Buscar

Avaliando Aprendizado Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0029_SM_201401377866 V.1 
	Aluno(a): JESSICA D
	Matrícula:
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	23/05/2018 15:07:41 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201402279918)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO) A respeito da recuperação judicial, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	c) O juiz decretará falência, caso o devedor não apresente o plano de recuperação no prazo de 60 (sessenta) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação.
	
	e) No plano de recuperação apresentado pelo devedor, este terá até 2 anos para quitar as dívidas trabalhistas
	
	b) O devedor poderá desistir do pedido de recuperação judicial a qualquer tempo, desde que antes da concessão da recuperação judicial pelo juiz, bastando, para tanto, comunicar sua desistência ao juízo da recuperação.
	
	a) O juiz somente poderá conceder a recuperação judicial do devedor cujo plano de recuperação tenha sido aprovado pela assembleia geral de credores.
	
	d) O plano de recuperação apresentado pelo devedor, em hipótese alguma, poderá sofrer alterações.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401556616)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	I - Na falência, os créditos retardatários perderão o direito a rateios eventualmente realizados e ficarão sujeitos ao pagamento de custas, não se computando os acessórios compreendidos entre o término do prazo e a data do pedido de habilitação. II - Após a homologação do quadro-geral de credores, aqueles que não habilitaram seu crédito poderão, observado, no que couber, o procedimento ordinário previsto no Código de Processo Civil, requerer ao juízo da falência ou da recuperação judicial a retificação do quadro-geral para inclusão do respectivo crédito. III - Os credores cujos créditos forem impugnados serão intimados para contestar a impugnação, no prazo de 10 (dez) dias, juntando os documentos que tiverem e indicando outras provas que reputem necessárias.
		
	 
	apenas I;
	
	apenas III;
	
	apenas II;
	
	apenas I e III;
	 
	apenas I e II;
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401674863)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Mudanças nos cenários social, político e econômico provocaram a construção de uma nova Constituição brasileira em 1988. Atentando às transformações ocorridas, o legislador constituinte ampliou o rol de direitos fundamentais, trouxe proteção aos direitos transindividuais e fortaleceu princípios norteadores da nossa ordem econômica, dentre outras tantas novidades. Neste sentido, pode-se extrair do texto constitucional vigente princípios como o da função social da empresa e preservação da empresa. II ¿ Da evolução histórica do direito falimentar no Brasil denotam-se três fases muito distintas apontadas pela doutrina. Na primeira, chamada de fase meramente liquidadora, entendia-se que o legislador deveria se preocupar mais com os interesses dos credores; na segunda, chamada de emergência do interesse do devedor, percebe-se a tendência de uma maior proteção também aos interesses dos devedores; na terceira e atual fase, chamada de análogo interesse do Estado, surgem inovações legislativas como a recuperação judicial e extrajudicial, que se alinham nitidamente aos interesses previstos na própria Constituição Federal de 1988. III ¿ A lei 11.101/2005, dentre as suas inovações, alberga no seu artigo 47 alguns dos grandes princípios do ¿novo¿ direito falimentar brasileiro, seguindo tendências que já se desenhavam no ordenamento jurídico pátrio desde a Constituição Federal de 1988. IV ¿ Requisito para a concessão da recuperação judicial é que o pleiteante seja empresário, nos termos do artigo 966 do Código Civil brasileiro, devidamente regularizado há, pelo menos, 3 anos, não podendo ser falido e nem estar em estado de falência, isto é, a crise não pode ser generalizada, sob pena do insucesso do processo de recuperação judicial e consequente prejuízo a todos os envolvidos, inclusive ao próprio Estado. Acerca das assertivas acima, é possível aferir que:
		
	 
	D) das quarto assertivas, apenas três estão corretas e revelam inovações dentro do direito falimentar brasileiro.
	
	B) das quarto assertivas, todas estão corretas e pode-se perceber que elas se complementam e justificam.
	 
	C) das quarto assertivas, apenas a segunda está correta e mostra, com clareza, as chamadas linhas evolutivas do direito falimentar brasileiro, ressaltando as influências da nova ordem constitucional sobre a lei 11.101/2005.
	
	E) das quarto assertivas, apenas a primeiro está correta e nota-se, claramente, as influências constitucionais sobre as novas vertentes do direito falimentar brasileiro.
	
	A) das quarto assertivas, apenas duas estão corretas e denotam o importante papel do Estado-legislador nas novas regras e princípios norteadores do direito falimentar brasileiro.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402150370)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Faça a analise dos itens a seguir sobre recuperação judicial de empresas: I) O exercício regular da atividade empresária por mais de um ano é requisito para requerer a recuperação judicial; II) Concessão de prazos e condições especiais para pagamentos das obrigações vencidas ou vincendas, é considerado um meio de recuperação judicial de empresas; III) No aspecto processual, a lei expressa no sentido de que a recuperação judicial é uma ação. Para tanto, deve-se ajuizá-la por meio de petição inicial do devedor, a qual deverá ser instruída com uma serie de documentos e informações, conforme prevê o art. 51 da lei 11.101/2005; IV) A transformação, cisão, fusão ou incorporação de empresas não é considerada um meio de recuperação judicial de empresas. É correto afirmar que:
		
	 
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
	
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as assertivas I e II estão corretas.
	
	) Apenas a assertiva II está correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402012758)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	( Questão extraída de concurso/não autoria) A Lei n. o 11.101/2005, que regula as recuperações judicial e extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, se aplicaria:
		
	 
	a um indivíduo qualquer que, conforme o Código Civil, se enquadre no conceito de empresário.
	
	a uma empresa pública, como a ECT.
	
	a uma empresa de economia mista, como a PETROBRAS
	
	a uma instituição financeira, como o Banco do Brasil S.A.
	
	a uma entidade de previdência complementar operadora de planos de saúde.

Outros materiais