Buscar

SIMULADO DE MÉTRICA --3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

o: 6,0 de 8,0
	Data: 08/10/2014 09:56:57 (Finalizada)
	�
	 1a Questão (Ref.: 201201558061)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma empresa possui 1400 empregados, 600 terceirizados, 40 estagiários e 20 trainees. Qual a PROPORÇÃO de TERCEIRIZADOS NA FORÇA DE TRABALHO?
	
	
	23,32%
	
	67,96%
	
	0,97%
	 
	29,1%
	
	50.43%
	 Gabarito Comentado.�
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201201558677)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em determinado mês a empresa Gama realizou 6 admissões e 8 demissões. Considerando-se um universo de 100 empregados é possível afirmar que o turnover do mês foi de:
	
	 
	Aproximadamente 7%;
	
	Aproximadamente 5%;
	
	Aproximadamente 8,8 pontos percentuais;
	 
	Não houve turnover, tendo em vista a proximidade entre admissões e demissões;
	
	Aproximadamente 10% ou, no acumulado, 80%;
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201201553546)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Que tipo de Indicador é aquele em que são associados ao processo, ao meio, ao consumo de recursos para obtenção de certos resultados, onde um exemplo seria 100% de aproveitamento de um processo de recrutamento e seleção são adequados ao trabalho que executarão.
	
	
	Qualitativos
	 
	Eficiência
	
	Quantitativos
	
	Eficácia
	
	Nenhuma das acima mencionadas
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201201553543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A área de Recursos Humanos, como as demais áreas do contexto empresarial, necessita de ________________________________ cada vez mais amplas. Em nosso dia-a-dia isso não é diferente. Precisamos saber quanto recebemos de salário, quanto estamos gastando em nosso orçamento familiar, quanto tempo levamos até o trabalho, qual a nossa taxa de glicose, pressão etc. A palavra que se encaixa no espaço é:
	
	
	Estratégias
	
	Diretrizes
	 
	Métricas
	
	Agendas
	
	Planejamento
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201201553536)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a letra que se adequa totalmente a palavra Benchmarking.
	
	
	Todas estão corretas
	
	É uma investigação que fornece respostas simples e ¿receitas¿, um processo contínuo.
	
	É um evento isolado e um processo de aprendizado com outros;
	 
	É uma ferramenta viável a qualquer organização e aplicável a qualquer processo;
	
	É um trabalho intensivo, consumidor de tempo que requer disciplina, é rápido e fácil;
	
	
	�
	 6a Questão (Ref.: 201201559550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os indices de Turnover de 5 departamentos de uma empresa mostrou os seguintes resultados: depto A = 20%; depto B = 30%; depto C = 24%; depto D= 22%; depto E = 28%, depto F = 26%. Sendo desejado reduzir o o número dos processos admissionais e demissionais da empresa, que depto apresentou o melhor resultado?
	
	 
	depto A
	
	depto F
	
	depto E
	
	depto C
	
	depto B
	
	
	�
	 7a Questão (Ref.: 201201553599)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	16) Correlacione com relação aos tipos de indicadores e suas características: a) Simples b) Composto c) De eficácia d) De eficiência e) Qualitativo f) Quantitativo ( ) Usados quando estamos interessados em conhecer a opinião de pessoas, seus valores e suas reações (aspectos pessoais). ( ) São aqueles associados ao fim, ao objetivo, ao propósito de determinada ação. Estão associados à ideia de fazer certo, a coisa certa. ( ) Usados quando necessitamos de dados numéricos sobre qualquer coisa sobre a qual queremos manter controle ( ) São os que resultam da combinação de diversos indicadores. Representa de forma sintética um conjunto de aspectos da realidade. ( ) Eles são normalmente auto-explicativos, pois descrevem imediatamente um determinado aspecto da realidade. ( ) São os indicadores associados ao processo, ao meio, ao consumo de recursos para obtenção de certos resultados Marque a sequencia correta que corresponde as características dos indicadores:
	
	
	e-c-b-c-f-a
	 
	d-c-a-f-d-b
	
	c-a-b-d-e-f
	 
	e-c-f-b-a-d
	
	d-a-b-f-c-e
	
	
	�
	 8a Questão (Ref.: 201201577934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indicadores são essenciais na avaliação do passado, no entendimento do presente e na projeção do futuro. Gestores de RH, dentro desse contexto, estão - permanentemente - observando o comportamento histórico de determinado indicador, avaliando sua situação no presente e projetando metas para os próximos meses ou anos. Qual das opções a seguir melhor reflete a essência desta questão?
	
	
	O supervisor de Pessoal da GAMA Engenharia & Logística de Materiais, projeta em 30,0% o crescimento da folha de pagamento nos próximos 3 anos. Tal projeção se faz necessária em função de contratos que estão sendo negociados com prefeituras. A área Comercial acredita que tal projeção está superavaliada, razão pela qual solicita uma revisão nos números.
	 
	O diretor de RH da empresa BETA está analisando o turnover dos últimos 5 anos, comparativamente ao turnover calculado para o mês em curso (mês atual). Percebeu que há um declínio médio de 5,0% a cada ano. Para o próximo ano a BETA está projetando uma redução ainda maior, o que irá permitir que a referida Organização alcance um patamar de 3,8%, o que é considerado um bom percentual para o setor.
	
	Para tornar-se uma empresa sustentável, como deseja a diretoria, diversas ações estão sendo tomadas pela diretoria de Recursos Humanos. Uma delas, prevista para o próximo ano, envolverá a criação de um sistema de indicadores de gestão. Tal sistema terá métricas envolvendo custo, tempo, qualidade, quantidade e satisfação dos empregados. A diretoria estará recebendo um relatório a cada dia 05.
	
	O gerente de RH da empresa ALFA irá apresentar um relatório sobre o absenteísmo dos últimos 36 meses. Observa-se um crescimento do referido indicador em todos os setores da Organização, principalmente os que estão vinculados à atividade de engenharia e de produção. Na média, as referidas áreas atingiram 35%, o que está sendo considerado excessivamente elevado para a continuidade da atividade empresarial.
	
	O dono da metalúrgica FAMA está muito preocupado com o nível de absenteísmo deste mês, o que vem criando problemas para a entrega de encomendas. A área de RH, por sua solicitação, irá desenvolver uma pesquisa de clima Organizacional, com urgência. Tal ferramenta de gestão poderá auxiliar na compreensão do nível de satisfação dos empregados e, quam sabe, nos motivos que vêm gerando o absenteísmo.
	
	
	�
	 9a Questão (Ref.: 201201553568)
	
	Explique como o Benchmarking é utilizado para fazer referência às melhores práticas de mercado em um determinado assunto (exemplifique):
	
	
Sua Resposta: : Uma escola, por exemplo, é benchmarking quando se torna uma referência em ensino. Já uma empresa se torna benchmarking quando suas práticas são as melhores do mercado.
	
Compare com a sua resposta: Uma escola, por exemplo, é benchmarking quando se torna uma referência em ensino. Já uma empresa se torna benchmarking quando suas práticas são as melhores do mercado.
	
	
	�
	 10a Questão (Ref.: 201201553622)
	
	Por que podemos dizer que METRICAS é hoje um dos principais desafios da área de RH atualmente?
	
	
Sua Resposta: O RH já entendeu que é parte integral do negócio, e não apenas um departamento que trabalha isolado em algum canto da empresa. Por isso hoje tem de enfrentar vários desafios. Um deles é aprender a agir como parte do negócio, uma área que saiba descrever seus serviços e que tenha ferramentas para medir quais são os custos, os prazos e a satisfação do cliente interno.
	
Compare com a sua resposta: O RH já entendeu que é parte integral do negócio, e não apenas um departamento que trabalha isolado em algum canto da empresa. Por isso hoje tem de enfrentar vários desafios. Um deles é aprender a agir comoparte do negócio, uma área que saiba descrever seus serviços e que tenha ferramentas para medir quais são os custos, os prazos e a satisfação do cliente interno.

Outros materiais