Buscar

postifólio diário de campo 2018

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
CLEDEANE SILVA LOPES MOREIRA, RU;1383285
 PORTIFÓLIO
UTA FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
MÓDULO A – FASE I
PROCESSO DE APLICAÇÃO DA LEI DE INCUSÃO NA ESCOLA Estudo de Campo
CONGONHAS
2018
PROCESSO DE APLICAÇÃO DA LEI DE INCUSÃO NA ESCOLA 
Estudo de Campo
No dia 13 de abril de 2018, compareci em uma visita na Escola Municipal José Cardoso Osório, com a finalidade de observar e verificar como está sendo aplica a lei de inclusão na instituição e quais as justificativas referentes às dificuldades durante este processo de inclusão, e o que já fora conquistado.
Fui recebida pela então professora responsável pela sala de recurso (sala adaptada para alunos com necessidades especiais) a senhora Vania Elena Moreira.
Durante nossa conversa passamos por diversos ambientes da escola. Notei que a escola possui alguns recursos para receber crianças com necessidade especiais, como por exemplo, espaço físico amplo, sala de recurso para alunos com necessidades especiais.
A professora Vania me apresentou uma aluna com deficiência visual, então perguntei a ela como estaria acontecendo o trabalho de adaptação da aluna, cujo nome é Ana. A senhora Vania me contou que a primeira preocupação foi com a locomoção dela na escola então incentivaram a aluna a criar um mapa mental de todo o espaço físico da escola para que ela conseguisse se locomover com facilidade. Também me contou que fizeram um trabalho coletivo com os outros alunos, foi vendado os olhos dos alunos e durante um tempo eles deveriam ter que andar pela escola e sentir na própria pele a dificuldade da colega, sensibilizando-os quanto a importância de não mudar as coisas de lugar, de não deixar obstáculos como por exemplo pertences e lixo no caminho.
Então questionei se a aluna possuía uma professora de braile para acompanha-la, e ela respondeu que estava aprendendo junto com a outra professora a linguagem e ensinando a aluna. Perguntei também se o Estado ou o Município fornecia curso para os professores de leitura em braile, e ela respondeu que devido a crise não tem tido estes recursos, mas que a escola possui material didático para as aulas, e o que falta elas pegam emprestado com outra escola. Notei que a um grande empenho da escola em trabalhar bem com os alunos que tem algum tipo de déficit na aprendizagem.
Então apresentei a ela o artigo da lei que obriga o estado a ser responsável pela formação de professores.
 Capitulo IV do Direito a Educação
Artigo; 28 XI - É dever dos estados e municípios, formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes de Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio
A professora Vania me disse que mesmo possuindo algumas limitações, o grupo pedagógico da escola tem desenvolvido um excelente trabalho, pois todos os professores se reúnem e se ajudam mutualmente, o que me deixou encantada com a escola.
Então ela também me apresentou a aluna Sophia portadora de Síndrome de Down, que veio de outra escola, pois seus pais não estavam satisfeitos com seu rendimento, segundo a professora Vania o relatório de desenvolvimento da aluna Sophia não era nada favorável.
Com um trabalho dedicado da equipe docente, Sophia tem evoluído muito desde que chegou a Escola José Cardoso Osório, e sua socialização com as outras crianças tem sido ótima. 
Analisando o caso da Sophia pude percebe que ela possui uma cuidadora fornecida pelo município para acompanha-la durante as aulas e nas dependências da escola. 
Vejo então que neste ponto a lei tem sido cumprida, pois conforme o artigo da lei de inclusão cabe ás autoridades zelar pela integridade da aluna.
 
CAPÍTULO IV DO DIREITO À EDUCAÇÃO
 Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.
Fazendo uma analise de tudo que vi e ouvi, pude perceber que mesmo com todos os recursos dados pelo governo se não houver um envolvimento da escola em todo seu corpo docente de nada adianta.
Desde já deixo o meu agradecimento e minha admiração pelo trabalho feito às crianças com necessidades especiais, por parte da Escola Municipal José Cardoso Osório.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”
Cora Coralina
.
 
Bibliografia;
Lei de inclusão (Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015) capitulo IV; art. 27 e art. 28 .
http://mensagens.culturamix.com/datas-comemorativas/dia-do-professor/mensagens-para-reuniao-de-professores

Outros materiais