Buscar

CASO CONCRETO CIVIL IV 4 REAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL IV
	Avaliando Aprend.: CCJ0015_SM_201602322597 V.1  
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	10/05/2018 08:01:54 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201602474580)
	6a sem.: Usucapião de imóveis
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(TRF 1ª Região - Juiz Federal) Pedro, residente em Brasília e casado sob o regime de comunhão parcial de bens, alienou uma casa de 400 m2 situada no Rio Grande do Sul. Na ocasião, ocultou sua condição de casado. A escritura pública foi lavrada e registrada no cartório de registro de imóveis. Após doze anos, nos quais o comprador, de forma pacífica, residiu com sua família na casa, descobriu-se o estado de casado do alienante. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir. 
I- O comprador, para contar o tempo exigido para a usucapião, deve ter exercido pessoalmente a posse durante todo o período, pois não pode acrescentar à sua posse a de seus antecessores.
II- O comprador pode adquirir a propriedade da casa pela usucapião urbana.
III- No caso de aquisição da propriedade da casa pela usucapião ordinária, exige-se que o possuidor tenha exercido a posse de boa-fé.
IV- O comprador pode adquirir a propriedade da casa pela usucapião ordinária.
 Estão certos apenas os itens
 
		
	
	II, III e IV. 
	
	I, II e III. 
	
	III e IV. 
	
	I e II. 
	
	I e IV. 
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201603004983)
	4a sem.: posse
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	João é possuidor de um imóvel situado na cidade de Lauro de Freitas, no qual reside com a sua família. Após retornar de uma viagem de férias, encontra o citado imóvel habitado por outra família, não conseguindo ter acesso ao mesmo. Qual a medida judicial cabível no caso apresentado: 
		
	
	reintegração de posse em face da turbação;
	
	manutenção de posse em face da turbação;
	
	interdito proibitório em face da ameaça a posse;
	
	reintegração de posse por ter sofrido esbulho possessório;
	
	embargos de terceiros.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603139289)
	6a sem.: AQUISIÇÃO DA PROPRIEDADE IMÓVEL
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	
(Questão 4 5º Exame OAB-RJ) Considerando-se o instituto da tradição no direito civil, podemos afirmar que: 
		
	
	Executam-se as obrigações assumidas verbalmente. 
	
	Não se transfere o domínio dos bens móveis. 
	
	Transfere-se o domínio dos bens móveis. 
	
	Transfere-se o domínio de qualquer bem imóvel. 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603010928)
	3a sem.: EFEITOS DA POSSE
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(XV Exame Unificado OAB) Com a ajuda de homens armados, Francisco invade determinada fazenda e expulsa dali os funcionários de Gabriel, dono da propriedade. Uma vez na posse do imóvel, Francisco decide dar continuidade às atividades agrícolas que vinham sendo ali desenvolvidas (plantio de soja e de feijão). Três anos após a invasão, Gabriel consegue, pela via judicial, ser reintegrado na posse da fazenda. Quanto aos frutos colhidos por Francisco durante o período em que permaneceu na posse da fazenda, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	Francisco tem direito aos frutos percebidos durante o período em que permaneceu na fazenda
	
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, mas tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio. 
	
	Francisco tem direito à metade dos frutos colhidos, devendo restituir a outra metade a Gabriel.
	
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, e não tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603104837)
	3a sem.: POSSE
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(XVI EXAME UNIFICADO DA OAB) Mediante o emprego de violência, Mélvio esbulhou a posse da Fazenda Vila Feliz. A vítima do esbulho, Cassandra, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Mélvio após um ano e meio, o que impediu a concessão de medida liminar em seu favor. Passados dois anos desde a invasão, Mélvio teve que trocar o telhado da casa situada na fazenda, pois estava danificado. Passados cinco anos desde a referida obra, a ação de reintegração de posse transitou em julgado e, na ocasião, o telhado colocado por Mélvio já se encontrava severamente danificado. Diante de sua derrota, Mélvio argumentou que faria jus ao direito de retenção pelas benfeitorias erigidas, exigindo que Cassandra o reembolsasse. A respeito do pleito de Mélvio, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado pelo valor atual delas. 
	
	Mélvio é possuidor de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado por Cassandra com base no valor delas. 
	
	Mélvio não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado. 
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, não fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias, mas deve ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.

Outros materiais