Buscar

EMPREENDEDORISMO OPORTUNIDADE X NECESSIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO - Oportunidade e necessidade
A motivação para iniciar um negócio é um dos temas mais importantes em pesquisas sobre empreendedorismo porque demonstra o grau de maturidade e desenvolvimento de um país. Existem dois tipos de empreendedorismo: aquele buscado por necessidade e o motivado por oportunidade.
Empreendedores por necessidade são aqueles que iniciaram um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções para o trabalho e precisam abrir um negócio a fim de gerar renda para si e suas famílias.
Já os empreendedores por oportunidade optam por iniciar um novo negócio, mesmo quando possuem alternativas de emprego. Eles têm níveis de capacitação e escolaridade mais altos e empreendem para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência no trabalho.
Enquanto o empreendedorismo por necessidade está mais suscetível à conjuntura econômica dos países e tende a diminuir quando a oferta de emprego é maior, o empreendedorismo por oportunidade tem maiores chance de sucesso e tem um forte impacto sobre o crescimento econômico de um país.
Pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) percebe-se que nos países com maior desenvolvimento econômico, a razão entre oportunidade e necessidade é superior a dos demais. Na Islândia, por exemplo, para cada empreendedor por necessidade há outros 11 por oportunidade. Já países com menor desenvolvimento econômico apresentam razões menores entre os empreendedores por oportunidade e necessidade.
No Brasil, os empreendedores por oportunidade são maioria, conforme pesquisa realizada em 2013. Essa pesquisa mostrou que sete em cada dez brasileiros, abrem seu próprio negocio por oportunidade. Em 2002 apenas 42% abriam empresas por oportunidade. O que mostra um avanço na educação, os brasileiros procuram mais o algo além do ensino médio, os ensinos técnicos, superiores, estão cada ano mais acessíveis.
Entre os empreendedores por oportunidade, a pesquisa aponta que 43% o fizeram pela busca de maior independência e liberdade na vida profissional; 35,2% pelo aumento da renda pessoal; 18,5% apenas para a manutenção de sua renda pessoal, enquanto 3,3% citaram outros motivos. 
Independente da motivação, os países que apostam na capacitação dos empreendedores – seja por necessidade ou oportunidade – investem na geração de empresas mais eficientes e produtivas. Mesmo os empreendedores por necessidade podem gerar bons resultados para os seus negócios e transformar seus empreendimentos em oportunidade de novos ganhos.
EXERCÍCIOS:
1)Com base no texto, avalie se as afirmativas estão corretas. Justifique sua resposta.
a)As empresas abertas por necessidade podem apresentar um índice maior de insucesso, pois sem o planejamento adequado e inovações que o mercado pede, essas empresas não conseguem se manter no mercado por muito tempo. 
b) Entre os empreendedores por oportunidade, a pesquisa aponta que 43% o fizeram pela busca de maior independência e liberdade na vida profissional; 35,2% pelo aumento da renda pessoal; 18,5% apenas para a manutenção de sua renda pessoal, enquanto 3,3% citaram outros motivos. Agrupando os dois primeiros perfis, constata-se que 78,2% vislumbram uma oportunidade de aprimorar a vida com o negócio que estão abrindo.
b) Os empreendedores por oportunidades, mesmo quando possuem outras opções de emprego, e optam por iniciar um novo negócio, sabem onde querem chegar, fazem planejamento prévio, tem em mente o que querem buscar para a empresa e visam a geração de lucros, empregos e riquezas, este por sua vez, se encaixa melhor em nossa visão do que é ser um empreendedor.
c) Quanto maior for o desenvolvimento econômico do País, maior será o empreendedorismo por necessidade.
2) Explique o que o autor quis dizer: “todo empreendedor deve ser necessariamente um bom administrador. No entanto, nem todo bom administrador é um empreendedor”. Dornelas, 2011.
3) explique com suas palavras o que é empreendedorismo.

Outros materiais

Outros materiais