Buscar

PROVA TIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Tendo em mente o procedimento de repassagem na Prova do Rorschach, analise as afirmações abaixo IO examinador deve estimular o examinando a dar o maior número de respostas possíveis até a prancha III. II - O examinador deve anotar “onde” o examinando construiu a sua imagem III – Deve ocorrer quando dentre outras condições há inibição em alguma prancha. Assinale a alternativa correta.
C - Apenas a III está correta
2. Assinale a alternativa que melhor complete a frase abaixo O Método de Rorschach é um instrumento de avaliação da personalidade que:
B - Preocupa-se em qualificar os aspectos psíquicos, oferecendo parâmetros para a intervenção psicológica
3. A análise dos processos mentais, associados ao modo com que o indivíduo seleciona e organiza habitualmente suas experiências, permite a distinção das modalidades em dois grupos principais: o grupo das modalidades principais e o das modalidades secundárias. Sendo assim:
C - II e III
4. Um examinando forneceu a seguinte resposta à prancha III: “Dois gnomos que parecem com raiva, pois estão pisando um no pé do outro causando dor”.No inquérito, explicou que utilizou a mancha toda e percebeu uma pessoa em cada um dos lados da mancha. Identificou a cabeça, o corpo, o chapéu e as mãos das pessoas.
C - Está incompleto, pois o examinador deveria perguntar o que fazia com que os gnomos parecessem com raiva e sentindo dor
5. Um juiz solicita um psicodiagnóstico de um adolescente infrator, em decorrência de um latrocínio. O adolescente justifica que estava fora de si quando cometeu o crime. O juiz tem dúvidas sobre esta argumentação do adolescente infrator. A utilização do Rorschach é indicada?
C - I e III
6. Durante uma aplicação do Método de Rorschach, um examinando na fase de inquérito elaborou outras respostas. Qual deveria ser o procedimento adotado pelo aplicador?
B - Anota-se da mesma forma e procede-se o inquérito na sequência
7. Roberto está aplicando a Prova de Rorschach num adolescente que se encontra desconfiado, apesar de Roberto realizar uma boa entrevista e rapport. Na fase de associação, o adolescente forneceu 14 respostas. Como Roberto deve proceder? Assinale a alternativa correta:
E - Deve realizar a repassagem total da Prova de Rorschach, solicitando que o adolescente veja outras imagens além das que ele já viu.
8. Hermann Rorschach criou a técnica de manchas de tinta para investigação da personalidade. Após sua morte precoce, outros pesquisadores deram continuidade aos estudos do método, entre eles, o brasileiro Professor Dr. Aníbal Silveira. Pode-se afirmar que a prova consiste em:
D - Apenas III
9. Leia as afirmativas a seguir do texto “ Um esboço do modelo teórico de personalidade ”, de Coelho e Falcão e assinale aquela que estiver incorreta:
C - A expressão da inteligência e sua aplicação no mundo externo encontra-se presente nas primeiras fases do desenvolvimento da criança e no reconhecimento da realidade externa.
10. Observem as alternativas abaixo: I - O modelo teórico de personalidade é composto por três esferas principais: a afetividade, a conação e a inteligência (ou cognição);
B - I, II e IV
1. Na análise do Tipo de Trabalho Mental, através do índice G (global) podemos verificar a capacidade de _________________ do examinando, enquanto que em r Complete as lacunas com a alternativa correta:
B - Planejamento – produção
2. Uma empresa de mineração pretende selecionar um gerente financeiro para o setor de compra e venda de pedras semi preciosas. Ela tem 20 inscritos e 1 vaga. Restaram para a ú O Rorschach nesse caso. É correto APENAS o que se afirma em:
D - É indicado para ampliar a compreensão da análise, já que o cargo exige maior confiança na função.
3. Classifique as respostas com determinante Cor. A) Prancha III: P3 “Aqui no meio uma borboleta bonita. Inq.: pelo formato, lembra uma borboleta bonita, vermelha”. B) Prancha II: P3 “Sangue. Inq.: algo assim, evidenciando em vermelho, pela cor que lembra sangue”. C) Prancha II: P3 “Flor”. Inq.: o formato não parece muito não, mas a cor vermelha, lembra flor”.
C - FC, C, CF
5. Veja abaixo as alternativas: I – O conteúdo corresponde à expressão verbal daquilo que o sujeito vê nas manchas;
C - III e IV
6.Numa aplicação da Prova de Rorschach, o examinando fornece a seguinte resposta na prancha VII: ^ Duas meninas brincando. Inquérito (Na figura toda) Vejo o rosto, o corpo, as mãos, pernas e elas estão brincando (gestos), só isso.
B - modalidade global combinada (Gc) e determinante de movimento;
7. No texto “ Um esboço do modelo teórico de personalidade ” ( Coelho e Falcão, 2006 ), as autoras abordam o estudo da dinâmica psíquica do ser humano, como um fenômeno complexo e evolutivo, no qual fatores biológicos integram com as condições sociais de existência do ser humano.
D - Apenas a afirmativa III está correta;
8. A classificação, segundo o modelo de Silveira, deve registrar a dinâmica particular do psiquismo em cada percepto de modo que a construção do psicograma venha revelar uma estrutura sistematizada e integral da personalidade. ” ( Coelho, 2007 p. 181 ). De acordo com o texto Conteúdo das Respostas, leia as afirmativas abaixo e assinale a incorreta:
B - Respostas de sangue são classificadas como conteúdos de anatomia por fazerem parte de um produto interno corporal.
9. Veja abaixo as alternativas: I – Prancha I – (G) “Uma mariposa” Inquérito: Uma mariposa preta. Vejo a cabeça, as asas e o corpo.
B - luminosidade, movimento, perspectiva;
10. A Prova de Rorschach consiste numa técnica de avaliação de traços de personalidade, em que podemos constatar que:
D - I e IV
3.Analise as afirmativas abaixo:
I) As respostas de perspectiva (Ps) revelam empenho em perceber o ambiente, pela definição da forma e noção de distância e profundidade.
A - I e III
5.Classifique as respostas com determinante Movimento
A) Prancha III: P3 “Aqui no meio uma borboleta voando. Inq.: Pelo formato, lembra uma borboleta bonita, batendo as asas.”.
B- m, M, m'
6. Durante uma aplicação do Método de Rorschach, o examinando nas suas respostas perseverou em um determinado conteúdo. Qual seria o procedimento correto do aplicador?
C -Vou lhe mostrar novamente as manchas para que você as observe outra vez e tente ver outras coisas além de ....(conteúdo perseverado)
7. As Respostas de Forma correspondem a respostas determinadas exclusivamente pela configuração da superfície, em que linhas externas delimitam o contorno das áreas selecionadas pelo probando. Desta forma, para classificar as respostas de forma é necessário que:
D - III e IV
8. – Leia com atenção as afirmações abaixo: I – Classificamos como movimento humano “M”, figuras humanas ou antropoides em movimento.
D - I, II e IV
9. A estrutura mais ampla do modelo de personalidade, adotado por Aníbal Silveira, é composto por três esferas principais da personalidade. São elas:
=====C - II e III
10. A Prova de Rorschach consiste numa técnica de avaliação de traços de personalidade, em que podemos constatar que: I – a prova envolve a identificação das imagens, não se preocupando com a construção das imagens;
D - I e IV
2. Hermann Rorschach distingue as Respostas de Forma baseado num critério estatístico, de modo a excluir, tanto quanto possível, a avaliação subjetiva. Neste sentido, I – Se o probando fornecer uma resposta com um contorno bem definido classificamos como F+ ; 
D - II e IV
3. Veja abaixo as alternativas: I – O conteúdo corresponde à expressão verbal daquilo que o sujeito vê nas manchas;
C - III e IV
4. O examinando diante das pranchas coloridas forneceu a seguinte resposta num dos índices que compõem o processo de adaptação à realidade externa - %V rebaixad
D - Em situações de maior mobilização afetiva, o examinando demonstra dificuldade em identificarse com as normas e regras adotadas pelo grupo social no qual está inserido;
5. Segundo Aníbal Silveira algumas respostas são frequentemente dadas por indivíduos adultos adaptados de modo harmônico ao ambiente. 
E - Resposta Vulgar
6. O ritmo associativoindica o tempo que um sujeito leva para reagir às situações novas (TRI) e a rapidez com que elabora suas respostas (T/R). (
B - I e IV
7. Veja abaixo as alternativas: I – Prancha I – (G) “Uma mariposa” Inquérito: Uma mariposa preta. Vejo a cabeça, as asas e o corpo.
B - luminosidade, movimento, perspectiva;
8. Em decorrência dos estudos, observa-se há muito tempo uma relação existente entre os estados afetivos e as cores. Desta forma, para classificar as respostas de cor é necessário que:
D - II e III
9. Leia com atenção as alternativas abaixo: I – As respostas de perspectiva fazem parte da esfera afetiva.
D- III e IV
10. Ricardo está aplicando a Prova de Rorschach num examinando com histórico de síndrome do pânico para melhor auxiliar em seu diagnóstico e, consequentemente, em seu tratamento. O examinando forneceu as seguintes respostas:
C - global imediata e movimento animal / resposta de espaço e movimento subjetivo;

Outros materiais