Buscar

trabalho didatica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ESCOLA ODILON BEHRENS 
DISCIPLINA: DIDÁTICA
PROFESSORA: JANAINA FIGUEREDO
TURMA:1°D
GRUPO: MARILENE RICARDO, RAYLAINE SILVA, ROSIMAR HERMENEGILDO, 
VERA LÚCIA
2.1-6 PEDAGOGIA CRÍTICA- SOCIAL DOS CONTÉUDOS
Essa tendência pedagógica, surgiu trazendo reivindicações para a efetivação de mudanças na escola pública, almejando uma educação crítica e capaz de superar as desigualdades sociais.
A pedagogia critico social defende a função social e política da escola. Nessa tendência, a função da escola é socializar e difundi o saber levando em conta as realidades sociais.
O professor é uma autoridade que está à disposição do aluno e é também mediador entre os conteúdos e os alunos. ele empenha-se em conhecer o cotidiano dos alunos, auxiliando- os a conhecer as realidades sociais e fornecendo-lhes uma estrutura de conhecimentos indispensáveis a sua transformação social. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva.
O aluno deve processar e organizar todas as informações disponíveis na sua cultura, pois suas experiências de vida são levadas em conta desde o início do processo de ensino e aprendizagem. 
A metodologia, ao contexto cultural de uma reação direta de experiência do aluno, confrontando com o seu saber sistematizado, e desenvolvimento a partir da unicidade entre teoria e prática.
A avaliação valoriza os resultados dos alunos e com ela vemos como está indo o desenvolvimento de cada aluno e desta forma descobrimos as dificuldades cada uma delas para assim estar melhorando- as. 
A pedagogia crítica social denuncia a importância de se desenvolver um processo de ensino e aprendizagem, no qual os conteúdos de ensino sejam constantemente reavaliados de acordo com as realidades sociais sendo significativos na razão humana e social.

Outros materiais