ALVES DA SILVA   R.A: 238086613545 - Engenharia de Produção - M
Estudos dirigidos 5 - Empregabilidade
Professor: Camilla veiga
Tema:  Competência e empregabilidade
Questão 1
Texto base:
"10 competência que todos os profissional vai precisar ate2020
      Confira as habilidades que vão ganhar destaque no mercado de trabalho, segundo relatório do fórum econômico mundial
     Até 2020, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar. A afirmação parte de relatórios produzidos pelo fórum econômico mundial publicado nesta semana. As mudanças são justificadas no contexto da chamada quarta revolução industrial: era da robótica avançada, automação no transporte , inteligencia artificial e aprendizagem automática. [...] Profissionais dos setores da mídia e entreterimento, consumo, saúde e energia, segundo o relatório, tem sido mais afetados desde já pelas novas exigências de suas vidas de suas atividades. Por outro lado, áreas de finanças, infraestrutura e mobilidade deverão ter transforação mais profundas nos próximos anos 
Fonte:  <http://exame.abril.com.br/carreira/10-competencias-que-todos-profissional-vai-precisar-ate-2020/>. Acesso em:11 out. 2017
Confira as habilidades apontadas:
1. Resolução de problemas complexos.
2. Pensamento crítico.
3. Criatividade.
4. Gestão de pessoas.
5. Coordenação.
6. Inteligência emocional.
7. Capacidade de julgamento e de tomada de decisões.
8. Orientação para servir. 
9. Negociação.
10. Flexibilidade cognitiva.
      Enunciado: O trecho apresentado, extraído de reportagem da revista Exame, traz dez competências que, segundo estudo do Fórum Económico Mundial, serão essenciais para o sucesso profissional nas novas estruturas organizacionais que estão surgindo sob os efeitos da Quarta Revolução Industrial. Essas habilidades serão importantes na medida em que significam atividades em que dificilmente os robôs e a inteligência artificial poderão substituir o trabalho humano. Além disso, elas terão impacto sobre todas as áreas de atuação. Por exemplo, o conjunto de dados e relações possibilitados por softwares de processamento de dados exigirão capacidade de análise e tomada de decisão a partir deles. Da mesma forma, dificilmente será possível automatizar o cuidado de um enfermeiro com o paciente e sua orientação para servir. Tendo isso em conta, escolha duas das competências apresentadas pelo estudo, que você considere mais importante em sua área de atuação, e explique qual sua relevância e como é possível desenvolvê-las.
RESPOSTA:
Resolução de problemas complexos: no dia a dia do engenheiros nos deparamos com       problemas ligados a qualidade do produto, produtividade e paradas de linhas por quebra precisamos de soluções rápidas :
1. Definição do problema:
    Nesta fase são definidos os objetivos a serem atingidos, as variáveis envolvidas no problema, e as principais restrições.
2. Escolher o modelo:
     A escolha do modelo depende do tipo de problema a ser resolvido. Os modelos matemáticos mais utilizados são de programação linear.
3. Solução do modelo:
     Nesta fase a solução é encontrada a partir do modelo matemático adotado na resolução do problema.
4. Validação do modelo: 
     O modelo é testado para verificar se a solução obtida é condizente com o problema estudado.
5. Implementação da solução:
     Nesta fase a solução é convertida em regras ou planos práticos para a tomada de decisão.
     Criatividade: É indispensável para um engenheiro criar e desenvolver algum produto ou atividade.
      O engenheiro deve estar sempre junto das novidade tecnológica e inaplicado no dia a dia ajudando-o na rapidez do desenvolvimento em produtos ou serviços e ganhando a confiança de clientes 
Questão 2
Texto base:
      Enunciado: Ainda que de forma irônica, a charge apresentada revela uma competência importante no mercado de trabalho: agilidade de raciocínio. Ela significa não apenas ser capaz de encontrar rapidamente soluções para problemas, mas também estar atento ao que se está fazendo e ao ambiente à sua volta_ Em uma entrevista de emprego, por exemplo, é essencial que o entrevistado esteja acompanhando o diálogo durante todo o tempo. Afinal, o entrevistador está dedicando parte de seu tempo a isso e deseja saber se o entrevistado de fato é aderente à vaga em questão. Com isso em mente, responda:
       a) Qual foi o erro cometido pelo entrevistado, que o levou a ser dispensado,e como ele poderia te-lo evitado?
       Resposta:  O erro cometido pelo entrevistado foi de não ter prestado atenção ao que o entrevistador estava-lhe pergunto, no ponto de vista do entrevistador o entrevistado era um candidato desatento, O entrevistado deveria  ter uma melhor postura e atenção ao que é dito pelo entrevistador.
       b) Antes de ser dispensado, o entrevistador esperava que o entrevistado demostrasse sua capacidade de raciocínio rápido. Imagine que você seja o entrevistado: como poderia demostrar que pensa rapidamente, a partir de exemplos de sua própria área de atuação?
       Resposta: estar sempre atento e ser proativo, quando surgir um problema inesperado o  engenheiro deve  resolvê-lo o mais rápido possível, evitando prejuízos para a empresa.
Questão 3
Texto base:
Oferta de vaga: Analista de TI
        Funções: Gerenciar projetos internos como programas e sistemas de apoio para o desenvolvimento de linhas novas e existentes; Gerir o ciclo de vida do produto; Garantir o lançamento apropriado de novos produtos ( internamente e externamente, determinar cronograma de lançamento, desenvolver estratégia de marketing juntamente com o departamento de comunicação; Gerar requisitos para desenvolvimento de funcionalidade de novos produtos juntos aos fabricantes; Prospectar novos produtos e canais; Realizar a interface entre as áreas envolvidas (comercial, financeira,operação, jurídica e técnica); Desenvolver as linhas de produtos já comercializados na empresa; Garantir o alinhamento de cada detalhe entre diversos departamentos internos, fabricantes,parceiro e clientes,para otimizar a comercialização dos novos produto e existentes.
        Requisitos: experiência comprovada na função; Vivência no segmento de TI;         Formação Superior completa na área de TI; Inglês fluente.
Enunciado: Considere a oferta de emprego apresentada. É possível notar que um conjunto de competências é exigida para a realização das atividades, assim como também a exigência na formação superior e domínio de um idioma.A partir dessa oferta: 
       a) Elabore uma oferta de emprego para a sua própria área de atuação destacando as competências mais importantes esperadas de um profissional.
Resposta: 
     Descrição: Responsável pela supervisão, orientação e acompanhamento das atividades de produção , visando o cumprimento dos programas de produção, visando cumprir os padrões de qualidade, custos, segurança e atendimento preestabelecidos.
     Qualificações obrigatório: Formação Graduação concluída (Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica, Química, Produção)    
Informática básica
Trabalho em equipe e liderança
Proatividade e senso de urgência 
     b) Suponha que você conseguiu uma entrevista para esse cargo criado no item (a). Como você poderia mostrar na entrevista que tem as competências exigidas?
 Resposta: 
       Eu falaria de experiencias reais onde tive que usar estas qualidades (Trabalho em equipe,  liderança Proatividade e senso de urgência).Daria a ele exemplos reais, decisões que tomei pensando na empresa e no cliente.

Outros materiais