Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA GENRENCIAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A melhoria da qualidade pode envolver situações que necessitem de mudanças de sistemas e procedimentos até então adotados pela organização. Na maior parte das empresas que procuram desenvolver e implantar o que se denomina de sistemas de procedimentos de qualidade, tais mudanças ocorrem principalmente através da implantação e certificação de sistemas padronizados da qualidade.
Estes sistemas de qualidade atualmente são integrados a outros sistemas / normas. Quais são estes outros sistemas? Explique-os.
Os sistemas de gestão da qualidade tem como objetivo não só o produto final, mais todo seu procedimento e dessa forma todas as fases do processo e a empresa como todo e analisada e para isso o sistema de qualidade verifica a gestão da qualidade, questões ambientais, sociais e de saúde e segurança do trabalho. Esta forma de gestão ganhou o nome de Sistema de Gestão Integrado (SGI), e utiliza como base as famílias de normas ISO 9000, de Gestão da Qualidade; ISO 14000, de Gestão de Meio Ambiente; OHSAS 18000, com foco em Saúde e Segurança do Trabalho; e SA 8000, de responsabilidade social. 
Sistema de Gestão Qualidade (SGQ): Gestão de Qualidade é uma forma sistêmica de se garantir que as atividades ocorram conforme o planejado. Seu objetivo é a prevenção de problemas através de ações de controle visando à prevenção (PEARSON EDUCATION DO BRASIL, 2011).
Sistema de Gestão Ambiental (SGA): é um sistema que engloba todas as atividades que vislumbram o bom desempenho ambiental, respondendo a pressões da sociedade e legais. As atividades podem ser corretivas (como diminuir a poluição e/ou a produção de resíduos sólidos), ou proativas, trabalhando preventivamente junto ao meio ambiente. Esta segunda visão vem se tornando realidade nas organizações, que começam a considerar a Gestão Ambiental como parte do negócio, e a criar estratégias para um melhor desempenho neste requisito (CARVALHO; PALADINI, 2012).
Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO): é um conjunto de normas ou técnicas, ferramentas e procedimentos que visam eliminar ou reduzir os riscos e os danos que envolvem as atividades do trabalhador (SILVA; COSTA, 2012).
Sistema de Gestão de Responsabilidade Social (SGRS): busca garantir as condições mínimas de trabalho para o colaborador, conforme estabelecido em regulamentações internacionais da ONU (Organização das Nações Unidas) e da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Está correlacionado ao desenvolvimento sustentável, que se preocupa com os impactos que as organizações estão causando na sociedade onde está inserida e no meio ambiente, e o que devem fazer para minimizar impactos negativos.

Outros materiais

Outros materiais