Buscar

Exercicio 9 Tecnologia da Informação e Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ref.: 201802835515
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Vivemos realmente em um momento de muitas transformações, não há como negar que estamos em outra Era. O trabalho atual se parece muito pouco com a forma mecânica adotada na Era Industrial. Tanto o comércio quanto as comunicações se caracterizam por ser extremamente dinâmicas. Cada vez mais o conhecimento é valorizado. Podemos prever que o acúmulo de informação, muito em breve, terá o mesmo valor que tinha o acúmulo de patrimônio há pouco tempo atrás. Passou-se a dar valor ao homem num todo, não somente a capacidade física que ele possui.
Uma das características ligada ao indivíduo nesta nossa Sociedade da Informação e do conhecimento é:
		
	
	Tecnologia como instrumento gerencial.
	 
	TI inserida nas atividades operacionais internas, gestão e planejamento, relacionamento com clientes, fornecedores, governo e consumidores.
	
	Forte comunicação de dados.
	
	Necessidade de infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento da empresa.
	 
	Conhecimentos e habilidades ligados ao uso da TI.
	
	 
	Ref.: 201802382079
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	"A exclusão sócio-econômica desencadeia a exclusão digital ao mesmo tempo que a exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. A inclusão digital deveria ser fruto de uma política pública com destinação orçamentária a fim de que ações promovam a inclusão e equiparação de oportunidades a todos os cidadãos. Neste contexto, é preciso levar em conta indivíduos com baixa escolaridade, baixa renda, com limitações físicas e idosos. Uma ação prioritária deveria ser voltada às crianças e jovens, pois constituem a próxima geração." (acesso a http://www.espacoacademico.com.br/024/24amsf.htm, em novembro de 2010) A alternativa que está diretamente relacionada ao trecho acima e que consiste em uma afirmação correta é:
		
	
	A TI nunca é considerada como grande responsável pelo consumo dos recursos naturais, energia e incrementos, pois sua utilização está diretamente relacionada ao processo de produção e ao pilar econômico do Triple Bottom Line
	
	A educação é uma área sensível na exclusão social que deve colaborar para redução dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a exclusão digital
	 
	A educação é uma área sensível na inclusão digital que deve colaborar para ampliação dos níveis de informatização da sociedade, promovendo a inclusão digital
	
	A TI não representa gastos significativos numa empresa e não requer investimentos contantes, pois a velocidade de atualização das tecnologias não deve ser considerada.
	
	A TI dá suporte ao desenvolvimento da sociedade, dificultando o acesso à informação e ao conhecimento, sendo determinante nos processos de informatização das empresas
	
	 
	Ref.: 201802382067
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Capacitação: treinamento no uso do meio e formação de quadros para configurar, operar e desenvolver serviços e sistemas; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualização dos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base na análise das sentenças acima assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Somente uma sentença está correta.
	
	Nenhuma sentença está correta.
	
	Somente sentenças II e III estão corretas.
	 
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	 
	Ref.: 201802837885
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Chamamos de inclusão digital a tentativa de garantir a todas as pessoas o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TICs). A ideia é que todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, possam ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails e mais: facilitar sua própria vida fazendo uso da tecnologia. A necessidade de inclusão digital está diretamente relacionada ao nível de __________________ da sociedade, que deve ter políticas bem definidas e estrutura de telecomunicações adequadas ao __________________ do processo de informatização.
 As palavras que melhor preenchem as lacunas são:
		
	 
	informatização / desenvolvimento.
	
	relacionamento / plano.
	
	aceleração / planejamento.
	
	intenção / pensamento.
	
	amadurecimento / objetivo.
	
	 
	Ref.: 201802456237
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Verificando a situação das empresas em relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas atividades é correto dizer que:
I. Os sites das empresas em sua maioria oferecem informações institucionais.
II. "O cenário econômico brasileiro favorável parece ter contribuído para o crescimento regular da infraestrutura tecnológica das empresas brasileiras", diz Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.
III. O envio e recepção de e-mails é a atividade menos usada pelos funcionários das empresas.
IV. As empresas buscam as TIC´s para se manter em bom nível de competitividade e melhoria de processos e procedimentos internos.
		
	 
	I - II - IV
	
	I - II - III - IV
	
	I - III - IV
	
	I - II - III
	
	II - III - IV
	
	 
	Ref.: 201802382085
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A informação na sociedade moderna é um bem de extrema importância, sendo um dos fatores responsáveis pela sobrevivência das organizações e, quando bem gerenciado, um forte fator de vantagem competitiva. É importante que os profissionais ligados a esta área sejam:
		
	 
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	Os elementos não vinculados à área de informática, cujas pessoas não necessitam ter fluência tecnológica e desenvoltura na utilização dos produtos digitais.
	 
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática ou os usuários, tenham de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	Os elementos vinculados diretamente á área de informática, porém os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	Os elementos que tenham conhecimento da área de informática, e os usuários, não precisam ter de forma clara e inequívoca, o conhecimento de certos conceitos.
	
	 
	Ref.: 201802382075
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	São crescentes os debates sobre as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais das novas tecnologias de comunicação e informação (TIC). Uma das preocupações tem sido o que vem se chamando de Exclusão Digital (do inglês "digital divide"). Por exclusão digital entende-se o surgimento de mais uma barreira sócio-econômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das TICs, hoje simbolizadas na Internet. A questão do acesso passa pelos seguintes problemas: I. Infra-estrutura e acesso: facilidades coletivas e individuais de acesso local a baixo custo; II. Gestão e custeio (sustentabilidade): viabilização econômica e financeira para garantir a manutenção e atualizaçãodos serviços locais; III. Conteúdo: oferta de conteúdos locais, serviços e sistemas de informação em nosso idioma, democratização de toda a informação legalmente pública, facilidades para a produção e disseminação de conteúdo local. Com base nas sentenças acima assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Somente as sentenças II e III estão corretas.
	
	Nenhuma sentença está correta.
	 
	Todas as sentenças estão corretas.
	
	Somente as sentenças I e II estão corretas.
	
	Somente a sentença III está correta.
	
	 
	Ref.: 201802840758
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Um estudo sobre o grau de informatização de mais de 800 empresas brasileiras feita em 2013 constatou que o no índice de informatização os computadores são apenas ferramentas. Não basta só comprar e instalar computadores para obter imediatamente benefícios, é preciso usá-los adequada e efetivamente para conseguir melhorias nos processos empresariais. E usar adequadamente computadores não é somente questão de treinamento dos usuários. Envolve também o planejamento adequado do processo de informatização, a intensa participação e o comprometimento de usuários e executivos e um estado de permanente atenção para as possibilidades de melhorias e novos usos da TI nos processos. De acordo com Hu e Quan (2005), existem quatro visões que prevalecem em estudos a respeito de como a TI cria valor para a empresa.
A proposiçao que representa a visão de processos é:
		
	 
	Considera que investimentos de TI geram vantagens competitivas ao melhorar a eficiência operacional de processos intermediários.
	
	Considera fundamentais os recursos de tecnologia da Informação e Comunicação com retornos garantidos de competitividade.
	
	Considera que a TI cria excessos de retornos sobre outros tipos de investimentos de capital.
	
	Argumenta que investimentos de TI criam valor ao fornecer opções e flexibilidade para as empresas em contextos cada vez mais competitivos e incertos.
	
	Considera que os investimentos de TI criam vantagens competitivas sustentáveis através de capacidades e recursos estratégicos sem paralelo, singulares e peculiares ao contexto.

Outros materiais