Buscar

Aula 03 Fundamentos do Direito Empresarial e Tributário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO
1 - Suponha que determinado ente da Federação pretenda instituir contribuição de melhoria para fazer face ao custo da construção de uma linha de metrô que beneficiará certa região metropolitana com valorização imobiliária. Considerando essa situação hipotética e a disciplina da espécie tributária mencionada, qual é a opção correta?
 R = O orçamento do custo da obra deverá ser previamente publicado, e o prazo para a sua impugnação administrativa pelos interessados não poderá ser inferior a 30 dias.
2 - "Não se poderá admitir diferente tributação em razão de função ou ocupação profissional exercida pelo sujeito passivo", é texto que coaduna com qual limitação ao poder de tributar?
R = Isonomia
3 - É sujeito passivo da relação tributária:
 R = Contribuinte e o responsável;
4 - Analise as assertivas abaixo e resposta a alternativa INCORRETA:
 R = É correto afirmar que quando ocorre o fato gerador surge a obrigação tributária, nascendo para o contribuinte a faculdade de pagar o tributo ou não.
5 - Com relação ao estabelecimento empresarial, assinale a afirmativa incorreta.
 R = Refere-se tão-somente à sede física da sociedade empresária
6 - Sobre Lançamento, tem-se as opções: I)	Trata-se de um procedimento administrativo que envolve a criação do tributo. II)	É um procedimento administrativo que verifica a ocorrência do fato gerador. III)	É o procedimento em que se efetua o cálculo do crédito tributário. IV)	É procedimento administrativo que formaliza a constituição do crédito tributário. V)	É procedimento administrativo de iniciativa exclusiva da Autoridade tributária.
 R = Estão corretas as opções II, III e IV
7 - Assinale a opção correta:
R = É obrigatória a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede, antes do início de sua atividade;
8 - O Imposto sobre Produtos Industrializados é de competência:
 R = Da União.

Outros materiais