Buscar

Ética, moral, consciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Diogo Araujo dos Santos RA 121723274 – Eng. Mecânica
Professora: Dilarimar Maria Costa – Introdução a Engenharia
Censura
Como a própria definição da palavra menciona, censura é uma análise, feita por censor responsável pela manutenção dos bons costumes. Seja os bons costumes trabalhos artísticos, informativos, geralmente com base em critérios morais ou políticos, para julgar a conveniência de sua liberação a exibição pública, publicação ou divulgação.
O resumo da definição no parágrafo anterior abrange vários temas, onde cada tema pode ter sua censura definida por um censor. Como referência, cita-se a seguir o tema consumismo. Onde as empresas de cerveja antigamente em suas propagandas e comerciais usavam mulheres “mais cobertas” e, hoje usam mulheres “mais despidas”. O intuito em expor seu produto aos consumidores (em sua maioria homens) com mulheres, logicamente é entendível no ponto vista comercial, pois a mulher chama atenção, chama-se a atenção para o comercial e ao item comercializado.
Mas se analisar o mesmo tipo de comercial anos atrás e nos dias de hoje, se vê uma grande diferença. Antigamente o comercial parecia ter mais a intenção em fazer o consumidor prestar atenção e consumir o produto. Hoje a proposta final até pode ser a mesma, mas o comercial está muito apelativo. 
Este exemplo, pode-se observar a diferença de censura em épocas diferentes da sociedade. O conceito da sociedade se mantém o mesmo, mas seus valores, conduta, costumes e bom senso estão bem diferentes analisando um período de tempo em décadas ou anos atrás. 
Portanto, o que se pode observar é que a questão de censura tem mudado seus critérios nos últimos anos, dando maior liberdade a certas coisas, fazendo com que a sociedade se adapte a ela, ou vice-versa, mas mantém a definição dos bons costumes na sua origem.

Outros materiais

Outros materiais