Buscar

AV1 Macroeconomia 2015.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. Leia atentamente as considerações a seguir e assinale a afirmativa correta. 
I - O setor primário é constituído por atividades que estão relacionadas diretamente com os recursos naturais, tais como as empresas do ramo automobilístico e farmacêutico. 
II - O total de toda a produção das empresas, que vem a ser o total da produção desta economia, é a produção agregada, que pode ser medida e receber o nome de Produto Interno Bruto (PIB).
III - As famílias devem-se entender como o conjunto de pessoas físicas de uma dada economia. Em outros termos, as empresas são unidades produtoras e as pessoas físicas que nelas atuam como proprietários e empregados serão agrupadas e consideradas na categoria chamada de famílias. 
R: II e III são verdadeiras e I é falsa. 
2. Leia atentamente as considerações a seguir e assinale a afirmativa correta. A atividade econômica de um país, ou de uma economia, pode ser medida através da ótica: 
I - Da renda que mede o somatório dos rendimentos pagos aos proprietários dos fatores de capital, como os salários, juros, lucros e alugueis. 
II - Dos dispêndios que mede o somatório dos gastos da economia como no caso do consumo, do investimento e das exportações. 
III - Do produto, por meio do PIB que mede o somatório dos bens e serviços que são produzidos em dado período na economia. 
R: I, II e III são verdadeiras 
3. As mudanças da demanda agregada, por si só, não teriam condições de alterar os fatores de produção na opinião dos clássicos e, portanto, o produto agregado. Uma importante conclusão deste modelo é que os gastos do governo, a exemplo de qualquer outra variável componente da demanda agregada (marcando a afirmativa correta): 
R: não elevariam o produto, nem a renda da economia 
4. O nível de demanda permanece o mesmo, mas os custos de certos insumos aumentam e são repassados aos preços dos produtos. Está associada, também, ao monopólio e oligopólio (de certas empresas) que conseguem elevar seus lucros acima da elevação dos custos de produção.Também pode se causada por aumentos autônomos nos preços de matérias-primas básicas, os chamados choques de matérias primas (crise do petróleo, choques agrícolas). Política adotada: Controle direto de preços (via política salarial rígida, fiscalização sobre os lucros dos ligopólios, controle de preços dos produtos). Assinale a alternativa correta: 
R: Trata-se do conceito de Inflação de Oferta 
5. Dados os estágios de produção, pelo lado da oferta clássica (assinalando a afirmativa correta), quando a produção: 
R: cresce em proporções maiores, a produtividade a curto prazo da mão de obra é positiva e decrescente. 
6. Leia atentamente as considerações a seguir e assinale a afirmativa correta que diz respeito à macroeconomia clássica. I - As variáveis reais (as que refletem quantidades) e não as nominais (expressas monetariamente) eram as determinantes de outras variáveis reais como a produção e o emprego. 
II - Os trabalhadores só aceitarão trabalhar mais se os salários forem cada vez mais elevados de forma a cobrir o custo de oportunidade que é o sacrifício do lazer. III - É no mercado de trabalho, no encontro da curva de oferta de trabalho com a de demanda por trabalho que fica estabelecido o nível de emprego na economia e o nível de salário real dos trabalhadores. 
R: I, II e III são verdadeiras 
7. Na teoria clássica, a moeda: 
R: É neutra sobre a atividade econômica 
8. Em relação à teoria quantitativa da moeda: 
R: É uma teoria da determinação do nível geral dos preços pela oferta da moeda 
9. Das considerações abaixo sobre o modelo Keynesiano Simplificado, é correto afirmar que: 
R: A Propensão Marginal a Consumir (PMgC) pode variar entre 0 e 1.
10. A respeito do modelo keynesiano simplificado, assinale a afirmativa correta: 
I) A função consumo é uma função crescente no nível de renda nacional disponível.
II) A propensão marginal a consumir é o acréscimo do consumo, dado o acréscimo de uma unidade da renda disponível.
III) A propensão marginal a poupar, é o acréscimo da poupança agregada, dado um acréscimo na renda nacional disponível. 
R: I, II e III são verdadeiras

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais