Buscar

aulafundamentos.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCEITOS BÁSICOS
AÇÃO SOCIAL 
Na sociologia, refere-se a qualquer movimento que conduza o fazer e o reagir dos indivíduos levando-os a refletir e os modificando a partir desses eventos. O termo “ação social” foi introduzido por Max Weber, em sua obra: Economia e Sociedade.
È um termo que se refere a um evento realizado por uma organização, entidade, instituição, pessoa ou grupo de pessoas, que visa o bem-estar do próximo, sem fins lucrativos, sendo um trabalho voluntário. Na ação social o alcance seria de curto prazo, emergencial, pontual podendo ser de impacto individual e/ou coletivo.
FILANTROPIA
Significa, em geral, o amor da humanidade e tudo humanidade sobre, particularmente de forma construtiva expressa na ajuda altruísta outros. Etimologicamente, a palavra deriva do grego φίλος (philos ou bordas) e άνθρωπος (anthropos), que respectivamente traduzir como "amor" (ou "amante de", "amigo de") e "homem", pelo que filantropia significa "amor da humanidade".  
O “fazer bem” pode ser praticado em igrejas, hospitais e escolas.
SERVIÇO SOCIAL
O Serviço Social foi uma das primeiras profissões da área social a ter aprovada sua lei de regulamentação profissional, a Lei 3252, de 27 de agosto de 1957, posteriormente regulamentada pelo Decreto 994, de 15 de maio de 1962. 
È uma profissão de caráter sociopolítico, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”. Isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Assistentes sociais se inserem nas mais diversas áreas: saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça etc. Com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, atuam nas relações entre os seres humanos no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços.
ASSISTÊNCIA SOCIAL 
É uma política pública com impacto a curto, médio e longo prazo com objetivos de universalização da cidadania e combate as desigualdades sociais. Desse modo, como políticas de proteção social configuram-se como uma nova situação para o Brasil. Ela significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuição prévia a provisão dessa proteção.
Com uma visão social diferenciada e dando continuidade ao inaugurado pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei orgânica da Assistência Social de 1993 houve uma ampliação dos direitos sociais antes restritos à população vinculada à previdência.
A Seguridade Social brasileira estabelece as bases de um sistema de proteção social que se ancora sob duas vertentes: a proteção social contributiva (aquela que exige pagamento) dos rendimentos do trabalho assalariado para sua garantia, institucionalizada no Brasil pela Previdência Social) e, a proteção social não contributiva (que assegura suas proteções específicas para todos os cidadãos que dela necessitem).

Outros materiais