Buscar

avaliação parcial recreacao e lazer

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial: SDE3570_SM_201708329609 V.1 
	Aluno(a): ANTÔNIA DE CASSIA MORAIS FERNANDES GARROS
	Matrícula: 201708329609
	Acertos: 8,0 de 10,0
	Data: 19/05/2018 00:56:08 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201709421129)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As brincadeiras e jogos populares são um fenômeno histórico-social de irrefutável significação cultural de massa, independentemente de gênero, ideologia, etnia, credo, raça, condições socioeconômicas, ... A reflexão e a prática da cultura corporal, quando adequadamente socializada e pedagogicamente encaminhada, constituem-se em privilegiado meio de formação da cidadania, identificada com valores democráticos; Atualmente, por limitações óbvias, dificilmente encontraremos na Capital crianças brincando ou jogando na rua (espaço público). A violência, o trânsito, a falta de camaradagem entre vizinhos, impede a utilização do espaço público para a diversão. Daí a necessidade do resgate das brincadeiras de rua nos espaços formais e não formais. Nesse sentido marque a alternativa que corrobora com o argumento supra citado.
		
	
	Os jogos e as brincadeiras populares estão atrelados a uma forma de lazer que utiliza o tempo disponível de forma auto condicionada para o desenvolvimento da liberdade de escolha.
	
	Os jogos e as brincadeiras populares são compreendidos como uma forma de recreação relacionadas ao tempo conquistado como experiências percebidas como livre disposição para o lúdico.
	
	Os jogos e as brincadeiras populares são fundamentais para a prática desportiva intencional na medida em que preserva o ambiente lúdico e promove o desenvolvimento do ócio criativo.
	 
	Os jogos e as brincadeiras populares são elementos da nossa riqueza cultural que precisam ser preservadas nas práticas corporais em múltiplos espaços formais e não formais de intervenção.
	
	Os jogos e as brincadeiras populares estão diretamente ligados ao tempo livre no lazer pois propicia uma relação hedonista com o estilo de vida saudável estimulando uma mudança de hábitos nos praticantes.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709421086)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Luckesi (1998) o que caracteriza a ludicidade é:
		
	
	A felicidade em participar de brincadeiras coletivas.
	
	A experiência de viver brincadeiras de rodas.
	
	A realização de projetos de intervenção na sociedade.
	
	A participação em construção de brinquedos alternativos.
	 
	A experiência de plenitude que ela possibilita a quem a vivencia em seus atos.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709420912)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O prazer, tanto pode ser visto como efeito, consequência, resultante de realização da atividade desejada, como pode também ser visto como causa que impele o indivíduo a buscar a atividade de que necessita, para completar-se e aperfeiçoar-se. Em relação ao texto acima, marque o melhor conceito abaixo para a Recreação.
		
	
	Também os jogos organizados visam ao complemento das práticas mentais, tais como: a atenção, a imaginação, a memória, o raciocínio, e a aquisição dos hábitos ou virtudes morais.
	
	A Recreação compreende atividades as mais diversas, de expressão somente individual, às quais se entreguem voluntariamente crianças, jovens e adultos educados ou rudes, de diferentes condições sociais, nos campos ou nas cidades.
	
	Uma das características do ser humano é o potencial de criação, visto que a recreação nasce e flui da criatividade, a partir daí torna-se mais difícil perceber a amplitude do verdadeiro conceito do que venha a ser recreação.
	 
	Desta forma, pode-se conceituar a recreação como sendo uma atividade física ou mental, a qual o indivíduo é levado pelo interesse, para satisfazer necessidades físicas, intelectuais, morais, emocionais e sociais, tendo como resultado o prazer.
	
	Encontram-se os seus efeitos fisiológicos locais e gerais, destacando-se as funções musculares, sensoriais e motoras, como o equilíbrio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709421158)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma atividade de recreação permite, pelo movimento, que os participantes exteriorizem ideias, sentimentos e emoções. Dessa forma, assinale a atividade que favorece essa exposição de ideias e emoções:
		
	
	Competição.
	
	Jogos tradicionais.
	
	Dança de salão.
	
	Jogos cooperativo.
	 
	Expressão corporal.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709420919)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Um Hote Fazenda, localizado no interior do estado, contratou um supervisor de recreação, para o desenvolvimento de várias ações, entre elas, o planejamento e a organização de atividades culturais e recreativas para serem realizadas pelos seus recreacionistas. Portanto, o supervisor no seu planejamento deverá elaborar estratégias complementares para o bom desempenho do trabalho coletivo. Nas afirmativas abaixo, marque a opção incorreta em relação às estratégias complementares:
 
		
	 
	De forma prioritária, organizar manuais rígidos de instrução para os recreacionistas.
	
	Incentivar a formação permanente dos recreacionistas, através de cursos e palestras.
	
	Proporcionar os subsídios necessários para a organização das tarefas pedagógicas, recreativas e culturais.
	
	Acompanhar as aulas e coordenar reuniões com os recreacionistas.
	
	Elaboração de instrumentos didáticos e pedagógicos para que aconteçam durante o processo, criando e facilitando o sistema de orientação individualizada e/ou coletiva.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201709420890)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Considerando a existência de diferentes campos de interesse nas atividades de lazer, sem, contudo, admitir uma ótica disciplinar para a atuação profissional, uma formação de qualidade para o animador cultural deve prioritariamente articular:
I - Aspectos teóricos do lazer e da cultura.
II - Diferentes linguagens e suas possibilidades.
III - A sua própria formação cultural.
IV - Uma formação acadêmica em Educação Física.
V - Experiências pessoais na cultura a que pertence.
Marque a alternativa que traduz os itens que se encontram corretos.
		
	 
	I, II e V
	
	II, III e V
	
	I,II e IV
	
	V, IV e III
	 
	I,II e III
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201709420933)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Vários estudos relatam a necessidade de a Atividade Recreativa Adaptada buscar informações didáticas e metodológicas de ensino que atendam às pessoas com deficiências, sabendo-se que existem inúmeras dificuldades que elas enfrentam. Assim sendo, para incluir de forma crítica as pessoas portadoras de deficiência e garantindo a participação das mesmas na ambiência das atividades recreativas e de lazer, deverá ser considerado como princípio didático e metodológico que:
		
	 
	O Profissional de recreação e lazer utiliza didaticamente metodologias com abordagens críticas para o Jogo e a Brincadeira, sendo que o recreacionista e os participantes devem num processo com troca de conhecimento favorecer a inclusão de deficientes em diferentes atividades recreativas e de lazer.
	
	O recreacionista nas atividades deverá assegurar oportunidades e oferecer diferentes possibilidades de participação à pessoa com deficiência em seu dia a dia. De uma forma geral, deve-se evitar o jogo e a brincadeira  que não podem ser trabalhados de forma participativa com deficientes.
	
	Os métodos tradicionais nos quais o recreacionista é o sujeito que comanda e o portador de deficiência é o objeto a ser dirigido sem garantir o seu desenvolvimento pessoal diante de todas os problemas que surgirem.
	
	O recreacionista deverá buscar em literaturas especializadas as características de pessoas com deficiência, estabelecendo metodologias adequadas didaticamente para a sua participação nas atividades, considerando sempre a lei do menor esforço.
	
	O Futsal não pode ser adaptado a nenhuma deficiência, pois pode acontecer oautoritarismo didático e metodológico na proposta das atividades, estabelecendo situações não próprias no processo da dificuldade das pessoas portadoras de deficiência.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201709421036)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A recreação, com objetivo de colaborar para o desenvolvimento pleno da criança, deve proporcionar:
		
	
	uma educação efetiva para a saúde e ocupação saudável para o tempo livre.
	
	o melhor treinamento para as competições do calendário esportivo escolar.
	 
	a aquisição de habilidades que são necessárias para a resolução de questões que a vida nos apresenta.
	 
	no processo de aprendizagem motora a aquisição da habilidade motora específica deve preceder a habilidade motora geral.
	
	meios de controle do movimento desde a recepção dos estímulos até as respostas motoras.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201709420901)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Brincar é fazer o homem em humanidade, para conviver melhor, ou mudar para crescer como pessoa no sentido mais amplo. Desta forma, as brincadeiras exercem as funções educacionais, principalmente para as crianças, na transmissão cultural e na integração em seu meio ambiente e na força da solidariedade do grupo. Neste sentido, Ao brincar a criança visa:
		
	
	Trabalhar os esquemas técnicos e táticos do desporto.
	
	Potencializar suas habilidades motoras e sociais para o esporte escolar.
	
	Desenvolver sua coordenação manual para as futuras brincadeiras holísticas.
	
	Preparar seu organismo para as adaptações fisiológicas do exercício.
	 
	Satisfazer uma necessidade básica que é viver a brincadeira.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201709421062)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A prática da Educação Física na escola é essencial para o desenvolvimento em geral na criança e adolescente, sendo desenvolvida através de jogos e brincadeiras. Sendo assim, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Nas escolas, para todas as idades, jogos e brincadeiras são de caráter mais válidos para o desenvolvimento cognitivo e formativo.
	
	As alternativas C e D somente estão corretas.
	
	Jogos e brincadeiras limitam bastante as experiencias das crianças e adolescentes, porém melhora seu convívio social.
	
	As brincadeiras deixam as crianças mais livres para se expressar, já o jogos deixam os adolescentes sem escolhas para seu desenvolvimento futuro.
	
	Os jogos e brincadeiras na escola apresenta várias experiências para as crianças e adolescente que por sua vez não apresentam tanta significância para sua vida adulta.

Outros materiais