Buscar

ARTERIOSCLEROSE E ATEROSCLEROSE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ARTERIOSCLEROSE E ATEROSCLEROSE
Como o próprio nome indica é uma doença das artérias, em especial as coronarianas, que transportam sangue e oxigênio ao músculo cardíaco, ou as carótidas, que irrigam o cérebro.
A arteriosclerose é caracterizada pelo espessamento, endurecimento e perda de elasticidade da "parede" arterial, em função da proliferação celular excessiva, acumulação de gordura e calcificação. Envolve um processo difuso por meio do qual as fibras musculares e o revestimento endotelial das paredes de pequenas artérias e arteríola tornam-se espessados.
A aterosclerose envolve um processo diferente, afetando a camada íntima das artérias de grande e médio calibres. Essas alterações consistem em acúmulos de lipídios, cálcio, componentes sanguíneos, carboidratos e tecido fibroso sobre a camada intima da artéria. Esses acúmulos são referidos como ateromas ou placas.
Embora os processos patológicos da arteriosclerose e da aterosclerose sejam diferentes, um raramente acontece sem o outro, e, dessa maneira, os termos são frequentemente utilizados de modo intercambiável. Como a arteriosclerose é uma doença generalizada das artérias, quando ela está presente nos membros, a aterosclerose geralmente está presente em outros pontos no corpo.
Fisiopatologia
As artérias podem se comparadas a tubos que transportam o sangue purificado pelos pulmões, e, portanto rico em oxigênio, aos órgãos vitais (coração, cérebro, fígado e outros). As paredes desses tubos têm varias camadas: a íntima, separada do sangue pelo endotélio (o revestimento interno), a média, camada responsável pela contração e dilatação das artérias, e a adventícia, a mais distante do fluxo sanguíneo. O sangue flui dentro do espaço interno das artérias, o chamado lúmen.
A arteriosclerose ocorre principalmente na camada íntima das artérias e evolui com o espessamento dessa camada, até que se formam as chamadas placas arterioscleróticas, responsáveis pelo endurecimento e pela perda de elasticidade. Em uma fase mais avançada, essas placas formam uma estrutura que avança para dentro do lúmen, bloqueando em parte ou totalmente o fluxo sanguíneo.
Os resultados mais comuns da aterosclerose nas artérias englobam o estreitamento (estenose) da luz, obstrução por trombose, aneurismas, ulceração e ruptura. Seus resultados indiretos são a desnutrição e a fibrose subseqüente dos órgãos que são supridos com sangue pelas artérias escleróticas. Todas as células teciduais ativamente funcionantes exigem um suprimento abundante de nutrientes e oxigênio e são sensíveis a qualquer redução no aporte desses nutrientes. Quando essas reduções são graves e permanentes, essas células sofrem necrose isquêmica (morte das células devido ao fluxo sanguíneo deficiente) e são substituídas pelo tecido fibroso, o qual requer uma quantidade muito menor de nutrição.
A aterosclerose pode desenvolver-se em qualquer parte do corpo, mas existem locais que são mais vulneráveis, tipicamente as áreas de bifurcação ou ramificação. No membro inferior, esses locais compreendem a aorta abdominal distal, as artérias ilíacas comuns, o orifício das artérias femoral superficial e profunda, e a artéria femoral superficial no canal adutor. Os padrões distais ao joelho são menos diferenciados.
Embora existam muitas teorias sobre o desenvolvimento da aterosclerose, nenhuma delas isolada explica por completo a patogenia; entretanto, partes de varias teorias foram combinadas na teoria de reação- a -lesão. De acordo com essa teoria, a lesão da célula endotelial vascular resulta de forças hemodinâmicas prolongadas, como os estresses de cisalhamento e do fluxo turbulento, radiação, substâncias químicas ou hiperlipidemia crônica no sistema arterial. 
Existe diferença entre aterosclerose e arteriosclerose?
Sim. Ambas são doenças cardiovasculares, mas, na aterosclerose há um processo evolutivo onde ocorre mobilização de mediadores inflamatórios em resposta às lesões no endotélio vascular causadas por alguns fatores de risco (principalmente níveis séricos elevados de lipoproteína de baixa densidade - LDL), o que gera a placa aterosclerótica e estreitamento luminal.
A aterosclerose é uma doença multifatorial, onde dieta, exercícios físicos, abstenção de fumo e perda de peso ajudam na prevenção.
A arteriosclerose é uma doença não oclusiva da vasculatura, caracterizada pela dilatação difusa e hipertrofia das grandes artérias, o que leva a perda da elasticidade e redução de sua complacência. A sobrecarga de volume e anormalidades no metabolismo de minerais são os principais fatores de risco. As manifestações clínicas da arteriosclerose incluem hipertrofia ventricular esquerda, diminuição da perfusão coronária e aumento da pressão sanguínea sistólica.
Tratamento
O tratamento para aterosclerose consiste em retirar as placas de gordura que estão presas nas paredes das artérias e curar as lesões que ficam no local. Isso pode ser conseguido através de cirurgia, cateterismo, angioplastia e/ou tratamento medicamentoso associado a mudança no estilo de vida. 
Tratamento natural para aterosclerose
Um ótimo tratamento natural para aterosclerose é melhorar a alimentação como um todo, evitando ao máximo o consumo de alimentos ricos em gordura e realizando algum tipo de atividade física regularmente. Isto é importante porque irá diminuir o risco de aumento da gravidade das placas de ateroma que são estão formadas e os exercícios irão diminuir a quantidade de gordura no organismo.
Fisioterapia para aterosclerose
A fisioterapia pode ser indicada para o tratamento da aterosclerose pois através dos exercícios fisioterapêuticos haverá uma diminuição das placas de ateroma nos vasos sanguíneos do indivíduo, de forma gradativa, o que diminui o risco de doenças cardíacas.
Tratamento medicamentoso para aterosclerose
O tratamento medicamentos para aterosclerose deve ser instituído pelo cardiologista após avaliar o estado de saúde geral do indivíduo. Alguns exemplos de remédios para aterosclerose são: 
Inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) para baixar a pressão arterial e proteger coração e rins;
Aspirina para prevenir a formação de coágulos nas artérias;
Betabloqueadores para reduzir os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração
Bloqueadores de canais de cálcio que relaxam as artérias, baixam a pressão arterial e reduzem a tensão no coração
Diuréticos para baixar a pressão e tratar a insuficiência cardíaca
Nitratos para aliviar a dor no peito e melhorar o fluxo de sangue para o coração
Estatinas para reduzir o colesterol.
A aterosclerose é uma doença que atinge o sistema circulatório trazendo prejuízo, principalmente, para o coração. A precaução é o melhor remédio. Ter uma alimentação correta, praticar atividade física regularmente, não fumar, são as principais maneiras de se prevenir a formação da aterosclerose. Uma das consequências da aterosclerose pode ser o aneurisma da aorta, saiba mais em como saber se posso ter um aneurisma da aorta.
O início de formação dessas placas de gordura ocorre já na infância, em pacientes que apresentam predisposição genética e vai progredindo durante a vida. Qualquer pessoa pode desenvolver essa doença, porém os mais atingidos são indivíduos com predisposição genética, com história familiar, e que apresentem pressão alta, diabetes, obesidade, ou seja tabagista.

Outros materiais