Buscar

AÇAO CIVL PUBLICA COM PEDIDO DE LIMINAR GUILHERME GARCIA BELEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA __ VARA DA COMARCA DE CAICÓ/CE.
Associação dos moradores unidos de Caicó, com fundamento no artigo 5°, I da Lei 7347/85, vem por meio da presença de Vossa Excelência, propor a 
AÇÃO CIVIL PÚBLICA COM PEDIDO DE LIMINAR
Contra a empresa GUARARAPES ADM LTDA, pessoa jurídica de direito publico, com sede na cidade de Caicó, no qual possui contrato de convenio com o Poder Publico local, firmado entre a Prefeitura do Município de Caicó conforme os fatos e fundamentos que passam a expor: 
DOS FATOS
Caicó uma cidade pequena e muito pouco desenvolvida do ponto de vista urbanístico, porém, possui algumas ruínas da época da colonização portuguesa, as quais fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. A ruína mais famosa “Colosseu” é administrada por uma empresa privada, a GUARARAPES ADM LTDA. e virou um ponto turístico de intensa visitação no município. Ocorre que nos últimos meses, mas precisamente desde de setembro de 2017, a empresa tem deixado de lado a manutenção do local, o qual está gravemente deteriorado precisando de sérios reparos, os quais a empresa promete que vai realizar, porém não faz.
a Defensoria Pública do Estado preparou um Ofício à Prefeitura Municipal de Caicó a pedido da Associação dos Moradores Unidos de Caicó, com quem a empresa GUARARAPES possui o contrato de convênio, solicitando informações e providências. A Prefeitura, no dia 10/01/2018 informou que já havia diligenciado junto à empresa as providências cabíveis, mas que também ainda não tinha obtido retorno. O Prefeito informou também quem em reunião com o responsável da empresa convocada para tratar do assunto, foi dado prazo a resolução do problema, porém que o mesmo não havia sido cumprido. O contrato firmado entre a Prefeitura local e a empresa continua vigente mesmo com o descumprimento da contratação, sem que sejam tomadas as devidas providências para a revitalização do local, seja pela Prefeitura seja pela empresa privada responsável pela administração do local.
	
DO CABIMENTO DA AÇÃO PÚBLICA
Destaca-se que a CF/88, em seu artigo 24, dispõe que compete a união, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre a proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico ( vide art. 24, IV, da CF/88 ) e sobre educação, cultura e desposto ( vide o art. 24, IX, da CF/88 ). Dessa forma, é importante salientar que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Ademais, o Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.
DA LEGITIMIDADE ATIVA
Os legitimados concorrentes a proporem a Ação Civil Publica, nos termos do art. 5° da Lei 7.347/85 e Lei 8.078/90, são o Ministério Publico, a União, os Estados e Municípios, além das autarquias, empresa pública, fundações, sociedade de economia mista ou associações constituídas a pelo menos 01 ano (art. 5°, XXI da Constituição Federal) e que provem a representatividade e institucionalidade adequada e definida para a defesa daqueles direitos específicos.
 
Art. 5° todos são iguais perante em lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, e à propriedade, nos termos seguintes:
[...] 
XXI – as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tem legitimidade para representar seus filiados judicial e extrajudicialmente. 
Dessa forma, possui interesse social da parte autora, ficando demonstrado, inclusive, que está causando grave dano ao patrimônio histórico, cultural e turístico do município. 
DO SUJEITO PASSIVO
Para José Maria Tesheiner, 
[...] em relação à legitimação passiva nas ações coletivas, se considerada a generalidade dos casos, não se encontram maiores discussões sobre quem deve figurar no polo passivo. Em principio, as mesmas pessoas (físicas e jurídicas) podem ser apontadas como parte passiva tanto nas ações individuais quanto nas coletivas. 
Resta afirmar, que todos aqueles que causaram prejuízo ao meio ambiente, podem ser sujeitos passivos numa Ação Civil Publica, qual seja, a pessoa jurídica de direito privado a empresa Guararapes Adm LTDA. 
LIMINAR
O art. 12 da Lei 7347/85, admite a possibilidade de pedido de liminar:
Art. 12. Poderá o juiz conceder mandado liminar, com ou sem justificação prévia, em decisão sujeita a agravo. 
Consoante a existência da possibilidade para expedir medida liminar, considera-se necessário que se conceda para que, empresa ré tome as devidas providências para que cesse o dano que está causando ao patrimônio histórico, cultural e turístico do município. 
DOS PEDIDOS
1). Requer a citação dos réus na pessoa de seus representantes legais para, querendo, contestar a presente ação;
 	
2). Requer a notificação do Ministério Público, na forma do art. 50, §10 da Lei 7.347/85;
 
3). Requer a dispensa do pagamento de custas e emolumentos, na forma do art. 18 da Lei n0 7.347/85;
 
4). Pede a condenação da empresa GUARARAPES ADM LTDA à obrigação de fazer consistente na realização dos reparos necessários à preservação da ruína Colosseu, que constitui patrimônio histórico e cultural do Município de Caicó; art. 30 da Lei 7.347/850;
 
5). Pede a condenação da Prefeitura Municipal, subsidiariamente, por ser titular do contrato público firmado com a empresa;
 
6). Protesta provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em lei;
DAS PROVAS
Pretende-se provar o alegado por todos os meios de provas admitidos, em especial, pelos documentos acostados à inicial.
NESTES TERMOS
PEDE DEFERIMENTO
LOCAL, DATA
ADVOGADA
OAB XXXX

Outros materiais