Buscar

ROTEIRO DE CASOS CLÍNICOS DE PATOLOGIA

Prévia do material em texto

ROTEIRO DE CASOS CLÍNICOS DE PATOLOGIA
Caso Clínico 1: Homem, 54 anos, sem histórico de alcoolismo, apresenta os seguintes sintomas: hematomas, fezes esbranquiçadas, icterícia ascite e dificuldade de atenção. Observando a imagem abaixo, qual o possível diagnóstico e causa?
Cirrose causada por vírus da hepatite B ou C. 
Hepatite B
Hemocromatose
Esteatose hepática
Hepatocarcinoma
Caso Clinico 2: Mulher, 25 anos com sintomas de aumento de peso, fadiga, dor muscular e articular, diminuição da sudorese e da frequência de batimentos cardíacos. Apresenta elevação de TSH. De acordo com esses dados e a imagem, qual o possível diagnóstico? – 
A) Inflamação de garganta
B) Tireoidite (Hipertireoidismo)
C) Fibromialgia
D) Depressão
E) Tireoidite (hipotireoidismo). 
Caso Clínico 3: Paciente idoso do sexo masculino chega ao hospital com fortes dores no peito e braço esquerdo, sudorese excessiva, falta de ar, confusão mental e agitação. Recebe atendimento, mas vai a óbito em menos de 2h. Na autópsia, a análise microscópica observada corresponde à foto abaixo. Qual a causa da morte do paciente?
Arritmia cardíaca
Doenças das válvulas cardíacas
Infarto agudo do miocárdio 
Pericardite
Doenças cardíacas congênitas
Caso Clínico 4: Doença pulmonar ocupacional que ocorre de duas formas: simples e complicada (fibrose grave massiva). A forma simples geralmente é assintomática, entretanto indivíduos em estágios mais avançados dessa doença (complicada) apresentam tosse e dificuldades respiratórias. No Brasil tem maior incidência nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde estão concentradas as maiores bacias carboníferas do país. A qual patologia se refere a imagem abaixo?
Siderose ou "pulmão de soldador" - poeira de ferro
Antracose ou "pulmão negro" - poeira de carvão
Asbestose - poeira de asbesto
Silicose ou "doença do esmeril" - poeira de sílica
Siderossilicose - misto de poeira contendo sílica e ferro
Caso Clínico 5: É um caso médico no qual o órgão em questão diminui de tamanho e pode ser acompanhado pela perda de funcionamento. Algumas medicações como esteróides anabolizantes e o uso de hormônios femininos podem causar essa patologia, que tende a reverter ao final do ciclo. Outras causas para a mesma podem ser: hipopituitarismo, síndrome de Klinefelter, aterosclerose e obstrução dos ductos que transportam o sêmen. Visualizando a imagem abaixo, de qual patologia conclui-se que se trata?
Escroto agudo
Criptorquidia
Atrofia testicular 
Castração química
Câncer de próstata
Caso Clínico 6: Após uma pessoa se cortar ocorre imediatamente um sangramento pelo rompimento de vasos sanguíneos na lesão, minutos após o sangue na extremidade destes vasos coagula (hemostasia), começa então um processo inflamatório caracterizado pela saída de leucócitos de dentro dos capilares (diapedese) com o objetivo de fagocitar as partículas que ficaram alojadas no ferimento. Paralelamente a estes fenômenos inicia-se a proliferação de capilares (angiogênese), aumentando o fluxo sanguíneo na região. Na porção mais superficial da pele há um intenso aumento das mitoses, que mais tarde vão preencher a zona lesada com células epiteliais. De que se trata o caso descrito? Os fenômenos citados ocorrem em média quanto tempo após a lesão?
Hemorragia de 1h a 2 dias
Necrose de 4 a 5 dias
Morte celular de 1hr a 2 hrs
Cicatrização de 24h à 7 dias 
Nenhuma das alternativas
Caso Clínico 7: É um tipo de degeneração onde se pode observar a perda de nitidez dos elementos nucleares, porém a estrutura celular se mantém preservada, o contorno da célula se mantém arquitetado durante alguns dias até o tecido ser digerido por leucócitos e substituído por tecido fibroso. Esse tipo de lesão é vista quando há uma isquemia e/ou hipóxia em qualquer tecido, exceto o tecido cerebral. De que se trata a microscopia abaixo?
Necrose Coagulativa
Necrose liquefativa
Necrose caseosa
Necrose gangrenosa
Necrose gordurosa
Caso Clínico 8: Dependendo do local da lesão, pode provocar desde paralisias, problemas de fala, visão e memória até a morte.É o resultado da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas, suas causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia. Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são: doença cardíaca, hipertensão arterial, diabetes, hiperlipidemia e tabagismo. De que se trata a imagem abaixo?
Alzheimer.
Parkinson. 
Esclerose Múltipla.
Epilepsia
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Caso Clínico 9: Mulher jovem chega ao hospital com fortes dores estomacais, náuseas e vômito enegrecido. Foram realizadas uma endoscopia e uma biópsia, onde, na segunda foi observada a imagem acima. Qual o provável diagnóstico e causa?
Úlcera gástrica por H. pylori.
Gastrite por nervosismo
Tumores gástricos por uso de medicamentos ácidos
Refluxo por sonambulismo
Nenhuma das alternativas
Caso Clínico 10: Homem, 61 anos, apresenta forte sensação de asfixia principalmente à noite (ao deitar), sibilos respiratórios e tosse. Sabe-se que este paciente apresenta hipertensão arterial sistêmica há 20 anos. De acordo com os sintomas e a imagem, qual o provável diagnóstico ?
Bronquite
Enfisema
Embolia pulmonar
Pneumonia
Edema pulmonar

Continue navegando