Buscar

PREV MENSUR DEMANDA MKT AVAL 1,2,3

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201608392637)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As tomadas de decisão de marketing são alicerçadas pela utilização dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM). O SIM é desenvolvido a partir de subsistemas, que são: registros internos da empresa, inteligência de marketing, pesquisa de marketing e análise das decisões de marketing. Avalie as alternativas e escolha a que define o subsistema de inteligência de marketing.
	
	
	Informações sobre gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento do relacionamento com o cliente, gerenciamento do conhecimento.
	
	Informações sobre produto, serviços, vendas, preços, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar, capacidade de produção.
	
	Informações sobre necessidades do consumidor, expectativa de compra para os próximos meses, satisfação com o produto ou serviço, obtidas por meio de pesquisa de dados primários
	
	Informações sobre análise de vendas, participação de mercado, despesas de marketing em relação às vendas e análise financeira, a fim de avaliar os resultados e desempenho da empresa.
	 
	Informações sobre as forças ambientais (demográfica, econômica, natural, tecnológica, político-legal e sociocultural), fornecedores e concorrentes, obtidas por meio de pesquisas de dados secundários
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608490495)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As corporações organizam suas informações desde que os primeiros registros de clientes puderam ser cadastrados com algum nível de informatização. Surgiram termos para exemplificar sistemas que cuidam destas informações. Um deles é um sistema de informação voltado às atividades de marketing que é uma alternativa para a qualidade e fluxo das informações na organização, também conhecido por:
	
	
	Sistema de gerenciamento da cadeia de suprimentos
	
	Sistema de contabilidade
	 
	Sistema de informações de marketing
	
	Sistema de vendas e pós-vendas
	
	Sistema de gestão da relação com os clientes
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608073887)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Visando lançar seu produto em um bairro da baixada fluminense, uma empresa fez um levantamento sobre faixa renda da região, utilizando os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE. Assim sendo, podemos afirmar que os dados levantados são do tipo:
	
	
	Internos.
	
	Ocasionais.
	
	Primários.
	
	Esporádicos.
	 
	Secundários.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201607466123)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O processo de pesquisa de marketing consiste:
	
	 
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para a administração.
	
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para a administração.
	
	desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações, análise das informações e apresentação dos resultados para a administração.
	
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações e análise das informações.
	
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, coleta de informações e apresentação dos resultados para a administração.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608328203)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 
Ao se prever a demanda, alguns pontos devem ser considerados, visando sua precisão. Dentre estes pontos podemos destacar o que afirma: PROJEÇÕES DE DADOS MAIS AGREGADOS PRODUZEM, NORMALMENTE, RESULTADOS MAIS PRECISOS. DADOS AGREGADOS se referem ao volume de produção de:
	
	
	cerveja do Rio de Janeiro, no segundo semestre de 2013.
	 
	automóveis, ano a ano, de todo o Brasil, no período de 2000 a 2010.
	
	móveis do Rio Grande do Sul em 2008.
	
	refrigerantes do Rio de Janeiro e Santa Catarina em 2010.
 
	
	brinquedos do Estado de São Paulo, ano a ano, no período de 2006 a 2014.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201607466125)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Marque a melhor opção que completa o sentido da seguinte frase: Uma das principais razões para uma empresa adotar a pesquisa de marketing é a:
	
	
	oportunidade de rever o seu planejamento.
	
	estudar o comportamento do consumidor.
	 
	descoberta de oportunidades de mercado.
	
	oportunidade de abrir novas filiais.
	
	descoberta de novos serviços.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608532904)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O monitoramento ambiental é caracterizado pela exploração de dados do ambiente, isto é, indicadores que forneçam aos gestores informações importantes, para embasar suas tomadas de decisão. Quando uma empresa busca informações sobre avanços científicos, novos materiais e processos, inovações em produtos e serviços, qual ambiente ela deseja monitorar?
	
	
	Ambiente político legal
	 
	Ambiente tecnológico
	
	Ambiente sociocultural
	 
	Ambiente demográfico
	
	Ambiente natural
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608532853)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O monitoramento externo é caracterizado pela exploração de dados do ambiente, isto é, indicadores que forneçam aos gestores informações importantes, para embasar suas tomadas de decisão. Quando uma empresa busca informações sobre a mobilidade, densidade, taxa de natalidade, taxa de mortalidade e pirâmide etária de uma população, qual ambiente ela deseja monitorar?
	
	
	Ambiente natural
	
	Ambiente sociocultural
	
	Ambiente político legal
	 
	Ambiente demográfico
	
	Ambiente tecnológico
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608532997)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em um mundo no qual a concorrência é cada vez maior e o consumidor é mais informado e exigente, a avaliação constante das necessidades e desejos do consumidor é vital para as empresas. Para isso, é importante que as empresas estejam constantemente monitorando as tendências de consumo. Qual é a tendência na qual o consumidor apresenta aumento da procura por serviços e produtos direcionados a mercados (públicos) específicos (portadores de necessidades especiais, LGBT e afrodescendentes, entre outros)?
	
	
	Consumo prático
	
	Consumo responsável
	 
	Consumo em nichos
	
	Consumo online
	
	Consumo acima dos 60
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607466190)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As empresas estão crescentemente identificando subgrupos dentro de grupos etários como possíveis mercados-alvos. São eles:
	
	
	casal com dupla fonte de renda, sem e com filhos.
	
	profissionais liberais residentes em áreas urbanas pobres e pessoas mais velhas bem posicionadas financeiramente.
	
	garotos em idade escolar com renda e poder de compra.
	 
	totas estão corretas.
	
	mães mais velhas com bebês.
	
1a Questão (Ref.:201610290555)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Mesmo que um item seja aceito por uma comissão de compras em uma cadeia de lojas, certas filiais podem não tê-lo. Isto ocorre, em condições normais, em função:
	
	
	De acordo com os critérios de cada gerente.
	 
	Do nível cultural e social do público-alvo
	
	Descuido do gerente local
	
	Falta de planejamento da matriz
	
	De acordo com a capacidade de compra da cadeia de lojas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201610289711)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para Rosenbloom (2002, p.27) o conceito de canal depende em parte do ângulo utilizado para avaliação do termo. Qual a definição que está de acordo com o fabricante ?
	
	 
	Preenche várias funções que separam as mercadorias e os serviços daqueles que precisam dessas mercadorias ou serviços.
	
	O termo significa o fluxo da propriedade dos materiais que são comercializados no mercado.
	
	Canais de distribuição são simplesmente empresas que os separamdos produtores.
	 
	Canal significa o trabalho de intermediários para conduzir seus produtos até os consumidores finais.
	
	Canal é o meio pelo qual um sistema realiza a transferência e propriedade de produtos e serviços.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201610290489)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os negócios de varejo podem ser classificados de várias maneiras, varejo com loja; varejo sem loja, por tipo de mercadoria, por nível de variedade e sortimentos, por nível de serviços, por nível de preços  e pelo tipo de propriedade ou relação com outras organizações. A classificação por tipo de propriedade pode ser:
1 - Estabelecimentos independentes com uma só loja
2 - Redes corporativas
3 - Associativismo e cooperativas de varejo
4 - Departamentos alugados
5 -  Franquias
Apresentamos abaixo as vantagens de alguns tipos de propriedades de varejo. Faça a associação com as respectivas características e assinale a opção de resposta que contempla a sequencia correta: 
(   ) Rapidez na expansão, alta motivação dos administradores das lojas, maior garantia de mercado e serviços, fortalecimento da marca, menor envolvimento nos problemas cotidianos das lojas, compras em escala, redução de custos, ganho de participação no mercado e cobertura geográfica.
(   ) Este tipo de varejo tem no mínimo quatro lojas, tais redes costumam estar espalhadas em diversas regiões e têm a vantagem de conseguir economia de escala não só em compras, mas também marketing, tecnologia, logística.
(   ) Este tipo de estabelecimento é administrado diretamente pelos donos, tornando possível uma resposta mais ágil às necessidades dos clientes.
 
	
	 
	4 - 1 - 3
	 
	5 - 2 - 1
	
	3 - 4 - 2
	
	2 - 1 - 5
	
	1 - 5 - 4
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201610290527)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Embora não seja uma verdade absoluta para todos os tipos de negócio, pode-se dizer que o ciclo de vida das empresas possui as seguintes etapas:
	
	
	projeto, prototipação, fabricação e colocação do produto no mercado.
	 
	desenvolvimento estratégico, tático e operacional.
	 
	introdução, crescimento, maturidade e declínio.
	
	boa e má fases.
	
	pesquisa, tabulação e apresentação dos resultados.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201610289799)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A BR Mania, a rede de lojas de conveniência dos postos Petrobras, foi criada para facilitar a vida do cliente: é possível encontrar produtos do dia-a-dia, no caminho de casa, da escola ou do trabalho, com atendimento rápido e personalizado, estacionamento, conforto e segurança. Como podemos definir as lojas de conveniência?
	
	 
	Comercializam alimentos e artigos de conveniência ou emergenciais, geralmente para consumo imediato, em locais de acesso e visibilidade privilegiados e com margens de lucros mais altas.
	
	São supermercados de maior porte, com área de 3.000 a 5.000 m2, que operam com cerca de 14 mil SKUs, onde as vendas de itens não alimentares representam cerca de 12% e o número de check-outs varia de 25 e 36.
	
	Oferecem uma linha completa, porém com menor sortimento de produtos alimentícios, em torno de 4 mil SKUs.
	
	São lojas de médio porte, com autosserviço, que vendem principalmente itens alimentares e oferecem boa variedade de produtos.
	
	Em geral inclui as lojas tradicionais especializadas, as lojas de departamentos e as lojas de variedades ou lojas tradicionais de descontos.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201610290457)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	É considerada uma variável incontrolável em marketing de varejo:
	
	
	despesas internas.
	 
	estoque.
	
	custos.
	 
	efeitos políticos, causados pela eleição.
	
	custos administrativos internos.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201610290089)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A intensidade refere-se ao número de intermediários em cada nível de canal de Marketing. Com isto as empresas poderão optar por uma das estratégias. A estratégia de DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA é aquela que:
	
	
	Para esse tipo de distribuição é necessário uma parceria mais estreita entre a empresa e o membro do canal.
	 
	A empresa fabricante não precisa dispersar seus esforços para locais de vendas e pode ter uma cobertura de mercado adequada, com mais controle e menos custo do que na distribuição intensiva.
	
	Envolve a utilização de determinados intermediários que queiram comercializar um produto especifico.
	 
	Encaixam-se nesta categoria muitos bens de conveniência e suprimentos operacionais industriais.
	
	Significa limitar o numero de intermediários e obter deles maior dedicação e aperfeiçoamento nas habilidades de vendas.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201610290092)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No processo de planejamento dos Canais de Marketing, há 4 parâmetros muito importantes sobre o Mercado, que precisam ser considerados no desenho do Canal. Dentre as alternativas a seguir, identifique a única errada.
	
	
	Comportamento do Mercado
	 
	Densidade do Mercado
	 
	Tipologia do Mercado
	
	Geografia do Mercado
	
	Tamanho do Mercado
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201610290163)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Hoje está cada vez mais difícil prever os movimentos do mercado. Os gestores devem trabalhar com tendências, baseadas em estudos. A partir de um estudo considerando percepções, julgamentos, projeções, é possível fazer previsão de vendas e, em consequência disto, definir orçamento, objetivos e metas. Os objetivos formam a base do planejamento. Servem como instrumentos de controle, como parâmetro para diferentes análises. Devem responder às seguintes questões:
	
	 
	A quem vender? O que vender? -Qual o método de vendas mais apropriado?
	 
	Devo reduzir meus preços, ou aumenta-los para depois diminuir?
	
	Devo informar meus objetivos aos concorrentes?
	
	Devo utilizar o canal Internet de vendas ou o de televendas?
	
	Utilizarei somente o canal de vendas tradicional?
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201610289911)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Escolha, entre os textos abaixo, aquele que está relacionado com a Distribuição Exclusiva.
	
	
	Esta tática é utilizada quando o produtor deseja exercer controle sobre o nível dos serviços oferecidos pelos revendedores.
	 
	Envolve a utilização de determinados intermediários que queiram vender um produto específico.
	 
	A empresa fabricante não precisa dispersar os seus esforços em muitos pontos de vendas e pode ter uma cobertura de mercado adequado.
	
	São usados tanto estabelecimentos quanto possível em cada nível dos canais.
	
	Consiste em que o fabricante coloca as mercadorias ou serviços no maior número de pontos de vendas possível.
	1a Questão (Ref.:201608490454)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Os quatro subsistemas que compõe o SIM na visão de Sandhusen (2003) são: contabilidade interna, inteligencia de marketing, ciência de marketing e pesquisa. Caso você estivesse organizando o Sistema de Informações de Marketing de uma empresa, como você identifica o sistema de inteligencia de marketing?
	
	
	Uso das informações contábeis da própria empresa, podem conter informações importantes como a tendência dos lucros, nível de gastos, compras realizadas, vendas feitas por áreas, vendedores, clientes etc.
	 
	Visa auxiliar os administradores na tomada de decisão, incluindo a utilização de modelos e gráficos.
	
	Responsável por integrar as campanhas de publicidade e propaganda da empresa, cuidando de todo o ciclo
	
	Forma sistemática de coletar, registrar e analisar dados relativos a problemas e oportunidades de marketing, podendo ser de forma constante ou para algum problema específico.
	 
	São informações de marketing obtidas através de jornais, revistas, relatórios, exposições, feiras, vendedores, entre outras.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608098449)
	Acerto: 1,0/ 1,0
	O Sistema de Informações de Marketing (SIM) é composto de 4 subsistemas: Registros Internos, Pesquisa de Marketing, Inteligência de Marketing e Análise de Apoio às Decisões de Marketing. Quando levantamos informações diárias referentes aos desenvolvimentos pertinentes no ambiente de Marketing, evidenciando um conjunto de procedimentos e fontes de informação sobre uma ampla gama de variáveis ambientais e eventos de marketing que influenciam a empresa, estamos utilizando informações do subsistema:
	
	
	Análise de dados secundários do IBGE.
	
	Pesquisa de Marketing.
	
	Análise de Apoio às Decisões de Marketing.
	 
	Inteligência de Marketing.
	
	Registros Internos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201607466050)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O processo de pesquisa de marketing possui as seguintes etapas:
	
	
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa e interpretação e apresentação dos resultados.
	 
	definição do problema da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, implementação do plano de pesquisa e interpretação e apresentação dos resultados.
	 
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, implementação do plano de pesquisa e interpretação e apresentação dos resultados.
	
	definição dos objetivos da pesquisa, desenvolvimento do plano de pesquisa, implementação do plano de pesquisa e interpretação e apresentação dos resultados.
	
	definição do problema e dos objetivos da pesquisa, implementação do plano de pesquisa e interpretação e apresentação dos resultados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608258209)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Para estudarmos a previsão da demanda, necessitamos conhecer o mercado. A pesquisa de mercado se faz necessária, pois...
	
	
	Apresenta mecanismos analíticos de desenvolvimento para a organização.
	 
	Interage com o mercado levando informações das organizações para os consumidores.
	
	Fomenta o mercado com novos bens e serviços.
	 
	Fornece informações valiosas à empresa, as quais direcionam todas as suas atividades de marketing.
	
	Desenvolve novos produtos e gera lucratividade para as organizações.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608532747)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	As previsões de demanda dependem também de que tipo de mercado está sendo levado em consideração. Escolha dentre as alternativas a que define o volume total de um produto que seria comprado por um grupo definido de clientes, em um período definido e em uma área geográfica definida.
	
	
	Potencial de Vendas da Empresa
	 
	Demanda de Mercado
	
	Participação de Vendas da Empresa
	 
	Potencial de Mercado
	
	Participação de Mercado
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608276944)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"É a participação que um produto de uma determinada empresa possui no total de vendas desse tipo de produto no mercado como um todo". Esta definição refere-se (...)
	
	
	(...) à demanda total
	 
	(...) à participação de mercado
	
	(...) à previsão de demanda
	
	(...) à demanda latente
	
	(...) ao potencial de mercado
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608532904)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O monitoramento ambiental é caracterizado pela exploração de dados do ambiente, isto é, indicadores que forneçam aos gestores informações importantes, para embasar suas tomadas de decisão. Quando uma empresa busca informações sobre avanços científicos, novos materiais e processos, inovações em produtos e serviços, qual ambiente ela deseja monitorar?
	
	
	Ambiente demográfico
	 
	Ambiente tecnológico
	
	Ambiente natural
	
	Ambiente político legal
	
	Ambiente sociocultural
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201607466201)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O que é DEMANDA DE MERCADO?
	
	
	todas erradas.
	
	é o volume TOTAL de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica.
	 
	é o volume TOTAL de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido.
	
	é o volume PARCIAL de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica.
	
	é o volume PARCIAL de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608532978)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Em um mundo no qual a concorrência é cada vez maior e o consumidor é mais informado e exigente, a avaliação constante das necessidades e desejos do consumidor é vital para as empresas. Para isso, é importante que as empresas estejam constantemente monitorando as tendências de consumo. Qual é a tendência na qual o consumidor apresenta aumento da conscientização socioambiental e intensificação das exigências éticas e de eficiência no processo produtivo?
	
	
	Consumo precoce
	 
	Consumo em nichos
	
	Consumo exigente
	
	Consumo online
	 
	Consumo responsável
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607466190)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As empresas estão crescentemente identificando subgrupos dentro de grupos etários como possíveis mercados-alvos. São eles:
	
	
	mães mais velhas com bebês.
	
	casal com dupla fonte de renda, sem e com filhos.
	
	garotos em idade escolar com renda e poder de compra.
	
	profissionais liberais residentes em áreas urbanas pobres e pessoas mais velhas bem posicionadas financeiramente.
	 
	totas estão corretas.

Outros materiais