Buscar

1° questionário medidas socioeducativas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1
Texto da questão
O Direito Humano à Educação apresenta características básicas e, ainda, desdobramentos no que diz respeito aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, como abordado no Módulo 1. Escolha a opção correta sobre este tema, considerando o texto “Direito Humano à Educação (2011)” e as “Diretrizes Nacionais para o atendimento escolar a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”:
d. A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata o Estatuto da Criança e do Adolescente. 
Alternativa correta, conforme o Artigo 3º do Estatuto da Criança e do Adolescente e a doutrina da proteção integral.
Questão 2
Texto da questão
A oferta de Educação Básica a adolescentes fundamenta-se em normativas em âmbito federal e estadual, que inclui legislações gerais e também específicas sobre o atendimento escolar a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Sobre este tema, podemos afirmar que:
c. O Estatuto da Criança e do Adolescente, aprovado pela Lei nº 8.069/1990, considera crianças e adolescentes como pessoas em condição peculiar de desenvolvimento, superando a visão de “menor em situação irregular”. 
Afirmação correta. O ECA assegura a proteção integral a crianças e adolescentes. Em seu artigo 3º dispõe que “A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.
Questão 3
Texto da questão
O Relatório avaliativo “ECA 25 anos” (Brasília, SDH, 2016, p. 46-56) trata, dentre outros assuntos, do Direito à educação de crianças e adolescentes. A esse respeito, marque a alternativa correta:
a. A LDB determina a inclusão, no currículo do ensino fundamental, de conteúdos que tratem dos direitos das crianças e dos adolescentes, tendo o ECA como diretriz. 
Afirmação correta. Conforme lembra o Relatório avaliativo “ECA 25 anos”, em 2007 a LDB foi alterada e passou a incluir os conteúdos sobre direitos das crianças e adolescentes no ensino fundamental (artigo 32 da LDB). Importante salientar que a proposta da Lei não foi criar uma nova disciplina, e sim trabalhar a questão nas disciplinas que já existem, tornando o ECA presente no cotidiano escolar.
Questão 4
Texto da questão
A relação entre o direito à Educação e o Sistema Socioeducativo tem aspectos históricos e conceituais imprescindíveis para conhecer o tema. Escolha a resposta correta, tendo como referência o texto “O Direito à Educação no contexto da medida socioeducativa de internação” indicado no Módulo 1:
a. Desde o período colonial, o tratamento dispensado às crianças indígenas, negras e pobres tinha caráter caritativo. 
Alternativa correta. Este caráter justificava-se por não haver a concepção da criança e do adolescente como sujeito de direitos.
Questão 5
Texto da questão
Sobre a adaptabilidade da educação em diferentes contextos e públicos, à luz da concepção da educação a longo da vida, conforma abordado no conteúdo do Módulo 1 e no texto “Direito humano à Educação (2011)”, podemos afirmar que:
.
e. A adaptabilidade exige que a educação se adeque à função social de enfrentamento às discriminações e desigualdades que permeiam o social, por exemplo, quando falamos nos estigmas em relação aos adolescentes em cumprimento de liberdade assistida. 
Alternativa correta. Adaptabilidade significa que a escola deve ter flexibilidade para se adaptar ao grupo de estudantes e ao contexto social e cultural, ou seja, que a escolarização corresponda à realidade das pessoas, respeitando sua cultura, costumes, religião e diferenças, superando desigualdades e desconstruindo estigmas.

Outros materiais