Buscar

Av. de metodologia científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201703462518)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia, atentamente, as citações destacadas no quadro abaixo e, em seguida, analise as alternativas e marque a única que considerar correta: ¿A investigação científica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originários quer das crenças do senso comum, das religiões ou da mitologia, quer das teorias filosóficas ou científicas, são insuficientes e impotentes para explicar os problemas e as dúvidas que surgem.¿ ¿Iniciar uma investigação científica é reconhecer a crise de um conhecimento já existente e tentar modificá-lo, ampliá-lo ou substituí-lo, criando um novo que responda à pergunta existente.¿ (LAKATOS e MARCONI, 1991, p.30).
		
	
	As duas citações são verdadeiras, embora a primeira não afirme que os conhecimentos científicos são insuficientes e impotentes para explicar os problemas existentes no mundo, enquanto que a segunda assegura, justamente, o contrário.
	
	As duas asserções são verdadeiras, sendo que a primeira é a explicação do que nega a segunda;
	
	A primeira citação é incorreta, já que nenhuma investigação científica questiona os conhecimentos já existentes; por outro lado a segunda citação é correta, já que um novo conhecimento só pode surgir a partir da crise de um conhecimento antigo.
	
	As duas citações são verdadeiras, sendo que ambas afirmam que, embora a investigação científica só tenha início quando os conhecimentos existentes são suficientes para explicar as dúvidas e problemas do mundo, sua finalidade é única, a de modificar, ampliar e ou substituir o conhecimento antigo por um novo.
	 
	As duas citações são verdadeiras, sendo que a segunda é complementar à primeira;
	
	
	2a Questão (Ref.:201703235882)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a resposta CORRETA e que contém as "características próprias" do conhecimento científico,
		
	
	Racionalidade, autonomia, revisibilidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	Revisibilidade, finalidade teórica, funções, crenças e verdades e objetividade.
	
	Positividade, finalidade, racionalidade, crenças e verdades e profundidade.
	
	Finalidade, revisibilidade, generalidade, autonomia e objetividade.
	 
	Racionalidade, revisibilidade , autonomia, positividade e objetividade.
	
	
	3a Questão (Ref.:201703530890)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O método científico tem como premissa:
		
	
	A Invenção.
	 
	A racionalidade.
	
	O empirismo.
	
	O misticismo.
	
	As fantasias.
	
	
	4a Questão (Ref.:201703535763)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das características do conhecimento científico é a racionalização do mesmo. Isso significa:
		
	
	abandona-se a improvisação, além da sistematização e coordenação voluntária e metódica do raciocínio, observação, conclusão e aplicações aferidas diante dos fatos.
	
	utiliza-se a improvisação, desconsiderando a sistematização e coordenação voluntária e metódica do raciocínio, observação, conclusão e aplicações aferidas diante dos fatos.
	
	abandona-se a sistematização e coordenação voluntária e metódica do raciocínio, observação, conclusão e aplicações aferidas diante dos fatos.
	
	Nenhuma das alternativas acima;
	 
	abandona-se a improvisação, que cede lugar à sistematização e coordenação voluntária e metódica do raciocínio, observação, conclusão e aplicações aferidas diante dos fatos.
	
	5a Questão (Ref.:201702831149)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os maiores telescópios do mundo estão no Chile.Precisamente no Deserto de Atacama.Segundo a NASA(Agência Espacial Americana),esse lugar é o melhor ponto do planeta para se observar o céu e o que acontece no espaço celeste.Podemos afirmar que a única alternativa correta,segundo o tipo de pesquisa realizada pelos astrônomos que lá trabalham,é:
		
	 
	Exploratória
	
	Aleatória
	
	Geográfica
	
	Descritiva
	
	Demográfica
	
	
	6a Questão (Ref.:201702651755)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em que fase da pesquisa são interpretadas as informações coletadas para discernir padrões de respostas, tendências e associações?
		
	
	Trabalho de campo.
	
	Conclusão.
	 
	Análise dos dados.
	
	Introdução.
	
	Coleta de dados.
	
	7a Questão (Ref.:201703120768)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Muita gente fala em prazer da leitura, mas às vezes essa noção fica um pouco confusa. Claro, existe um elemento divertido, de entretenimento, em acompanhar uma história engraçada, emocionante ou cheia de peripécias. É uma das alegrias que um livro pode proporcionar ― mas essa é apenas a satisfação mais simples, evidente e superficial. Há muito mais do que isso. Muito mesmo, como sabe qualquer leitor. (MACHADO, 2002, p. 16-24) Texto extraído da obra Como e porque ler os clássicos universais desde cedo, em que Ana Maria Machado apresenta a importância da Leitura. Conclui-se que:
		
	
	ler é sinônimo de boas notas na faculdade
	
	todos os universitários deveriam ler 10 livros por ano
	
	bons leitores também são bons oradores e bons profissionais
	
	os livros na biblioteca deveriam ser bilíngues
	 
	Como já dizia Carlos Drummond de Andrade, conforme apresentado na aula 4, ¿a leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede¿.
	
	
	8a Questão (Ref.:201703118744)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Na aula 4 destaca-se a importância da leitura. Tecnicamente é importante identificar os elementos de um livro para que a referência seja feita de forma correta. Nessa obra: Narrativas da cidade: perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea, pergunta-se: qual o subtítulo do livro?
		
	
	Perspectivas multidisciplinares
	
	Urbe contemporânea
	
	Não há subtítulo
	
	Narrativas da cidade: Perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea
	 
	Perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea
	
	
	9a Questão (Ref.:201703552416)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os trabalhos acadêmicos fazem parte da formação técnica e/ou científica e, por meio deles é possível conduzir o aluno a uma postura crítica, reflexiva e competente, possibilitando o compromisso com a futura profissão, a sociedade e o avanço da ciência. Dentre os trabalhos mais solicitados, o artigo científico se destaca como um texto integral e completo, que pode ser utilizado em todas as áreas de conhecimento. Supondo a necessidade de elaborar um artigo, de quais procedimentos você se utilizaria para conseguir o pleno êxito na confecção desse tipo de trabalho?
		
	
	Da demonstração do domínio do assunto, julgando criticamente o texto, analisando originalidade, coerência dos conteúdos, lógica de raciocínio, e se o autor conseguiu atingir os objetivos pretendidos.
	
	Da apresentação do trabalho sob a forma de um texto expandido com as respostas à problemática investigada, conforme a aquisição do conhecimento.
	
	Da elaboração do texto, considerando a vantagem da sua realização em sala de aula e o domínio das técnicas de exposição de trabalhos acadêmicos.
	
	Da explanação geral sobre o que é ciência, abordando os componentes, os aspectos lógicos e a sua classificação, bem como os ramos de estudo.
	 
	Do levantamento bibliográfico do tema, considerando os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, visando o acesso ao que já se escreveu e publicou sobre o conteúdo abordado.
	
	
	10a Questão (Ref.:201702790943)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para se iniciar a construção de um trabalho científico é necessário cumprir previamente duas etapas para traçar um caminho mais eficiente na sua elaboração. Escolha nas alternativas abaixo aquela que está vinculada a esta afirmativa:
		
	
	Planejamento e relatório da pesquisa
	
	Planejamento e divulgação da pesquisa
	
	Planejamento e comunicação científica sobre o tema
	
	Planejamento e monografiaPlanejamento e pesquisa sobre o tema

Outros materiais