Buscar

Análise SWOT aplicada à vida profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise SWOT aplicada à vida profissional
Como aplicar a Análise SWOT na vida Profissional? Como desenvolver um plano de carreira aplicando as forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças? É o que veremos
Jefferson Rodrigues, 18 de fevereiro de 2014
A Ferramenta da Análise SWOT originalmente criada para avaliar o ambiente da empresa e possibilitar a mudança de rumo das organizações. É essencial nas áreas de Gestão e planejamento estratégico, sendo uma forte ferramenta para Acionistas, CEO’s e diretores das corporações para tomada de decisão.
A matriz SWOT, do inglês strenghness (forças); weakness (fraquezas); opportunities (oportunidades); threats (ameaças), fornece uma idéia sobre as forças e as fraquezas empresariais, bem como as oportunidades e as ameaças ambientais.
Em virtude de forças e fraquezas da empresa e de oportunidades e ameaças do ambiente externo, procura-se o melhor caminho para alcançar os objetivos globais aproveitando ao máximo as forças internas e as oportunidades externas, para neutralizar as fraquezas internas e as ameaças externas. Trata-se de buscar uma rota entre as vantagens e as restrições, tanto internas como externas.
Forças: também conhecido como pontos fortes. Nessa avaliação deve ser utilizado o que se tem de melhor a oferecer, em que se destaca ou domina. Uma boa análise nesse ponto permite uma visão ampla de possíveis falhas na carreira que podem ser melhoradas. É essencial que cada pessoa saiba seus pontos fortes, pois sempre que for questionada ou instigada a mostrar seus dons, estará sempre ao alcance. Use-os como diferencial, nunca para se gabar ou humilhar alguém, humildade é um ponto muito forte. Dica: Nunca diga que tem algo que não possui, seja sincero consigo mesmo.
Quais são suas maiores qualidades?
Quais são os valores que guiam sua vida?
Quais são seus grandes diferenciais?
O que você faz de especial?
Quais aspectos fazem você destacar-se em relação aos demais?
Fraquezas: Em entrevistas de emprego sempre é realizada a seguinte pergunta: “Quais são os seus pontos a melhorar?”, em geral uma pergunta estrategicamente feita após o candidato ter se esbanjado nos pontos fortes, o que causa uns minutos de silencio e nem sempre uma resposta agradável ao entrevistador. O fato é que essa pergunta pode ser feita de forma individual para avaliação de carreira, “quais são meus pontos fracos?”, “onde tenho que melhorar para conseguir conquistar meus objetivos?”, e outras perguntas nesse sentido podem colaborar com um melhor desempenho na área ou empresa que atua.
Quais atitudes sabotam seu crescimento?
Que comportamentos sempre prejudicam você?
Que características fazem com que você se sinta desconfortável 	consigo?
Você se sente apoiado em seus projetos pelas pessoas que ama?
Você se sente motivado e animado para buscar seus objetivos?
Oportunidades: Quando se avalia uma oportunidade, deve-se levar em conta tudo aquilo que condiz com seus valores, ideais e seu plano para o futuro. Nunca o salário deve ser a prioridade ao avaliar uma proposta. Benefícios, qualidade de vida e plano de carreira devem ser os principais quesito de avaliação. Deve-se levar em conta as vantagens e desvantagens. Um pulo maior que a perna pode levar a uma queda dolorosa. Portanto, avalie criteriosamente suas escolhas e tome as melhores decisões, seja para mudar de emprego, área ou negócio.
Existem chances reais de crescer na empresa em que trabalha?
Eu possuo qualidades e perfil para ter um negócio próprio?
Possuo espírito empreendedor e a mente aberta?
Sou dedicado, atento ao mercado e tenho bom networking?
Ameaças: Dentro do contexto de carreira as ameaças a ser analisadas são de grande importância para a tomada de decisão pessoal. “Como está o mercado de trabalho?”, “quem são meus concorrentes internos e externos?”, existe a possibilidade de que eu não seja apto a vaga em que ocupo?”, ou até, ”a empresa pode falir e eu não estou preparado para o mercado?”. Vários profissionais não enxergam aquilo que podem prejudica-los e acabam sendo surpreendidos. Esteja sempre preparado e realizando um impecável trabalho para que tenha a autoconfiança de que está no rumo certo.
Você domina os conhecimentos necessários para seu crescimento?
Tem proatividade em aprender e atitude para empreender?
Quais dificultadores estão presentes, atualmente, em minha vida?
Quais aspectos da sua personalidade podem sabotar seus resultados?
Quem e o que pode interferir diretamente em seu sucesso pessoal e profissional? 
A Ferramenta SWOT para vida empresarial permite a análise e avaliação do que pode ser modificado e que pode ser aproveitado, além de lhe possibilitar ser um excelente profissional.
FONTES:
http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/analise-swot-aplicada-a-vida-profissional/75676/ pesquisado em 31/05/2017, às 11:30 horas.
http://www.ibccoaching.com.br/portal/metas-e-objetivos/como-fazer-uma-analise-swot-pessoal/ pesquisado em 31/05/2017, às 11:40 horas.

Outros materiais